10 curiosidades sobre o Papamóvel

10 curiosidades sobre o Papamóvel Foto: reprodução site JMJ 2023

Você já deve ter ouvido falar do Papamóvel, né? Afinal, é um dos modelos mais famosos no mundo. Mas, na verdade, não é um só: são muitos e todos adaptados para garantir a segurança e a visibilidade dos Papas durante suas aparições públicas.

Mais que um automóvel, é um símbolo de conexão entre os líderes da Igreja Católica e os fiéis. A história desses veículos ganhou muita força com a adaptação necessária como medida de segurança após um atentado contra João Paulo II em 1981. Desde então, cada modelo foi projetado para unir segurança e a possibilidade de eles estarem mais próximos das multidões nos eventos públicos. Cada versão do Papamóvel mostra as inovações tecnológicas dos tempos.

Adepto de uma vida papal mais simples, Papa Francisco utilizou um modelo Fiat mais popular em sua visita ao Brasil em 2013. O carro não passou por qualquer preparação ou blindagem. De acordo com o Vaticano, a escolha foi pela ampla área envidraçada, que dava mais visibilidade ao Pontífice e pela facilidade de entrada e saída do Sumo Sacerdote. Papa Francisco também já optou por veículos elétricos para incentivar a sustentabilidade.

Veja 10 Curiosidades

  1. Origem: o primeiro Papamóvel moderno foi usado pelo Papa Paulo VI em 1965 durante sua visita aos Estados Unidos, um presente da Ford.

Limusine Lincoln Continental Lehmann-Peterson utilizada em 1965 para visita aos Estados Unidos

2. O nome: apesar de não ser um termo oficial, “Papamóvel” é um apelido popular para os veículos adaptados usados pelos Papas.

3. O Fiat Nuova Campagnola: após o atentado contra João Paulo II em 1981, o Fiat Nuova Campagnola foi o primeiro Papamóvel à prova de balas, usado por muitos anos pelo Pontífice.

4. Exposição no Museu Mercedes-Benz: o Papamóvel original de João Paulo II, usado em sua visita à Alemanha em 1980, está em exibição no Museu Mercedes-Benz.

5. Adoção pelo Vaticano: o Vaticano adotou oficialmente o uso do Papamóvel no Jubileu de 1976, inicialmente com um Toyota Land Cruiser branco.

6. Inovações Mercedes-Benz: a marca adaptou veículos como o Mercedes-Benz G 230 e o Mercedes-Benz G 500 com melhorias em segurança e conforto para os papas. A matrícula é SCV1, o que significa “Stato della Città del Vaticano”, em italiano. Traduzido para o português, quer dizer “Estado da Cidade do Vaticano”. O número 1 refere-se ao Papa.

7. Uso em viagens internacionais: o Papamóvel é frequentemente fornecido pelos países visitados durante as viagens papais, adaptando às necessidades de segurança e visibilidade do pontífice.

8. Evolução desde a sédia gestatória: o Papamóvel substituiu a tradicional sédia gestatória (um trono portátil) para permitir que o Papa fosse visto de maneira mais acessível durante eventos públicos e desfiles.

9. Modelos variados: mais de 30 modelos diferentes de Papamóvel foram usados pelos papas.

10. Jeep Wrangler na ONU: durante uma visita histórica à Organização das Nações Unidas, Papa Francisco usou um Jeep Wrangler como Papamóvel.

O primeiro veículo oferecido ao Papa em 1980 e que hoje está exposto no museu da Mercedes

Dia do Papa

Você sabia que em 29 de junho é celebrado o Dia do Papa? A data faz referência às celebrações de São Pedro e São Paulo. Leia a matéria e saiba por quê:

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.