Numerologia é pecado? O que a Igreja Católica ensina sobre isso

Numerologia é pecado? O que a Igreja Católica ensina sobre isso

Nos últimos anos, tem sido comum encontrar pessoas que trocam letras do nome em busca de sorte ou sucesso – ou que consultam números para definir datas e escolhas pessoais. Isso reflete a crença de que os números e as letras associadas a eles têm força para influenciar o destino. Para o conhecimento cristão, será que isso faz algum sentido?

Primeiramente, vamos à explicação sobre numerologia: trata-se de uma prática esotérica que tenta atribuir significados ocultos a números e letras e interpretá-los como chaves para o destino, personalidade ou eventos futuros. Pode envolver cálculos a partir do nome ou da data de nascimento para revelar traços pessoais ou prever acontecimentos. É frequentemente usada como forma de adivinhação.

 

A Igreja é contra a numerologia?

Sim. A numerologia é considerada incompatível com a fé católica. O Catecismo da Igreja Católica afirma claramente:

“Todas as formas de adivinhação devem ser rejeitadas: […] a interpretação de presságios e sortes […] contradizem a honra e o respeito, misto de temor amoroso, que devemos somente a Deus.” (CIC, n. 2116)

Ainda segundo o Catecismo (n. 2115):

“O cristão deve entregar-se com confiança nas mãos da Providência divina quanto a tudo o que diz respeito ao futuro e abandonar toda curiosidade doentia a esse respeito.”

De acordo com o livro Católico pode ou não pode? Por quê?, de padre Alberto Gambarini (Edições Loyola, 2005), a prática da adivinhação é condenada desde os primeiros séculos do cristianismo. Os Concílios de Vanes (461), Adge (506) e Orleans (511) chegaram a excomungar os que a praticavam.

 

Numerologia x simbolismo bíblico

É importante diferenciar numerologia do simbolismo dos números na Bíblia. Muitos números possuem significado simbólico, usado para transmitir ideias espirituais. Por exemplo:

Esses números são revelados pela própria Escritura. Não são “códigos secretos” nem devem ser usados para manipular decisões ou prever o futuro. Como alerta São Pedro: “Os ignorantes e instáveis deturpam […] as Escrituras, para a própria destruição deles.” (2Pd 3,16)

No Antigo Testamento, Deus proíbe a consulta a adivinhos: “Consultai, acaso, os mortos em favor dos vivos?” (Isaías 8,19)

A numerologia, mesmo disfarçada de “autoajuda” ou “autoconhecimento”, é uma prática adivinhatória e supersticiosa. Confere poderes ocultos a números e letras, o que contradiz a confiança plena na Providência Divina. O católico não deve se guiar por códigos ou técnicas, mas sim pela oração, discernimento e direção espiritual.

 

Leia também

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Ana Paula
    Boa tarde. Eu o conteúdo das perguntas fumar .tatuar.bebida dançar fazer baler e cirurgias plásticas roupa comidas etc... pecado é horrível isso é ( traição. Fornicacao. invenja drentro de casa ambição ciúmes da droga bebida ganância a bíblia tem levitos respeitar os pai filho genrro .tio. cunhando drento de casa .as mulheres mãe .filha .tia. cunhada nora dentro casa fora de casa .para nós nao pecar. Jesus tirar o pecando de nos. .uma palavras de pecado LIBERTINAGEM .NAO FAZER ISSO NAO LIBERTINAGEM. ELE PECADO HORRÍVEL LIBERTINO ELE UZAR LIBERTINAGEM PRA NOS PECAR .AS.PESSOAS NÃO INOCENTE ISSO UZAR ASTÚCIA DENTRO DELE. facam coisas de um Jesus Cristo ensina Frutos Espirito isso e bom a viver em paz Ate amanhã.
  • LUCINEIDE TELES DE ALMEIDA
    Ótimo explicação nunca fui atrás de coisas faladas aí por que aprendi que Deus e tudo em nossas vidas e sempre saber entregar e esperar muitas coisas Deus está nos protegendo etc.
  • Nadia Bobato
    Foi clara a explicação . Gostaria de saber sobre a Cabala Judaica . Obrigada .
  • Antonia Ribeiro de Aquino
    Muito bom
  • Ana
    Boa tarde. ( 1- Pedro aposto negou 3 vezes . jesus Cristo avisou ele.mas ele Pedro muita tristeza na alma por quee ele sabia que Jesus Cristo é filho de Deus. Daí a aflição que passou.) ( 2 as pessoas que falham muitíssimo perdoa sempre e Deus ele pedoa. Outra blibia sagrada povo pecou gravemente cutia os ídolos povo foi o cativeiro rei Babilônia.Daniel profeta,ourou de muito Deus perdoou povo foi de volta em sua casa o povo de jesusalem. O nosso Deus e que conversão pra ele )( 3 -tribo 12 aposto 12 Jesus Cristo veio pra unir pai filho Espírito santo dentro de mim. Fomos filhos de Deus tenha promessa herança de Deus concedeu para nós . orgulho de ser filha de Deus .atraves de Jesus Cristo . )(Deus Jesus eu) daí povo só . (Deutemomio 8.3) Isso para transformar o homem : gostei muito.
  • Paulo Roberto Pacheco
    Parabéns pelo texto, ele traz luz ao tema da superstição que afasta o ser humano do Amor de Deus e da consciência que somente a Ele devemos nos entregar por inteiro. 🙌 Diácono Paulo
  • Francisca Camila Alencar Ferreira
    Durante uma época da minha vida, eu conheci o ocultismo: signos, numerologia, simpatias etc. Na minha época de adolescente havia um sujeito chamado João Bidu, que era um famoso astrológico e radialista, cujas revistas faziam enorme sucesso na época. Minha família, que não era católica verdadeiramente, me presenteava, depois que virei professora, passei a comprá-las. Eram interessantes para mim, pois buscava um sentido para a vida; sentido esse que só encontrei quando voltei pra casa, em 2020. Busco uma vida de oração, Lectio Divina, Missas e sacramentos. Desde então, não entra mais nada disso na minha casa, e eu hoje eu sei que a vida da gente está nas mãos de Deus. Obrigada padre Reginaldo!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.