Esse mandamento é bastante falado e, de que maneira podemos vivê-lo no dia a dia? O Catecismo da Igreja Católica, do número 2197 ao 2257, explica que esse mandamento se refere ao dever de honra que temos com nossos pais biológicos, mas também com todos os que foram revestidos de autoridades sobre nós, como nossos professores, tutores, chefes, governadores, entre outros.
O respeito por este mandamento proporciona, com os frutos espirituais, os frutos temporais da paz e da prosperidade.
O dom da paternidade e da maternidade tem origem divina, e honrando os pais, honraremos a Deus em primeiro lugar. Por isso, a postura que devemos ter com eles deve ser de muita caridade, respeito e obediência.
Isso inclui ter atitudes de perdão, paciência, cumprimento com as regras da casa, ajuda nos afazeres domésticos e prestar a devida ajuda material e moral nos anos de velhice ou quando precisarem, principalmente quando essa ajuda for para questões de saúde: física, mental ou espiritual.
Os Mandamentos da Lei de Deus, ou Decálogo, são as dez frases que o próprio Deus escreveu em tábuas de pedra, conforme o relato do livro do Êxodo (Capítulo 20) e do livro do Deuteronômio (capítulo 5). Essas tábuas ficaram conhecidas como Tábuas da Aliança, pois elas revelam o caminho que Deus propõe para que o homem se liberte da escravidão do pecado e O ame.
Amar a Deus sobre todas as coisas
2º Mandamento
Não tomar seu santo nome em vão
Guardar domingos e festas de guarda
4º Mandamento
Honrar pai e mãe
Não matar
Não pecar contra a castidade
7º Mandamento
Não furtar
8º Mandamento
Não levantar falso testemunho
Não desejar a mulher do próximo
Não cobiçar as coisas alheias
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.