Você conhece o primeiro mandamento na prática: “Amar a Deus sobre todas as coisas”? E quem nos ensina como fazer isso é o próprio Jesus. “A minha comida, disse Jesus, é fazer a vontade d’Aquele que me enviou” … (João 4,34).
Sendo assim, a maior prova de amor que podemos dar é fazer a Sua vontade. Mas como? Simples: amando Jesus e seguindo Seu Evangelho, pois quem O ama guarda Suas palavras (Cf. João 14,24). Podemos amar a Deus e cumprir com as palavras de Jesus nas pequenas coisas do dia a dia, como quando somos pacientes com aquelas pessoas mais difíceis para nós, quando perdoamos aqueles que nos ofenderam, quando fazemos a caridade com os mais necessitados, por exemplo.
Já o contrário do primeiro mandamento é o “amor de si mesmo até o desprezo de Deus” (Santo Agostinho-Civita Dei 14,21). Isso acontece quando colocamos o desejo pelo poder, pelo prazer e pelas posses acima do amor.
Por exemplo: quando usamos nosso cargo ou status para humilhar alguém, quando não nos importamos com o sentimento das pessoas, quando não somos solidários com a dor do próximo e não estendemos a mão, mesmo podendo ajudar.
Por fim, amar a Deus e seguir Jesus pode se resumir também com o seguinte versículo: O mandamento que Cristo nos deu é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão (1João 4,21).
Os Mandamentos da Lei de Deus, ou Decálogo, são as dez frases que o próprio Deus escreveu em tábuas de pedra, conforme o relato do livro do Êxodo (Capítulo 20) e do livro do Deuteronômio (capítulo 5). Essas tábuas ficaram conhecidas como Tábuas da Aliança, pois elas revelam o caminho que Deus propõe para que o homem se liberte da escravidão do pecado e O ame.
1º Mandamento
Amar a Deus sobre todas as coisas
2º Mandamento
Não tomar seu santo nome em vão
3º Mandamento
Guardar domingos e festas de guarda
4º Mandamento
Honrar pai e mãe
5º Mandamento
Não matar
6º Mandamento
Não pecar contra a castidade
7º Mandamento
Não furtar
8º Mandamento
Não levantar falso testemunho
9º Mandamento
Não desejar a mulher do próximo
10º Mandamento
Não cobiçar as coisas alheias
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.