4 fotografias religiosas que marcam a história da fé católica

4 fotografias religiosas que marcam a história da fé católica

Quanta história traz uma fotografia e quantas memórias sagradas ela pode despertar? A fé católica conhece a força e o poder da imagem para a evangelização e, por isso, a Igreja encontra em fotografias, pinturas, monumentos e imagens de santos uma ferramenta potente para manifestação do sagrado. 

Embora, atualmente, falar em imagem seja comum e essencial em qualquer tema, a relação entre imagem e a fé católica não é de hoje. Nos ritos católicos, percebemos fortemente a comunicação imagética. Na própria liturgia, percebemos essas manifestações por meio das vestes sacerdotais, dos vasos sagrados e dos movimentos litúrgicos.

“A liturgia da Igreja pressupõe, integra e santifica elementos da criação e da cultura humana, conferindo-lhes a dignidade de sinais da graça, da nova criação em Cristo Jesus.” (CIC, n. 1149)

As imagens, na fé católica, são sinais visíveis do sagrado. Por isso, hoje (19), Dia Mundial da Fotografia, o IDe+ traz fotos que marcam a história do catolicismo: 

1. Papa Pio IX (1846 – 1878) – Primeiro papa a ser fotografado por uma câmera moderna

 

A fotografia do Papa Pio IX é histórica para a Igreja. A chegada dessa invenção moderna ao Vaticano foi em 1840. O cardeal Giovanni Maria Mastai-Ferretti foi papa entre 16 de junho de 1846 e 7 de fevereiro de 1878, tendo assim o segundo pontificado mais longo da história depois de São Pedro. Papa Pio IX foi o primeiro a ser fotografado por uma câmera moderna. 

2. São João Paulo II no livro “As fotos secretas do Vaticano”

Em 2017, a revista Paris Match e o jornal do Vaticano Osservatore Romano lançaram uma obra célebre: uma coletânea de 300 imagens preservadas ao longo da história do menor Estado do mundo, chamado “As fotos ‘secretas’ do Vaticano”. Todas as imagens eram inusitadas e retratavam a humanidade de um papa. O livro continha registros de São João Paulo II ao torcer o seu calção de banho na piscina de Castel Gandolfo e do Papa Francisco chegando a seu apartamento na Casa Santa Marta. Uma das fotografias famosas dessa obra é a que colocamos em nossa lista e você pode ver acima. Ela retrata São João Paulo II em um dos terraços do Palácio Apostólico.

3. O Papa e a padroeira do Brasil

Primeiro Papa a visitar o Brasil, João Paulo II esteve em nossa país em 1980. Aqui, um encontro marcou a memória dos brasileiros e a história da Igreja Católica: a imagem de Nossa Senhora Aparecida nas mãos da Vossa Santidade, o Papa.  Na ocasião, centenas de milhares de pessoas cobriram ruas e calçadas para acompanhar o trajeto do papa, além de outras milhares que estavam nos estádios e santuários para ouvir a mensagem de fé. 

Em uma data memorável, no dia 4 de julho de 1980, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, João Paulo II celebrou a missa inaugural da Basílica da santa padroeira do Brasil. Cerca de 300 mil romeiros acompanharam a homilia. A foto é de Reginaldo Manente, do jornal Estadão.

4. São João Bosco – primeiro santo a ser fotografado

A foto histórica traz o registro de São João Bosco, primeiro santo católico a ser fotografado. Suas fotografias foram capturadas entre 1861 a 1888, ano de sua morte. Suas primeiras fotos foram feitas pois ele estava doente e o intuito era conservar uma lembrança sua, caso viesse a falecer. 

A foto acima é a mais famosa entre todas tiradas: é de 1880, feita pelo fotógrafo M. Schemboche, escolhida como imagem oficial da beatificação e canonização. Além dela, outras são bastante conhecidas como a de Nice, em 1885, tirada por ocasião do 10° aniversário da Obra; a de Sampierdarena, de 16 de março de 1886, desejada pelo marquês Spínola; e a de Martí-Codolar, em Barcelona, em 3 de maio de 1886, com Dom Bosco sorridente, rodeado de colaboradores e meninos. 

E aí, gostou de saber mais da história da fotografia na Igreja Católica? Agora, então, é sua vez! Poste sua foto com tema católico. As principais podem ir pro feed do IDe+. Bora participar?

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.