Julho é o mês da Madrinha da Associação Evangelizar É Preciso. Neste ano especial, a súplica do mês expressa o desejo de estar sob Seu cuidado: “Sede nossa proteção, Flor do Carmelo”. O pedido é sobre a confiança de gerações inteiras na intercessão daquela que é a Mãe de Jesus, Mãe da Igreja e também de cada fiel.
Como já contou Padre Reginaldo Manzotti no artigo Nossa Senhora, Flor do Carmelo, a espiritualidade carmelita tem origem no Antigo Testamento, quando o profeta Elias sobe ao Monte Carmelo e, após intensa oração, vê surgir no horizonte uma pequena nuvem (cf. 1Rs 18,41-46). Para os santos padres da Igreja, essa nuvem representa Maria, portadora da graça que fecunda a terra sedenta. Daquela nuvem viria a chuva e com Maria viria o Salvador.
É por isso que a tradição carmelita chama Maria de “Flor do Carmelo”, expressão de beleza, esperança e promessa de salvação. Ela é o sinal de Deus para os que creem.
A devoção a Nossa Senhora do Carmo cresce no século XII, quando eremitas que viviam no Monte Carmelo, em Israel, dedicaram-se à oração, contemplação e consagração à Virgem. Após perseguições, a comunidade migrou para a Europa e encontrou em São Simão Stock um novo impulso. Em resposta ao seu clamor por proteção, a Virgem Maria lhe apareceu e entregou o escapulário como sinal visível de cuidado materno.
O escapulário é como um “cheirinho de mãe”, expressão usada carinhosamente por devotos para falar de segurança e amparo. Como disse Padre Reginaldo Manzotti, é “um pedaço do manto de Maria” e também “um avental para servir”. Maria protege e ainda ensina a amar e servir como Jesus.
Na Igreja, Maria tem um lugar de destaque como Mãe e intercessora. Ela esteve com Jesus em todos os momentos, desde o ventre até a cruz. E é assim que continua com os cristãos: silenciosa, firme, amorosa, vigilante.
Ser protegido por Nossa Senhora do Carmo é reconhecer que, mesmo nos momentos de dor, dúvida ou fragilidade, temos uma Mãe que vela por nós. Ela acolhe, consola, fortalece e leva ao Filho.
A Rede Evangelizar preparou uma programação especial para o dia 16 de julho, que celebra a Madrinha da Obra:
Quarta-feira, 16 de julho
7h: Terço Mariano com Pe. Reginaldo Manzotti
8h: Manhã de Oração com Imposição do Escapulário
Local: Praça Rui Barbosa – Centro, Curitiba (PR)
12h00: Santa Missa em Honra a Nossa Senhora do Carmo com Pe. Reginaldo Manzotti
Local: Santuário N. Sra. de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas – Centro, Curitiba (PR)
13h: Bênção dos Escapulários
15h: Santa Missa com Pe. Marcondes M. Barbosa
Local: Santuário Nossa Senhora do Carmo – Curitiba (PR)
20h30: Documentário sobre Nossa Senhora do Carmo
Transmissão pela TV Evangelizar e no canal do YouTube @TVEvangelizarOficial
A devoção a Nossa Senhora do Carmo é um dos pilares espirituais da Associação Evangelizar É Preciso. Em 2024, essa devoção ganhou um tempo especial com a proclamação do Ano de Nossa Senhora do Carmo, preparação para os 20 anos da Obra a celebrados em 2025.
Durante este período, a comunicação da Rede Evangelizar tem feito súplicas mensais, Santas Missas votivas no dia 16 de cada mês e uma série de ações espirituais, formativas e devocionais, que envolvem a espiritualidade carmelita, marcada pela oração, contemplação e total confiança na intercessão da Mãe de Deus.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.