Em Eclesiástico 2, vemos o seguinte no versículo 4: “Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência”.
Na leitura bíblica, sempre encontramos passagens que incentivam a paciência dos filhos de Deus. Entretanto, nem sempre é fácil ter paciência no dia a dia diante de tantos estímulos estressantes.
A pandemia deixou as pessoas ainda mais impacientes e ansiosas, mas a fé deve nos ajudar a manter o equilíbrio emocional e espiritual em todas as situações.
Apenas resolveremos os nossos problemas cotidianos da melhor forma com paciência e equilíbrio interior. Então, confira essas dicas para desenvolver a paciência no seu dia a dia.
Foto de Arina Krasnikova no Pexels
Se Deus permitiu o seu sofrimento, isso quer dizer que Ele quis conduzir a sua vida para um propósito maior de sabedoria, graça e virtude. Devemos aceitar tudo o que acontece em nossa vida, porque há propósitos maiores atrás de cada momento.
Precisamos esperar tudo com paciência para que a nossa vida se enriqueça no derradeiro momento. Afinal, sofrer as demoras de Deus para esperar o momento certo da graça é a atitude daquele que tem fé. Sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça (Eclesiástico 2, versículo 3).
Pode ser que o seu medo esteja ensinando você a vencer as suas batalhas com mais coragem. É possível que a ansiedade seja a pedra no seu caminho que levará você a buscar mais fé, confiança e tranquilidade em Deus. É provável que a angústia seja a sua professora na busca por paz interior.
Os seus problemas atuais podem ser as lições de fortalecimento que você precisa superar para se aproximar ainda mais d’Aquele que é a fonte de todos os milagres: Deus. Há propósitos de fortalecimento e vivências de curas internas para aproximar a sua vida de Deus por trás das suas maiores provações.
Foto de Tatiana no Pexels
No sofrimento, aprendemos lições valiosas que não perceberíamos no tempo da felicidade. E as lições advindas do sofrimento podem ser as chaves certas e preciosas para usufruir das futuras graças de Deus com mais sabedoria e gratidão.
Ao invés de cair no desespero, na reclamação e na impaciência diante dos problemas, observe as suas situações de sofrimento com os olhos da fé e tente enxergar a sabedoria, a lição e o aprendizado de cada dor.
Mesmo que você não consiga enxergar a lição por trás dos problemas atuais, exercite o seu olhar para perceber a sabedoria que você ganhou com os problemas superados do passado.
Você verá que a sua vida foi enriquecida com o sofrimento e que tudo que você passou foi necessário para receber as grandes graças que Deus quer colocar em seu caminho. Do mesmo modo, os problemas atuais podem ser canais de aprendizado, crescimento pessoal e fortalecimento espiritual na sua jornada de fé e sabedoria.
Aquele que tem fé tenta sempre enxergar o sentido por trás da provação. Nada ocorre sem propósito. Tudo pode ser encarado pela visão do sentido maior, do significado espiritual e do aprendizado.
Se nada parece ter sentido diante dos seus problemas, peça discernimento em suas orações para que você possa ver o sentido por trás das provações. Ser capaz de ver o significado por trás da dor é o que aumenta a nossa fé e a nossa paciência em todas as situações cotidianas.
Foto de Snapwire no Pexels
É preciso ter humildade para aceitar as provações e os obstáculos da vida e perseverar na fé em Deus. Se sofremos as demoras de Deus, isso não quer dizer que somos os filhos esquecidos d’Ele.
Ao contrário do que muitos pensam, as demoras de Deus e as humilhações da vida não significam que Deus se esqueceu de nós. Muitas provações ocorrem justamente na vida dos filhos que são agradáveis aos olhos de Deus.
Deus nos ama e sempre lembra de nós. Até quando tudo parece desmoronar, não devemos perder a paciência. Deus está sempre cuidando de nós e fortalecendo nosso interior.
Ler a Bíblia é uma forma de encontrar consolo nas provações e fortalecer a nossa paciência. Por meio da Palavra de Deus, nós nos sentimos amados e lembrados por Deus.
Podemos renovar a nossa esperança e paciência com Eclesiástico 2-1;5:
“Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação; humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade, sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça. Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência. Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.