No dia 30 de novembro, a Igreja celebrou o Dia de Santo André. Um dos 12 apóstolos de Jesus, ele é conhecido por ter sido o primeiro a ser chamado (João 1, 40).
Muitos o conhecem por ter sido um apóstolo que também foi crucificado, porém, como não queria ser comparado a Jesus, pediu que sua cruz fosse diferente. Ela foi construída em forma de X, originando a “Cruz de Santo André”.
Mas o apóstolo que recrutou os demais para Jesus representa muito mais. André nasceu na Galiléia (Betsaida) e era o mais velho dos 5 filhos. Além de Pedro, tinha outras três irmãs.
A sua presença é marcada ao longo da Bíblia pela fé em Cristo, confiança e presença. Separamos 3 curiosidades sobre ele para você se inspirar na coragem e confiança de Santo André.
Santo André foi crucificado de maneira diferente de Jesus, e o formato da cruz ficou conhecida como a Cruz de Santo André.
André já era discípulo de João Batista quando conheceu Jesus. Na segunda vez em que o Messias se apresentou no local dos batismos de João Batista, Jesus disse: “Eis o Cordeiro de Deus”. No dia seguinte, fez o mesmo. A partir dessas palavras, João e André deixaram tudo para trás para seguir Jesus.
Santo André não precisou ver milagres, muito menos conversar muito com Cristo para acreditar e confiar nEle. Por isso mesmo, assim que pode, se transformou em um pescador de homens, ou seja, pessoas para seguir e também confiar no filho de Deus.
André nos demonstra que confiar não significa esperar por demonstrações explícitas, bem como que a dedicação a encontrar Jesus é permanente.
Embora apareça pouco no Evangelho, o apóstolo esteve presente em muitos dos momentos importantes de Cristo. Um deles é a multiplicação dos pães e peixes. Foi ele quem apresenta o menino para Jesus e fala:
“Aqui está um rapaz com cinco pães de cevada e dois peixinhos, mas o que é isto para tanta gente?”(João 6, 9).
André sabia que os recursos eram poucos para a multidão que estava presente, mas acreditou e confiou em Jesus, que tornou suficiente para todos.
Aqui, André deixa também outra lição além da confiança: não ter medo de conversar/perguntar a Jesus. Ao mesmo tempo, ele também demonstra que é preciso estar disposto a aceitar os ensinamentos (por mais difíceis que eles possam ser) e sustentar a fé no que Jesus nos oferece.
André foi um apóstolo dedicado e determinado. Não quis deixar que o legado de Jesus acabasse e, por isso mesmo, logo após a morte e ressurreição iniciou sua missão de evangelizar.
Ele foi o fundador das igrejas na região da Ásia Menor e Grécia, onde a fé cristã ainda não havia chegado. Também foi condenado à crucificação e morte como Jesus.
Jamais deixou se abalar pela descrença ou indiferença sobre a mensagem de Cristo. Pelo contrário, seguia firme inspirando e despertando o interesse nas palavras e história de Jesus por onde passava.
É por isso que o santo ainda ficou conhecido por sua determinação em levar a mensagem de Jesus. Mesmo onde não era bem recebido, acreditava que precisava cumprir seu chamado para seguir Cristo e seguir como o pescador de homens para a Salvação.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.