Que as redes sociais são espaços muito importantes de relacionamento, isso todos já sabem. Mas esses canais têm sido cada vez mais, também, lugar de evangelização. Os testemunhos e a vivência cotidiana da fé de pessoas de todas as idades são espelhos muito importantes para o fortalecimento da espiritualidade daqueles que têm a oportunidade de serem tocados diariamente por meio de vídeos e textos.
Não vivemos sem esperança. Conhecer as maravilhas que Deus realiza na vida dos nossos irmãos e irmãs certamente fortalece a nossa fé. Hoje, apresentamos três jovens influenciadores católicos que você precisa conhecer.
Quem tem a oportunidade de acompanhar o músico, ministro de Música e Pregador, e missionário da Misericórdia, Joaquim, é certamente edificado por esse jovem que leva Jesus Cristo, Maria e São José tão a sério. O lema é “evangelizar da porta para fora”, chegar onde as pessoas estão, com uma ferramenta que tem possibilidades de alcance inimagináveis em cada recanto do Brasil e do mundo.
Seguindo as orientações do Papa Francisco a respeito da comunicação, Joaquim tem cada vez mais se organizado para fortalecer a missão evangelizadora nos seus canais nas redes sociais, sobretudo Instagram e TikTok.
“Se Deus nos dá a oportunidade de alcançar mais pessoas por meio da internet, que a gente a use como um meio para alcançar as pessoas de fato”, afirmou Joaquim em entrevista recente ao NoBarco Podcast.
O testemunho do encontro de Joaquim e de seus pais com Jesus é muito forte. Ainda criança, estudava numa escola católica ao receber na agenda escolar o convite para o Encontro de Pais com Cristo. Sem ainda entender o propósito que o Espírito Santo tinha para a sua vida e de sua família, o pequeno insistiu, seus pais foram e, a partir dali, seus caminhos foram se moldando para a edificação de uma família unida na fé cristã católica. Mais tarde, Joaquim iniciou sua trajetória no Ministério da Música e abraçou a missão que Deus tinha para a sua vida.
Em seu testemunho, Emílio Parmegiani Neto conta que imaginou que ser Igreja estava restrito às vivências internas até ter alcançado a graça de participar da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em 2013. Ali, sentiu o agir de Deus ao perceber a unidade da Igreja materializada em jovens do mundo inteiro, falantes de línguas tão diferentes, porém reunidos com igual propósito. Essa foi a virada de chave para uma nova vida em Cristo.
Em seus perfis nas redes sociais, Emílio, que também utiliza a música como instrumento de aproximação com Deus, compartilha seu cotidiano e sobretudo dicas de leitura, informações muito úteis sobre os santos católicos, sobre a doutrina e vivências católicas, além de manter grupos de Novena da Divina Misericórdia no Whatsapp e Telegram.
“Ser cristão é ser um novo Cristo aqui na terra. Então nós temos a missão de evangelizar em todos os lugares. Tem uma frase que eu gosto muito, sempre falo ela, de São Francisco de Assis. Ele fala assim: ‘Ide e pregai o Evangelho. E, se preciso, use palavras.’ Então, a gente precisa evangelizar com a nossa vida. Muitas vezes, a gente não precisa falar abertamente de Deus. Só com a nossa presença as pessoas vão sentir que você é de Deus”, disse Emílio Parmegiani Neto, a respeito da evangelização com ações e atitudes.
O carmelita Frei Lucas tem uma atuação forte e importante nas redes sociais. Novena do Espírito Santos, grupos no Whatsapp e Telegram, e-book de orações e Terço do Exorcismo pelo Poder da Cruz e do Sangue de Jesus são algumas das muitas atividades realizadas por ele.
Nascido num pequeno povoado no interior da Bahia, com mielomeningocele (malformação da coluna vertebral e da medula espinhal) teve decretado pelos médicos que possuía duas chances: morrer ou viver com muitas sequelas.
Foi então que o agir de Deus se mostrou na vida de Frei Luan. Primeiro, uma moça se ofereceu para acolher mãe e filho na sua casa na capital até o final do tratamento. Segundo, sua mãe, com apenas 18 anos, entrou numa capelinha no hospital, rezou e pediu a Nossa Senhora que intercedesse junto ao seu Filho, Jesus, por um milagre. Na hora, sentiu uma senhora tocar no seu ombro e dizer: “Nossa Senhora escutou o seu pedido”. Frei Luan foi consagrado por sua mãe a Nossa Senhora, recuperou-se da cirurgia com muita saúde e sem nenhuma das sequelas que lhe haviam sido determinadas pelos médicos.
“A última palavra sempre é a de Deus! Eu sou um milagre, eu sou um milagre de Deus visível”, afirma Frei Luan.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.