Projeto da Universidade Federal do Paraná (UFPR) criado para conectar ciência e sociedade. Desde 2018, a AE se dedica à prática da divulgação científica a partir dos meios de comunicação em diferentes formatos e linguagens, em um processo não apenas de produção de conteúdos, mas de incentivo a uma percepção crítica da teoria e prática de comunicar ciência. O objetivo é aproximar a sociedade do universo científico, revelando as conexões do cotidiano e de nossas vidas com a ciência.
Conheça a Agência Escola UFPR: agenciaescola.ufpr.br
A doação de sangue é um ato de caridade que pode salvar até quatro vidas. Isto porque ele é formado por quatro hemocomponentes que podem beneficiar diferentes pessoas.
Navegando nas redes sociais nas últimas semanas, você provavelmente deve ter visto um vídeo impressionante que mostra um jovem em um caiaque sendo engolido por uma baleia jubarte e logo depois cuspido de volta. Apesar do susto, o venezuelano Adrian Simancas, de 24 anos, não sofreu maiores ferimentos e saiu inteiro da situação para poder contar a história.
Uma pesquisa realizada em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) vai possibilitar que fenômenos climáticos extremos sejam previstos com mais antecedência.
Um pinguim falante contou sua história a alunos de colégios estaduais da Cidade Industrial de Curitiba (PR) na pré-estreia especial de documentário produzido pela Agência Escola UFPR.
Iniciativas para suprir a falta de dados e informações científicas são fundamentais para entender os impactos dos cigarros eletrônicos na saúde.
Para diminuir essa desigualdade, o Projeto de Extensão ID60+ da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vem, há 8 anos, promovendo ações de inclusão digital para pessoas idosas. O projeto é desenvolvido pelo Departamento de Terapia Ocupacional da UFPR e tem o objetivo de instrumentalizar pessoas com 60 anos ou mais, quanto à aquisição de habilidades e utilização independente de dispositivos tecnológicos e tecnologias da informação e comunicação (TICs).
Já parou para pensar como o seu estado mental pode influenciar sua saúde física? Aquele nó na garganta durante uma discussão ou a sensação de cansaço extremo após um dia estressante são sinais claros da íntima conexão entre mente e corpo.
Internautas ficaram alarmados com um vídeo produzido pelo Departamento de Trânsito de Goiás que relacionava o consumo de pão ao teste do bafômetro.
Chorar faz bem, as lágrimas limpam e protegem os olhos. Para os bebês, choro é comunicação. Para adultos, chorar ajuda no equilíbrio emocional e psicológico.
Brasil tem quantidade de doadores conforme recomenda a OMS. Mas é importante aumentar esse número para evitar o desabastecimento dos bancos.
Distúrbio olfatório pode star relacionado com a doença, o que pode ajudar no diagnóstico precoce e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Diabetes, hipertensão e anemia falciforme acometem mais a população afrodescendente do país devido a marcadores genéticos, aponta pesquisa da UFPR.
Remédios populares para aliviar a congestão nasal devem ser usados por, no máximo, cinco dias, alerta médico e professor da UFPR.
“Memória Vila Zumbi” vai levar, além da comunidade, estudantes e professores ao cinema nesta quarta-feira (8)
Dados iniciais mostram que pode haver uma relação direta entre alterações encontradas nos olhos e pacientes com o transtorno mental.
Médica veterinária indica os protocolos oficiais de proteção e possíveis consequências da doença no país, que é o maior exportador de carne de frango do mundo.
Pesquisadores explicam como as doenças se transformam e se espalham pelo mundo entre mutações de vírus e condições sanitárias
André Bellin Mariano, doutor em Bioquímica e pesquisador da UFPR, falou sobre a importância da educação ambiental e como podemos usar o lixo ao nosso favor
Na edição do Pergunte aos Cientistas, da Agência Escola da UFPR, quem escolhe o tema é você; envie sua dúvida até hoje
A doença que assustou o mundo não avançou na mesma velocidade da Covid, mas trouxe muitas dúvidas e medos para a população
A Agência Escola da UFPR vai perguntar aos cientistas e você pode enviar suas perguntas até a próxima quinta-feira.
A Agência Escola da UFPR conversou com especialistas para entender mais sobre a saúde mental. Vem aprender com a gente!
A constante frequência dessas tragédias têm levantado muitas dúvidas e gerado preocupações à sociedade. Onde podemos encontrar respostas?
Rosibeth Del Carmen Munoz Palm explica sobre os cuidados paliativos e conta sobre suas experiências na perspectiva da Terapia Ocupacional
As dúvidas da população serão esclarecidas por pesquisadores de diferentes áreas e especialidades da UFPR
Estudos trazem reflexões críticas a partir da revisão de leis e comparação com as normas adotadas na Argentina
Kelly Prudencio explica como trabalham os cientistas e esclarece o descrédito da ciência em meio às fake news e à desinformação
Laboratório de Neurofisiologia estuda alterações emocionais, oculares, olfativas, de memória e sono
Produzido com insumos nacionais, o imunizante apresenta baixo custo e pode entrar em testes clínicos no ano que vem
A tecnologia pode ser usada para o desenvolvimento de vacinas contra outras doenças. Veja a entrevista exclusiva!
Novas linhagens do vírus: como surgem, quais seus efeitos para o organismo, como impactam na vacinação.
Elaborado a partir da kombucha, o projeto foi o único da América Latina a receber o “Oscar do Design” em 2021
O surgimento de novas variantes do causador da Covid-19 desperta a atenção de cientistas para o alto grau de mutação do vírus.
Como o novo coronavírus entra nas células, como ele afeta o sistema imunológico e os sistemas orgânicos, como o respiratório
O que sabe até o momento sobre essa forma de proteção? A série Pergunte aos Cientistas responde essa e outras perguntas.
Pesquisadores explicam assuntos variados relacionados à vacinação a partir de perguntas enviadas pela população de diferentes estados brasileiros
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.