O que são hagiografias e por que a Igreja as preserva?

O que são hagiografias e por que a Igreja as preserva?

Hagiografias são textos (ou conjuntos de textos) que narram a vida e, sobretudo, as virtudes cristãs de santos e santas, normalmente para edificação espiritual: mostrar como a graça de Deus agiu numa pessoa concreta e oferecer um exemplo a ser seguido. Incluem biografias de santos, relatos de martírio, coleções de “vidas” e tradições ligadas ao culto e à memória litúrgica.

O termo hagiografia vem do grego hágios (santo) e graphé (escrita) e designa os escritos que narram a vida, as virtudes, o martírio e a espiritualidade dos santos e beatos da Igreja. Esses textos começaram a se consolidar sobretudo a partir dos relatos dos mártires, lidos nas comunidades cristãs para fortalecer a fé em tempos de perseguição.

Na Igreja, essas narrativas  podem entrar no trabalho sério de investigação histórica quando alguém é proposto para beatificação ou canonização. Tanto que, na estrutura do organismo romano encarregado das causas dos santos, existe (historicamente) um “Ofício Histórico-Hagiográfico”.

Tipo de escrita com rigor

É importante entender que “hagiografia” pode nomear também um gênero: um tipo de escrita que busca iluminar o sentido espiritual da vida do santo, e não apenas registrar fatos como uma reportagem moderna ou uma biografia. Por isso, quando a Igreja precisa avaliar uma causa, exige método e rigor, recorrendo à crítica histórica. São João Paulo II determinou que os dossiês (“Positiones”) sejam preparados “segundo as regras da hagiografia crítica”.

O objetivo final, porém, é sempre ajudar o povo de Deus a caminhar para Cristo. Ao celebrar a memória dos santos no ano litúrgico, a Igreja “glorifica Cristo” naqueles em quem a salvação frutificou e encontra no exemplo deles um estímulo na peregrinação para o Pai.

Hagiografias são “histórias de santidade” que existem para fortalecer a fé, inspirar conversão e, quando necessário, sustentar com critérios a verificação e o reconhecimento público de uma vida verdadeiramente santa pela Igreja.

Como está no Catecismo, “os santos sempre foram fonte e origem de renovação nas circunstâncias mais difíceis da história da Igreja” (CIC, n. 828). As hagiografias ajudam então os fiéis a compreender como o chamado à santidade pode ser vivido em contextos históricos, culturais e sociais muito diversos.

Histórias dos santos

A Rede Evangelizar produz diversos conteúdos sobre os santos da Igreja para que todos possam conhecê-los melhor. São filmes, documentários, programas especiais, matérias e diversos outros formatos que evangelizam pessoas de todos os lugares. Acompanhe a programação!

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.