Quanto tempo você costuma passar nas redes sociais? O que consome nelas? Quantos influenciadores digitais fazem parte da sua rotina? É difícil conhecer alguém hoje que não use as redes sociais ou que não siga, pelo menos, uma pessoa chamada influenciadora digital. Mas quem são essas pessoas por trás das câmeras e holofotes?
São considerados influenciadores digitais os indivíduos que se destacam em algum meio ou canal da internet capazes de impactar nas escolhas e consumo de várias outras pessoas. Eles conseguem atingir milhares (e até milhões) de pessoas com seus conteúdos. Seguem, geralmente, um padrão de postagens e comportamentos.
Recentemente, o Vaticano reconheceu a importância de jovens influenciadores para a Igreja Católica. Especialmente aqueles que se destacam nas redes falando sobre a Palavras Sagrada e o catolicismo. O próprio Papa Francisco é considerado hoje um dos grandes influencers católicos. Em seu perfil no Instagram, Francisco tem quase 9 milhões de seguidores (e se você ainda não é um deles, corre lá que tem muito conteúdo legal publicado diariamente).
Nós, do IDe+, acompanhamos vários desses influencers católicos, inclusive alguns Padres – a exemplo do Reginaldo Manzotti, com 4,4 milhões de seguidores no Instagram. Também somos influenciados por pessoas que não tâm vocação religiosa ou sacerdotal, mas que dedicam seu tempo e sua vida a falar sobre catolicismo e espiritualidade.
Bárbara Nogueira tem 25 anos e é de Divinópolis, Minas Gerais. Com quase 50 mil seguidores no Instagram, usa a rede social para falar muito sobre Deus e a fé católica. Desde o ano de 2020, publica fotos e vídeos ensinando sobre questões do catolicismo e explicações religiosas.
“Hoje em dia, a internet é também um campo missionário. É onde quase todos estão por algumas horas no dia. Temos fácil acesso a todo tipo de informação, e por quê não boas e santas informações?”, disse ela, ao ser questionada os motivos pelos quais decidiu se tornar uma influencer.
Apesar de usar as redes sociais e ver que havia muita gente ali disponível, Babi Nogueira tinha algo a mais em seu coração. Era uma espécie de chamado, um convite que a instigava a fazer a diferença.
“Eu senti que aquilo que eu sabia não poderia acabar em mim. Percebi um chamado de Deus para a evangelização. Ele me convidava para participar de algo dEle. Me confirmou e eu comecei da noite para o dia, no meio da pandemia”.
Babi é divertida e, por isso mesmo, consegue atingir muitas pessoas. Explica fatos históricos da Bíblia e também assuntos do catolicismo na linguagem jovem, própria para as redes. Ao usar um tom descontraído e informal, atrai pessoas que estavam longe da fé e as reaproxima da Igreja.
Por isso mesmo, sua maior alegria como influencer é receber testemunhos e mensagens de pessoas contando que foram tocadas por Deus ou se voltaram para Ele a partir do conteúdo postado por ela.
E olha que são muitas pessoas! “Me assusto com os números, e confirmo que são coisas de Deus, que Ele mesmo leva até os corações que deseja”.
Como produtora de conteúdo, Babi conta que se prepara muito e dedica boa parte do seu dia para aprender mais e poder ensinar outras pessoas. Faz isso ouvindo seus seguidores e entendendo suas dúvidas. Alguns dos questionamentos são os que ela mesma fazia antes de se tornar influencer.
“Sempre que Deus coloca algo no meu coração, me preparo pra levar. Mas tudo de forma natural, dentro da minha vida normal”.
O futuro de Babi como influencer tem tudo para gerar mais frutos, e é exatamente o que ela espera. “Quanto mais almas para Jesus eu alcançar, mais satisfeita eu me sinto! Vou até onde Ele permitir, e espero que alcance ainda mais almas!”.
Raíssa Chadud é católica desde sempre, mas como ela mesma diz, não entendia o catolicismo profundamente. Quando completou 14 anos, começou a frequentar uma missa em que o sacerdote catequizava muito bem. Concomitantemente, passou a se preparar para a Crisma e foi renovando sua fé.
“Considero esse o início da minha conversão. Nessa época gostava de postar textos no Facebook e no Instagram respondendo perguntas polêmicas ou falaciosas que envolvessem a Igreja Católica ou o que ela ensina. Mas com o tempo passei a focar mais no offline do que no online”.
No entanto, o mundo online, em parte, permaneceu presente na vida de Raíssa, que sempre teve vontade de ser uma influenciadora digital. Isso porque, ela tem um lado artístico forte e queria investir na profissão, mas na época não focava tanto no nicho religioso. Além disso, até chegar ao status de influenciadora, há muitos desafios pelo caminho.
A influenciadora católica dona do perfil beleza.catolica, antes de ter a página, desistiu das redes sociais e, na mesma época, começou a questionar até mesmo o que a Igreja ensinava, devido a um ensino médio bastante ideológico.
Você já pode até imaginar o que fez essa história mudar, não é mesmo?
A presença e providência de Deus apareceram na vida online de Raíssa e, em 2021, com 20 anos, passou a ter contato com conteúdos na mesma plataforma do Instagram por acaso (mas produções de outros usuários). Ela tinha contato, mas não publicava constantemente nas redes sociais as questões ligadas ao catolicismo.
“Aquilo foi literalmente me influenciando e consumindo aquele conteúdo tão edificante, me fez lembrar da Raíssa de 14 anos, me fez perceber o sentido de tudo, e a minha missão aqui”, disse.
Se a presença do catolicismo nas redes sociais a influenciou, por que não fazer o mesmo para outras pessoas? “Eu também sentia no coração esse desejo de usar as redes sociais para trazer almas para Deus. Muito me impactou o quanto as meninas que eu seguia alcançaram tantas pessoas em tão pouco tempo, e tantas vidas foram alcançadas e transformadas pelo apostolado delas. Eu queria fazer o mesmo, e quem sabe até mesmo transformar em um trabalho, no futuro”.
No ano de 2021, em novembro, Raíssa criou do zero sua primereira página na rede social para falar especificamente da evangelização e o catolicismo. Em menos de 8 meses de trabalho constante, ela já é seguida por mais de 100 mil usuários. “Deus É muito bom!”, reforça.
A maior alegria de Raíssa é receber os depoimentos e testemunhos de pessoas que foram marcadas por sua evangelização.
“Me emociono e meu coração se enche de alegria e gratidão. Agradeço a Deus por me usar como instrumento dEle”.
Há quase 10 anos (a festa vai ser só em dezembro) no mundo digital, Math é dono do perfil @mathcolodedeus, além de um canal no Youtube (O Cristocêntrico) e um projeto para ajudar outros influenciadores católicos na internet (@igrejeiro). Em sua biografia, já dá para esperar muito desse católico com perfil muito comunicativo: “Te explico coisas que todo católico deveria saber.”
Matheus Pinheiro de Souza comenta que sempre foi muito comunicativo e, por isso mesmo, ser um influenciador digital não foi muita surpresa em sua vida. E olha que ele começou muito cedo. Em 2010, com o grande boom da internet, acompanhava em casa muitos youtubers e pensava: eu acho que posso fazer isso.
O sonho só saiu do papel em 2012, durante as preparações para a Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro. Pouco antes do encontro nacional, aconteceu em sua cidade a preparação para a JMJ, que reuniu milhares de jovens fiéis.
Em uma das atividades da JDJ ele participou de um stand up comedy católico e foi quando decidiu que esse era o seu desejo. “Foi planejado, mas espontâneo, porque eu não tinha dimensão de onde iria chegar a loucura de um adolescente. Eu queria muito ser a influência que eu não tive, e assim comecei”.
Math começou no YouTube com seu canal O Cristocêntrico, e em meio a uma fala divertida e cheia de comentários engraçados, conseguia evangelizar e falar sobre o catolicismo de uma maneira muito leve e que atingia os jovens.
“Ser um jovem católico, na internet, falando coisas engraçadas era tudo o que eu queria ser, e deu certo”, comenta.
Nesses quase 10 anos de evangelização online, ele tem certeza de que a resposta do público para seu conteúdo é muito importante. Milhões de visualizações, no entanto, não são suficientes para o que realmente dá sentido a sua história. “O que importa de verdade é as pessoas terem o encontro com Jesus”.
Para evangelizar, Math se prepara de duas formas. A primeira é sendo um católico verdadeiro e se preparando sobre a fé. Só que ele não sabe de todas as dúvidas e, por isso mesmo, conta com um time de catequistas e padres que o ajudam a preparar o conteúdo sem nenhum erro teológico.
“Eu também levo em conta as três bases do catolicismo. A tradição, o magistério e as Sagradas Escrituras. O meu conteúdo, o que eu falo é a Igreja quem fala. Não é achismo, nada de opinião”, completa o influenciador digital.
Agora, a realização de Math é ainda mais significativa, especialmente depois de idealizar o Igrejeiro. O projeto reúne influencers católicos de todo o Brasil em prol do próprio catolicismo, que crescem juntos com o projeto e ajudam na construção dos conteúdos. Hoje, para Math, o projeto é sua maior realização – mas não a única.
Para o futuro muitas novidades vêm aí, porque Math quer continuar crescendo e sendo uma referência católica na evangelização. “Ainda quero fazer uma turnê com meu stand up comedy chamado Coisa de Católico, quero que o Igrejeiro cresça, ter um time de evangelizadores em missão e muitos outros projetos”, fala o influenciador, que também tem o desejo até de um reality show.
A Igreja Católica sabe que influenciadores digitais podem chegar a cada vez mais cristãos, especialmente os mais jovens. Se as redes sociais são hoje a fonte de informação para tantas pessoas, por que não usá-las para a evangelização, não é mesmo?!
Conhece mais algum influenciador digital que fala sobre as palavras de Deus? Então, comenta para que a gente possa compartilhar as mensagens de fé e espiritualidade com mais pessoas.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.