3 curiosidades sobre a devoção a Nossa Senhora de Lourdes

3 curiosidades sobre a devoção a Nossa Senhora de Lourdes

No dia 11 de fevereiro de 1858, na cidade de Lourdes, na França, Nossa Senhora fez sua primeira aparição na gruta de Massabielle, para uma garota de 14 anos chamada Bernadette Soubirous. A jovem menina, que depois também viria a ser santificada, era pobre, analfabeta e muito doente. Até o dia desse encontro ainda não tinha feito sua primeira comunhão. A história completa dela você pode acessar aqui.

Hoje, no dia de Nossa Senhora de Lourdes, vamos conhecer mais sobre essa devoção tão importante para os fiéis. A primeira informação que talvez você não saiba é que em suas aparições estava sempre vestida de branco cingida com um modesto cinto azul e o Santo Rosário no braço.

Protetora e cuidadora dos enfermos, em 1992, São João Paulo II instituiu o dia 11 de fevereiro como o Dia Mundial do Enfermo e, a cada ano desde então, cada Pontífice envia uma mensagem em referência à data.

Vamos aproveitar esse dia para conhecer 3 curiosidades sobre Ela?

 

1. Uma Santa que contabiliza 18 aparições

A história dessa Santa está relacionada desde o início à jovem Bernadette. Junto de sua irmã, a menina foi recolher lenha em um local cujo percurso incluía atravessar um riacho. Por sofrer de asma, teve medo de colocar o pé na água fria e ficou sozinha esperando a irmã. Foi quando surgiu um barulho das árvores e a menina viu uma linda Senhora a observá-la, com um vestido branco e uma faixa azul. Junto a Bernadette, a Senhora sorriu e recitou o rosário.

Após o episódio, por medo, os pais da menina não a deixaram retornar à gruta onde tudo aconteceu, mas a jovem, que chorava compulsivamente, conseguiu retornar ao local no dia 18 de fevereiro, quando pôde ver Nossa Senhora pela segunda vez.

Nesse segundo encontro, Bernadette começou a recitar o Rosário e depois da primeira dezena, viu a mesma Senhora aparecer. Por medo que a aparição estivesse ligada ao mal, a jovem jogou água benta nela, foi quando a Senhora sorriu, inclinou a cabeça e depois de rezar o rosário, desapareceu.

Então, no terceiro encontro, a Senhora falou e perguntou a Bernadette:

“Queres ter a bondade de vir aqui durante quinze dias? Não te prometo a felicidade neste mundo, mas no outro.” Durante suas aparições, a Senhora vestida de branco pediu que se rezasse pelos pecadores e convidou os fiéis à penitência.

Dias depois, em 25 de fevereiro, houve um convite da senhora para beber em uma fonte, cujo lugar ela indicou. Nesse encontro, Bernadete arranhou a superfície da terra e começou a verter água que se tornou a fonte milagrosa. Ali, então, Nossa Senhora pediu que uma igreja fosse levantada e, então, quando o pároco local, incrédulo, disse a Bernadete: “Dize a essa Senhora que diga o seu nome”, recebeu como resposta “Eu sou a Imaculada Conceição.”

 

2. Por que Imaculada Conceição?

Um ponto bastante forte da mensagem de Lourdes foi a Imaculada Concepção da Virgem Maria. O dogma da Imaculada Conceição de Maria foi proclamado no ano de 1854, quatro anos antes de a Virgem aparecer na cidade de Lourdes, para a jovem Bernadette.

Assim, quando, em 25 de março, a menina ouviu da Senhora “Sou a Imaculada Conceição”, correu para contar ao adre, que havia solicitado a comprovação das aparições. O Sacerdote ficou incrédulo, porque sabia que Bernadette não tinha feito nem a primeira comunhão e não teria saber o que era Conceição. A partir desse momento, passou a dar maior crédito às aparições.

Mas por que, diante de tantos títulos, Nossa Senhora decidiu manifestar-se imaculada, sem pecados? Embora muitos enxerguem isso como desestimulante para o povo pecador, Nossa Senhora, com sua santidade, pureza e bondade, dissemina a mensagem de que é possível amar a Deus perfeitamente, com um amor sobrenatural, confiando na graça do Senhor.

 

3. O famoso e sagrado Santuário de Lourdes

Atualmente, o Santuário de Lourdes é um dos maiores do mundo: 160 anos depois da primeira aparição, é um dos mais visitados e recebe cerca de 5 milhões de visitantes por ano, que chegam em busca do maior dos milagres de Lourdes, a paz de espírito.

Fiéis no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França.

 

O santuário mariano é considerado referência quando se trata de esperança, curas e milagres, cujos testemunhos se multiplicam dia após dia.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre Nossa Senhora de Lourdes? Se você ficou encantado com a história da Santa dos Enfermos, leia as considerações do Padre Reginaldo Manzotti sobre ela: clique aqui.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Antonia
    Maravilhoso

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.