Foto: divulgação @obafog
							Começou nesta segunda-feira (3), no município fluminense de Barra do Piraí, a Jornada de Foguetes, que reúne os vencedores da Olimpíada Brasileira de Foguetes (Obafog) realizada este ano, com participação de mais de 300 mil estudantes de todo o país. Para celebrar, 6.188 medalhas foram distribuídas, 60,2% destinadas a alunos da rede pública de ensino.
A Jornada é a etapa final da Obafog, voltada aos estudantes que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Até dezembro, o evento reunirá 5.220 alunos de diferentes estados do Brasil, em atividades práticas de lançamentos, oficinas científicas e acompanhamento de especialistas.
O evento acontece no Hotel Fazenda Ribeirão, escolhido por oferecer “uma ampla área para lançamento de foguetes, com total segurança”.
Nesta primeira fase, que vai de 3 a 6 de novembro, participam alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Os estudantes do ensino médio, por sua vez, já estiveram em nove turmas entre agosto e outubro e retornarão em dezembro para nova fase de lançamentos.
Além de apresentarem os foguetes construídos em suas escolas, os participantes aprendem a desenvolver dois novos tipos de foguetes durante o evento.
De acordo com a organização do evento, os modelos variam conforme o nível escolar:
Os professores também participam das oficinas. Eles aprendem a construir foguetes com água e ar comprimido equipados com paraquedas e placa eletrônica, capazes de detectar o apogeu, que é a altura máxima do voo, e liberar o paraquedas no momento correto.
“Os alunos saem daqui com conhecimento expandido dessa área, além de assistir a palestras com pessoas de conhecimento espacial, que são astrônomos e especialistas convidados”, afirmou o astrônomo João Canalle, coordenador da Obafog e da OBA.
Além da etapa que começou em 3 de novembro, o evento continuará nas seguintes datas:
A programação inclui oficinas de astronáutica, astronomia, ciências afins e observação das constelações. Em cada fase, os alunos com melhor desempenho recebem troféus e menção honrosa.
A Jornada de Foguetes 2025 terá média de 290 alunos por etapa.
Acesse oba.org.br
________________________________________________________________________________________________________________________
Fonte: Agência Brasil
O que a Igreja pensa sobre ciência e tecnologia?
Ciência e quadrinhos: conheça a iniciativa de ciência cidadã “Guardiões dos Polinizadores”
União Astronômica Internacional reconhece importância de Georges Lemaître, o “Padre do Big Bag”
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
					Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.