3º Mandamento: como viver os domingos e festas de guarda

3º Mandamento: como viver os domingos e festas de guarda

“Guardar domingos e festas de guarda é o Terceiro Mandamento de Deus”. E como os cristãos o interpretam? O domingo é o dia em que Jesus ressuscitou. Em diversos relatos bíblicos vemos como a Igreja primitiva respeitava e guardava esse dia: Jo 20,19-23.26; At 2,1; At 20,7; 1Cor 16,2; Ap 1,10.

A perspectiva cristã entendeu que o antigo sábado dos judeus era uma figura do verdadeiro repouso que fluiremos na presença de Deus (cf. Hb 4,3-11). Ou seja, no dia sem fim, no domingo que nunca acaba, no Dia do Senhor (Domini dies).

Fora da Bíblia, inúmeros são os testemunhos que comprovam a santificação do domingo pelos primeiros cristãos: Didaqué [96 d.C.] (Did. 14,1), Plínio [séc.II d.C.] (governador da Bitínia – Ad Traj. X, 96,7), Sto. Inácio de Antioquia [~100 d.C.] (Magn. 9,1), S. Justino Mártir [153 d.C.] (1Apol. 67,3,7), Constituições Apostólicas [séc. III], entre outros.

O Catecismo da Igreja Católica, nos números 2184 e 2185, ensina que: A instituição do Dia do Senhor contribui para que todos gozem do tempo de descanso e lazer suficiente, que lhes permita cultivar a vida familiar, cultural, social e religiosa.

Aos domingos e outros dias festivos de preceito, os fiéis não devem se ocupar com trabalhos e negócios que afastem a alegria própria do Dia do Senhor, a prática das obras de misericórdia ou o devido repouso do espírito e do corpo. É tudo uma questão de equilíbrio e a Bíblia nos mostra isso: como é importante organizar o tempo para que todos os nossos pilares (Deus, família, trabalho, amigos etc.) sejam vividos.

 

ATUALIZAÇÃO SOBRE ESSE MANDAMENTO
A partir de comentários neste post, fizemos uma atualização sobre o 3º mandamento. O texto é assinado pelo teólogo Paulo Pacheco, supervisor de orientação espiritual da Associação Evangelizar É Preciso.

SHABAT (SÁBADO) OU DIES DOMINI (DOMINGO DIA DO SENHOR)

Sempre bom o questionamento feito por nossos leitores e todos que buscam o conhecimento de nossa doutrina Cristã Católica. Mas vamos lá! Nossos irmãos da Religião Judaica, realmente tem o Sábado (Shabat), como o dia do Senhor, conforme as Escrituras Sagradas, com uma linda narrativa em tom poético em Êxodos, que diz:

“Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.
Êxodo 20:8-11

Mas em que momento ocorreu essa mudança? Antes de responder precisamos ter o conhecimento que a Igreja Católica baseia a sua doutrina por meio das Escrituras Sagradas (Sola Escriptura), Tradição e Magistério. A partir desse conhecimento fica mais fácil entender que o Domingo, tornou-se o dia o dia do Senhor, inclusive o nome Domingo vem dessa experiência Pascal Dies Domini (Dia do Senhor). Portanto, não existe nenhum dia mais Santificado do que esse, pois é o dia que Jesus vence a morte através da Ressureição:

Amedrontadas, as mulheres baixaram o rosto para o chão, e os homens lhes disseram: “Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive? Ele não está aqui! Ressuscitou! Lembrem-se do que ele disse, quando ainda estava com vocês na Galileia: ‘É necessário que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia’ “. Então se lembraram das palavras de Jesus.
Lucas 24:5-8

Com isso, a tradição religiosa judaico-cristã naqueles primórdios, a partir da Sabedoria Apostólica não teve problema algum de colocar o Domingo como o dia Senhor, para que toda comunidade possa adorá-lo.

 

Você sabe o que são os Mandamentos de Deus?

Os Mandamentos da Lei de Deus, ou Decálogo, são as dez palavras que o próprio Deus escreveu em tábuas de pedra, conforme o relato do livro do Êxodo (Capítulo 20) e do livro do Deuteronômio (capítulo 5). Essas tábuas ficaram conhecidas como Tábuas da Aliança, pois elas revelam o caminho que Deus propõe para que o homem se liberte da escravidão do pecado e ame a Deus.

1º Mandamento
Amar a Deus sobre todas as coisas

2º Mandamento
Não tomar seu santo nome em vão

3º Mandamento
Guardar domingos e festas de guarda

4º Mandamento
Honrar pai e mãe

5º Mandamento
Não matar

6º Mandamento
Não pecar contra a castidade

7º Mandamento
Não furtar

8º Mandamento
Não levantar falso testemunho

9º Mandamento
Não desejar a mulher do próximo

10º Mandamento
Não cobiçar as coisas alheias

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Marinea Bernardo
    Eu queria saber quem está certo seu católico seus crentes os adventista eles guardam o sábado porque o sábado é santificado porque o primeiro dia da semana é o domingo porque não tenho primeira feira tem segunda-feira
  • Debora Lisboa
    olá! lendo o seu artigo sobre o porquê da guarda ser dos domingos e não dos sábados, não compreendi muito bem. também não vi o motivo de terem alterado o dia de guarda, sendo que Deus não mudou. as leis dEle continuam as mesmas, logo, Ele é o único que pode alterar. jamais meros mortais, sendo cristãos ou não, poderiam fazer tal mudança, certo? não achei nada convincente e, ao invés de entender o motivo do catolicismo crer nisso, fiquei ainda mais confusa. quando cheguei na parte dos 10 mandamentos, fiquei chocada. como podem ter alterado as Leis assim? é óbvio que a parte de guarda de domingo e de festas dominicais nao está na Bíblia. sem contar que, faltam mandamentos. por exemplo: "Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrará diante deles nem lhes prestará culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos." Êxodo 20:4-6 dito isso, onde está essa parte dos mandamentos na Bíblia católica? mesmo que eles estejam no Velho Testamento, não significa que foram deixados para trás, sendo constantemente relembrados no Novo Testamento. se fossem considerados velhos e sem necessidade de serem seguidos, tenho certeza de que o próprio Deus teria falado na Bíblia os novos mandamentos. sabemos que a Igreja Católica adora a imagens e esculturas, sendo os santos. pessoas que eram pecadoras, assim como todo mundo aqui. mas são considerados santos por terem realizado algum ato de bondade. recebem dias para serem ainda mais adorados e, mesmo quando Deus faz algum milagre na vida da pessoa, o crédito vai para o tal santo de tal bondade. realmente, nada ainda me fez mudar a minha perspectiva de que a Igreja Católica mudou muitas coisas da Bíblia e incluiu novas. foram pessoas que escreveram a bíblia sim! porém, estavam sendo usadas através do Espírito Santo. uma vez que a Bíblia levou anos para ser terminada, não deveria ser qualquer um, ou melhor, não deveria sem ninguém o ser a realizar alterações nas Escrituras Sagradas. por favor, peço que não considere as minhas falas ofensivas, pois como não tem som, pode ser interpretado dessa forma. achei bom explicar. tenha um excelente dia e, feliz sábado!
  • Diego
    "Realmente, muitos cristãos ensinam que o dia de guarda é o domingo e que o Sábado foi dado apenas aos judeus. Porém, quando estudamos a Bíblia percebemos que não é este o caso." É lamentável o nível malabarismo totalmente sem fundamento para tentar provar algo improvável! Por mais atraentes e populares que sejam algumas teorias sobre a origem da observância do domingo, não podemos impor ao texto bíblico interpretações artificiais e desenvolvimentos históricos que só ocorreram após o período bíblico. Para sermos honestos com a Palavra de Deus, precisamos permitir que ela mesma nos diga qual o verdadeiro dia de guarda do cristão (ver Gálatas 1:8; Apocalipse 22:18 e 19).
  • Cris Gama
    Não existe nenhuma autorização bíblica para a mudança do Dia de Guarda. Deus não muda! Ele nos diz que " o sábado servirá de sinal entre Ele e Seu povo" [Ezequiel 20:13 e 20] O Domingo surge como uma tentativa de atrair os povos pagãos que adoravam o sol no domingo... Mistura de santo e profano.
  • Orestes Rodrigues Junior
    Sem qualquer embasamento bíblico, com interpretações das mais erradas, mudando a Lei de D'us, sendo que se, você, querido irmão que lê este meu comentário e for católico, ao olhar em sua Bíblia, Êxodo 20, verá que o dia de guarda é o Sábado. "Lembra-te" Lembrar de que? Alguém falou? Sim, em Gênesis 2. "Abençoou e Santificou o Sábado..." Os 10 Mandamentos foram escritos pelos dedos de D'us, portanto, não se muda o que é imutável. Aliás, de todos os trechos bíblicos aqui colocados no artigo, nenhum deles falam de domingo na Bíblia, já as referências como: Didaqué, Plínio, entre outros, são falsas interpretações. Fico pensando comigo: como podem mudar assim, tão escancarado sendo que a Bíblia diz algo totalmente diferente? Sereis responsáveis pelo que ensinam e ensinam errado.
  • Claudio abreu
    É um absurdo que mudem o que Deus deixou. Para satisfazer egos e mais egos. A palavra de Deus é una. Não se muda inclusive tem uma parte que diz. Aquele que mudar uma vírgula ou um til das minhas palavras serão julgados. Deus já prévia isso.
  • Dd
    Em que parte da Bíblia tem esses mandamentos? O nome domingo nem é citado na Bíblia! 3 ° mandamentos- Lembra - te do dia de Sábado para o santificar... êxodo 20:8-11. Seres humanos não tem poder para mudar a palavra de Deus...O livro de Apocalipse , capítulo 22, alerta que todo aquele que tirar ou acrescentar algo na Palavra sofrerá as pragas descritas no livro . Jesus disse que não veio mudar a lei,veio cumprir. Tenham cuidado,a Bíblia é a única regra de fé e prática. Fujam dos enganos. Que Deus os abençoe e dê clareza espiritual
  • Marcela Cardoso
    Temos que fazer o certo. Jesus veio ao mundo pra cumprir a lei que são os dez mandamentos. Não vim para abolir, mas para cumprir. –[...] Quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar os outros, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus” (Mt 5,17-19).E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro. ( Ap 22:19). Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus. ( Mt 5:18,19). Deus é bem claro nas suas palavras.
  • Ilma Alves da Rocha de Souza
    O único dia que Deus deixou explicitamente pra se guardar foi sábado, os próprios comentários falam que foi um homem que mudou. Deus nunca autorizou homem tirar nem acrescentar nada em sua palavra. Estudem a Bíblia com a direção do Espírito Santo e vão descobrir a verdade.
  • AUGUSTA GOMES LOPES
    Estou estudando a palavra do Senhor e não encontrei que devemos mudar o dia santo do Senhor que é o sábado pelo domingo o que encontrei foi AI daquele que tirar ou acrescentar o que está escrito na bíblia sagrada então povo de Deus obedeceis os mandamentos e inclusive o sábado santo do Senhor
  • Nelson
    3 mAndamento não constitue verdade
  • Cleito
    Caro amigos e irmãos em Cristo Jesus. Vamos ser leais a Palavra de Deus. Esses mandamentos descritos na última parte do texto são mandamentos conforme o catecismo católico, vamos seguir as Escrituras. Deus é meus Senhor e Salvador, não uma denominação que muda as Palavras do meu Mestre.
  • Celma Meirelles
    Os 10 mandamentos "de Deus" estão escritos em êxodo 20 e é tão importante que foi escrito pelo próprio dedo de Deus. A intenção de satanás nunca foi negar a existência de Deus mas sim confundir os sinceros de coração que buscam servi-Lo. O sábado não é invenção dos judeus, foi O próprio Deus que instituiu sua guarda como está escrito em Gênesis 2:2 e 3, Ele descansou, santificou e abençoou o dia de sábado. O sábado é um sinal entre Deus e os homens como está escrito em Ezequiel 20:20 e nós o guardaremos por toda a eternidade na nova terra, conforme Isaías 66. Mas por que Satanás mudaria o dia de guarda? Afinal a lei de Deus é imutável, ninguém tem autorização para mudá-la e não existe nenhum versículo na Bíblia toda que diga que Jesus mudou, Ele disse "Eu não vim para abolir e sim para cumprir" o que estava escrito. Ele próprio estava aos sábados na sinagoga. Mas vou fazer uma comparação entre os mandamentos de Deus e os mandamentos do catecismo 1º Mandamento de Deus Amar a Deus sobre todas as coisas 1° mandamento do catecismo Amar a Deus sobre todas as coisas 2º Mandamento de Deus Não farás para ti imagem de ESCULTURA, nem do que há em cima nos céus e nem embaixo na terra. 2° mandamento do catecismo Não tomar Seu santo nome em vão 3º Mandamento de Deus Amarás o Senhor teu Deus acima de todas as coisas 3° mandamento do catecismo Guardar domingos e festas de guarda 4º Mandamento de Deus. Lembra-te do sábado para o santificar 4° mandamento do catecismo Honrar pai e mãe 5º Mandamento de Deus Honra teu pai e tua mãe 5° mandamento do catecismo Não matar 6º Mandamento de Deus Não matarás 6° mandamento do catecismo Não pecar contra a castidade 7º Mandamento de Deus Não adulterarás 7° mandamento do catecismo Não furtar 8º Mandamento de Deus Não furtarás 8° mandamento do catecismo Não levantar falso testemunho 9º Mandamento de Deus Não dirás falso testemunho 9° mandamento do catecismo Não desejar a mulher do próximo 10º Mandamento de Deus Não cobiçarás 20° mandamento do catecismo Não cobiçar as coisas alheia Observe a mudança, mas quem mudou a Lei? No dia 7 de março de 321 AD, Constantino o Grande promulgou a primeira lei civil acerca do domingo, ordenando que todas as pessoas do império romano, exceto os fazendeiros, deveriam descansar no domingo. QUEM ASSUMIU A MUDANÇA? Quem oficialmente ASSUMIU A MUDANÇA do dia de descanso do sétimo dia para o primeiro dia da semana foi a Igreja Católica. Um catecismo da Igreja Católica Romana, de Peter Geiermann diz: “Pergunta: Qual é o dia de descanso? Resposta:O sábado é o dia de descanso. Pergunta: Por que guardamos o domingo e não o sábado? Resposta: Guardamos o domingo ao invés do sábado porque a Igreja Católica… transferiu a solenidade do sábado para o domingo”. Não estou aqui atacando nenhuma igreja e sei bem que quando Jesus voltar ele não vai vir buscar placa de igreja, e sim cristãos sinceros de coração, mas que terão características especiais, uma delas está diretamente ligada aos mandamentos por que são esses que Satanás faz guerra de acordo com apocalipse 12:17. Pense: Após Sua ressurreição Jesus ainda passou 40 dias estabelecendo Sua igreja e, no entanto, não disse que o Sábado foi transferido para o domingo por causa de Sua ressurreição. Se realmente o Sábado tivesse sido abolido, você não acha que Jesus diria abertamente? Ao contrário, preste atenção no que Cristo disse ao ver de uma maneira profética a destruição de Jerusalém, que aconteceria ainda uns 40 anos depois de Ele subir ao céu: Mateus 24: 20 “…Orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no Sábado.” Jesus disse isso porque para fugir no inverno é muito mais difícil e no sábado é dia de adorar e não de viajar. Bom, eu poderia discorrer aqui por horas a respeito desse assunto mas finalizo aqui, e se alguém me pergunta porque eu guardo a sábado eu respondo: Eu guardo o sábado por que Adão guardou, porque os profetas guardaram, porque a Virgem Maria guardou, porque José seu esposo guardou, porque Jesus guardou, porque os discípulos guardaram, porque no céu nós vamos guardar e vamos guardar por toda a eternidade nesta terra renovada, então, se eu quero estar do lado de Deus minha prova de amor a Ele é essa afinal em João 14:15 Ele disse" Se me amais, guardareis os meus mandamentos." Quer saber mais? Leia: Livro Do sábado para o domingo Livro O grande conflito Ou me ligue que estudaremos a bíblia juntos 041987308067
  • Confuso,ainda acho que é o sábado que guarda
  • Silvana do Carmo de Almeida
    Achei muito bom. Aprendi muito a respeito de Jesus filho de Deus 🙏
  • Agnaldo Sales
    Maravilhoso, muito bom , bem explicado e de fácil entendimento! Amém e graças a Deus.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.