21 de fevereiro: Dia de São Pedro Damião

21 de fevereiro: Dia de São Pedro Damião Foto disponível em https://franciscanos.org.br/vidacrista/calendario/sao-pedro-damiao/#gsc.tab=0

Em 21 de fevereiro, católicos celebram São Pedro Damião, o corajoso bispo e doutor da Igreja. Você conhece a história desse Santo? Italiano e órfão, viveu com seu irmão Damião que, mesmo sendo muito severo, foi fundamental na sua criação.

Pedro nasceu em 1007, na cidade de Ravena e, além do irmão mais velho, viveu ao lado de outros vários irmãos. Foi Damião que ajudou Pedro nos estudos até o caçula se tornar um Sacerdote. Quando isso aconteceu, em agradecimento, Pedro adotou o nome do irmão.

Pedro Damião, aos 21 anos, entrou para a Ordem Camaldulense, e se tornou o superior diretor. A rigidez herdada dos ensinamentos do irmão foram adaptadas para essa função, e o Sacerdote adotava várias regras rígidas para os conventos onde não havia pobreza, principalmente porque ele trabalhava para uma vida religiosa mais próxima da consagração total a Deus, relacionadas a austeridade, solidão e penitência.

 

Uma vida simples e contrária ao luxo

Como viveu diante de muitas dificuldades, São Pedro Damião era adepto de uma vida muito simples e contemplativa. Para isso, costumava lembrar da vida de São Pedro e São Paulo, mostrando que para a evangelização não era necessário luxo nem riqueza, mas sim a mensagem de Deus em nossos corações.

Inclusive, criticava o apego material, porque afastava o indivíduo da proximidade com as obras e ensinamentos de Jesus. Ele destacava que, ao se abrir para a ação do Espírito Santo, os fiéis precisavam seguir às regras e ter muita devoção ao que nos disse o Senhor. Foi ele quem conseguiu, depois disso, fazer a reforma em diferentes mosteiros e conventos.

Esse trabalho ativo de Pedro Damião também fez com que ele combatesse a troca de favores feita por senhores feudais, que vendiam benesses espirituais em troca de cargos. Ao lado de seis papas diferentes, o Santo de devoção de hoje colaborou com a história da Igreja Católica.

 

Inspiração de muitas gerações

São Pedro Damião morreu em 1072, em Faenza, na Itália, quando retornava de uma missão de paz. Em 1828, o Papa Leão XII, declarou Santo Pedro Damião e o proclamou doutor da Igreja, porque seus escritos teológicos ultrapassaram o período em que ele estava vivo. Isso porque serviram como base da doutrina religiosa por muitos anos, com destaque para os que ajudaram a consolidar a unidade da Igreja Católica.

 

Oração a São Pedro Damião

“Meu Deus, peço que eu tenha o mesmo ardor que São Pedro Damião teve. Quero ser fiel e santo como ele foi, a ponto de contagiar os que estão ao meu lado. Quero permanecer fiel aos ensinamentos da Igreja e orientar com sabedoria e amor os meus irmãos que estão no erro. Dá-me um espírito ardoroso, assim como foi dado a São Damião, para que eu viva e morra em santidade. Por Cristo, Senhor Nosso, Amém!”

 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Marco
    muito bom.
  • Anaircps@hotmail.com
    Interessante, sempre importante conhecer os Santos e porquê se tornaram Santos

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.