Cliques 297
Trabalho excessivo, cobranças intensas e cotidianas, pressão e produtividade como rotinas. Provavelmente você tem alguma dessas queixas, não é mesmo? E esses são gatilhos que podem levar ao esgotamento físico e mental, típicos do estresse.
No trabalho, relacionamento, família ou até mesmo devido às cobranças individuais, o estresse faz parte da vida de 90% das pessoas de todo o mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Sintomas do estresse
Às vezes silencioso, outras vezes devastador. O estresse apresenta sintomas diferentes para cada indivíduo. No entanto, é possível reconhecer os sinais de que você está estressado.
Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, sono desregulado (ou excessivo ou insônia), dificuldade de concentração, problemas estomacais (como gastrite ou irritação), insatisfação com o trabalho ou relacionamento, ansiedade e autoestima baixa.
A longo prazo, esses sintomas podem acarretar doenças mais graves, como a depressão e o Burnout. Por isso, separamos algumas dicas para você trabalhar melhor seu estresse e ter uma vida mais tranquila.
Dicas para aliviar
O IDe+ separou cinco dicas fáceis para ajudar você a controlar o seu estresse. E o melhor é que são dicas que não demandam muito esforço e já trazem resultados imediatos para sua vida. Vamos conferir?
- Caminhadas curtas: que tal aproveitar o final de semana para fazer caminhadas em praças e/ou parques? A caminhada é uma das dicas mais úteis para aliviar o estresse. Isso porque, ao caminhar, o corpo reduz os hormônios do estresse e, ao mesmo tempo, libera endorfina, que traz uma sensação de bem estar e ajuda muito no humor. Apenas 20 minutos são suficientes para efeitos a longo prazo.
- Escute uma música relaxante: e essa dica você ainda pode aliar com a primeira! Ao ouvir músicas, mente e corpo relaxam, porque o som consegue liberar substâncias neuroquímicas no cérebro, ajudando a promover um bem-estar imediato. Se preferir, pode também deixar os ouvidos atentos para ouvir os sons da natureza, que também conseguem provocar efeito calmante.
- Converse: aquele bom bate-papo com os amigos ao final do dia ou então com a família é uma ótima saída para aliviar o estresse. E você pode conversar, inclusive, sobre as coisas que estão lhe perturbando. Falar sobre o que está fazendo mal é uma maneira também de aliviar a pressão e diminuir as tensões.
- Ocupe a mente: xadrez, paciência, jogos de tabuleiro ou baralho, preencher palavras-cruzadas ou montar quebra-cabeça, até mesmo desenhar entra no pacote. Quando ocupamos a mente com coisas aleatórias, conseguimos desconectar os problemas e isso ajuda muito a reduzir o estresse. Além disso, esses exercícios mentais interrompem o ciclo do estresse e, consequentemente, se há algum problema, depois da alta concentração que exigem ficará mais fácil de encontrar a solução.
- Aceite o que não se pode mudar: não sofrer por antecipação ou se culpar por coisas incontroláveis não vai alterar o curso dos eventos. Por isso, trabalhar com a aceitação é uma necessidade para todos que sofrem com o estresse. Mantenha o foco de sua mente e corpo em pensamentos positivos e que geram o equilíbrio em sua vida.
Todas as dicas você já poderá começar a fazer ao final dessa leitura, não é mesmo? E por falar em leitura, essa é a dica bônus de hoje. Ler também é uma excelente maneira de aliviar os sintomas do estresse.
Mudar com essas dicas proporcionará uma alteração em seus hábitos e em sua rotina.
Leia mais sobre o assunto: