O Livro Sagrado é uma poderosa ferramenta de aproximação e diálogo com Deus, pois nele encontramos os ensinamentos do Pai e, muitas vezes, a cura para nossas dores e angústias. Hoje, com a rotina agitada, acelerada e “com tudo pra ontem” que temos, encontramos dificuldades em diversas situações por falta de paciência.
A virtude e a maturidade de saber esperar, de dar paz e espaço a determinadas situações de nossas vidas, pode trazer sentimentos destrutivos como ansiedade e frustração.
Muitos são os caminhos que podemos buscar para vencer essas sensações adversas como a ajuda médica e os acompanhamentos psicológicos. Cada um é valioso e necessário em muitos casos. Mas, nessa luta, a palavra de Deus também se apresenta como uma grande aliada para quem deseja encontrar a paz e o cuidado com as dores e anseios do espírito.
Aliás, a paciência é um dos frutos de quem leva uma vida caminhando com Jesus. É uma virtude que nos ajuda a tomar decisões no tempo certo, com sabedoria para ouvir a voz de Deus e compreender Seu tempo sobre as coisas.
Em toda a história de amor de Deus, podemos ver, por inúmeras vezes, sua paciência com nossos tropeços e incompreensões. O Pai sempre nos oferece chances de arrependimento e perdão quando falhamos, mesmo que demoremos para enxergar nossos erros por prepotência, ingratidão ou imaturidade. Mas, se engana quem pensa que a paciência é uma virtude necessária apenas em nossa relação com o Pai. Ao nos relacionarmos com nossos amigos, família e colegas também precisamos colocar em prática a paciência, confiando que Deus agirá no tempo certo.
Para quem não tem ou encontra dificuldades em praticar a paciência, é preciso pedir, pois Deus poderá ajudar. Esse pedido, por meio da Sua Palavra, se fortalece. Por isso, preparamos três versículos bíblicos que podem te ajudar a encontrar calma e serenidade nesses momentos:
No Livro de Romanos, percebemos uma descrição clara de que a paciência é fruto da adversidade, das provações que passamos e dos momentos onde colocamos nossa fé à prova.
“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança.” (Romanos 5, 3-4)
Outro ensinamento da Bíblia Sagrada é que todas as promessas que Deus tem são alcançadas conforme o Seu tempo, quando esperamos com paciência e confiamos em seus planos. Nas narrativas bíblicas, encontramos muitas histórias daqueles que esperaram com paciência por suas promessas:
“Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que, pela fé e paciência, herdam as promessas.” (Hebreus 6, 12)
Para finalizar, lembramos de um trecho bíblico que nos fala da importância da paciência ligada à fé e, ainda, sobre a necessidade da paciência para alcançarmos aquilo que não pode ser visto por nossos olhos:
“Porque, em esperança, somos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê, como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.” (Romanos 8, 24-25)
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.