4 motivos para ter um plano financeiro para o futuro

4 motivos para ter um plano financeiro para o futuro

Um plano financeiro é um mapa com ações que podem ser implementadas por qualquer pessoa. O objetivo é realizar mais coisas em sua vida. 

Em geral, ao falar em plano financeiro futuro, as pessoas pensam nas previdências privadas. Contudo, elas representam apenas uma das opções de produtos utilizados para fazer a reserva financeira.

Um plano futuro pode ser de curto, médio e longo prazo. Sugiro considerar o curto prazo até 12 meses, o médio prazo de 12 a 36 meses e o longo prazo a partir de cinco anos.

Para isso, é preciso fazer reserva financeira, além da emergencial. Contudo, o tema é polêmico e até as estatísticas estão confusas. Isso porque muitos brasileiros apontam dificuldades para construir o seu plano financeiro de longo prazo. Um deles é a falta de informação e orientação sobre o tema aplicada às diferentes realidades econômicas, que acaba por prejudicar a conscientização da importância para nossas vidas.

Se você faz parte dos brasileiros que não têm plano financeiro futuro, eu separei quatro motivos para te ajudar a identificar se são importantes para você e sua família viverem melhor em 2023 e nos próximos 4 anos.

Caminho para não perder a esperança e se recolocar no mercado de trabalho

1. Saúde

 Para a prevenção das doenças é preciso uma vez por ano realizar consultas e, se necessário, recorrer a especialistas, suplementação alimentar e exercícios.

 É indicado também ter um plano de saúde, mas isso custa dinheiro. Verifique quanto você tem gasto com consultas, remédios e alimentação. A depender da sua idade e se terá aposentadoria pelo INSS, será preciso complementar com um valor que deverá entrar no seu plano futuro.

 

2. Liberdade

Caso você queira realizar uma transição de carreira ou antecipar a sua aposentadoria, é necessário avaliar quanto precisará de renda complementar. Depois disso, verificar se a sua reserva financeira será suficiente e por quanto tempo.

 

3. Obra Social 

Deus tem falado ao seu coração sobre contribuir com os seus planos por meio  da caridade? Isso você poderá fazer pela ajuda financeira para manutenção de instituições e obras católicas que prestam auxílio às pessoas em situações precárias de vida.

Para que você se estimule a contribuir cada vez com mais obras ou aumentando o valor, sugiro incluir no seu plano futuro o item obras sociais. A partir disso, estabelecer um percentual sobre o seu salário por mês, por um período de 2 anos, por exemplo. 

Observe que você estará mais atento às suas ações que gerem mais às suas obras assistidas. Ah! Até para que dedique um tempo maior, é preciso trabalhar mais por um tempo, aumentando a reserva financeira e assim mais tarde reduzir o tempo com a renda complementar garantida ao seu sustento.

4. Tranquilidade 

Para as surpresas da vida ou mesmo medidas e planos de governos que não favoreçam o crescimento do Brasil e geração de emprego, fará toda a diferença um plano de reserva de longo prazo. Sugiro que sejam considerados, no mínimo, cinco anos de reserva financeira. Isso contribuirá para a sua tranquilidade, bem-estar e sustento da família.

Gostou ? Envie para mais 2 amigos e ajude-os a informarem-se sobre o tema para viverem melhor.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.