5 dicas para fortalecer a virtude da criatividade

5 dicas para fortalecer a virtude da criatividade

A criatividade é uma dádiva e um dom, mas também é uma habilidade que pode ser treinada e fortalecida dentro de nós. Essa virtude está na habilidade e no talento para inventar e inovar no seu campo de atuação.

Muitas pessoas não se sentem criativas, mas a boa notícia é que a criatividade pode ser adquirida e não está restrita aos gênios nem aos talentos extraordinários. Qualquer pessoa pode desenvolver mais criatividade em sua mente. 

Atualmente, a criatividade passou a ser uma qualidade muito exigida nos ambientes profissionais. Com um mundo repleto de máquinas e tecnologia, o diferencial do ser humano dentro do seu ofício está na criatividade, a centelha divina colocada na alma humana que nenhuma máquina ou mecanismo programado pode imitar. 

A criatividade não beneficia somente o âmbito profissional da nossa vida, mas também o nosso cotidiano pessoal na resolução inteligente dos nossos problemas. 

 Deus sempre nos abençoa com ideias criativas se estivermos abertos para perceber os sinais d’Ele. Existem potenciais criativos em todos os filhos de Deus. Além do mais, o nosso potencial criativo pode ser reforçado a partir de pequenas atitudes. Confira algumas dicas para ser uma pessoa mais criativa!

 

1. Escolha boas fontes de entretenimento

Você já teve a sensação de ficar inspirado após a leitura de um bom livro? O simples fato de consumir uma fonte criativa de entretenimento que foi fruto da mente criativa de alguém já é capaz de despertar ideias novas e inspirações diferentes dentro da nossa própria mente.

A criatividade é algo positivamente contagioso. Apenas seremos criativos se estivermos rodeados de referências boas: bons livros, bons filmes, bons documentários e boa música. 

Devemos consumir outras fontes de criatividade não para imitá-las (o que seria equivocado e até mesmo um modo de plágio), mas para formar um “arquivo” mental de ideias e construir as nossas próprias ideias a partir da conexão entre inspirações diferentes. 

 

2. Desperte a sua imaginação 

As crianças costumam ser criativas, porque a imaginação delas é bem ativa. Ocorre que, na correria da vida adulta, ficamos desconectados da nossa imaginação. Um adulto criativo é aquele que não perdeu o seu coração de criança e que continua sendo sonhador e imaginativo. 

Reserve um momento do seu dia para filosofar sobre boas ideias sem qualquer pretensão de alcançar respostas e conclusões. O hábito de reservar um tempo para sair da rotina mais concreta e pensar em temas que não são palpáveis aumentará o lado criativo da nossa mente. 

 Quando você menos esperar, a sua própria mente será naturalmente criativa com esse estímulo filosófico e encontrará respostas para as soluções dos seus desafios na vida profissional e pessoal. 

Imaginar belos cenários e sonhar acordado com situações positivas também fortalecem os potenciais criativos da nossa mente. Sonhar acordado enquanto escuta uma boa música acelera ainda mais a criatividade, pois os benefícios da música para a nossa mente são incríveis. 

 

3. Pratique o autoconhecimento

A nossa criatividade tem a ver com a nossa identidade, porque é a “marca” e a assinatura da nossa personalidade no nosso campo de atuação. Não é possível ser uma pessoa criativa sem conhecer profundamente a autenticidade da nossa personalidade. 

Do que você gosta? No que você acredita? Qual é a mensagem que você quer passar com o seu trabalho? Quem é você? Quais são os traços únicos e autênticos que vivem na sua personalidade? Essas são as perguntas que despertam o potencial criativo que vive dentro de nós. 

Às vezes, não teremos respostas prontas para todas as perguntas, no entanto, o importante é buscar o autoconhecimento dentro do caminho criativo. Ter um diário espiritual, escrever sobre os nossos pensamentos e refletir sobre os nossos sentimentos são boas maneiras de iniciar uma jornada de autoconhecimento. 

Aos poucos, com o aumento gradativo do nosso nível de autoconhecimento, conseguimos ser mais criativos e passar a nossa identidade em tudo o que fazemos. Você verá que Deus colocou um jeito único de expressar a sua voz no mundo dentro do seu potencial criativo. 

 

4. Lute contra o estresse

O estresse é o pior inimigo da criatividade, porque limita o potencial da nossa mente com preocupações e ansiedade. As ideias novas apenas surgem em uma mente tranquila, “arejada” e relaxada. Por isso, é tão importante ter momentos de lazer ou de ócio criativo. 

Quando estamos sobrecarregados com o trabalho e os estudos, a nossa mente não consegue encontrar boas soluções para as nossas atividades e não temos energia para produzir um bom conteúdo com um entusiasmo saudável. 

O ócio criativo é o momento no qual o indivíduo se afasta de uma rotina “mecanizada” de trabalho e encontra descanso em um espaço lúdico de lazer. E, nesse momento de lazer e tranquilidade, a mente consegue produzir novas ideias, as quais poderão ser úteis no trabalho ou aplicadas em diversas áreas da vida. 

As ideias criativas não surgem quando estamos no meio da multidão, estressados ou preocupados demais com o trabalho. As novas ideias florescem em nossa mente nos momentos mais tranquilos e individuais do cotidiano: no lazer, no intervalo do trabalho e até mesmo no banho. Sendo assim, é recomendável ter momentos saudáveis de solidão e de ócio criativo. 

 

5. Reze para despertar a sua criatividade de forma benéfica

Infelizmente, muitas pessoas usam a criatividade para o mal e muitos gênios criativos destruíram as suas vidas com o lado sombrio e vaidoso da criatividade. 

Para a criatividade ser uma ferramenta boa nas mãos dos cristãos, os nossos potenciais jamais poderão se afastar dos caminhos de Deus, das boas mensagens e dos bons propósitos. Devemos usar a criatividade para transmitir somente o bem através de manifestações nobres, belas e justas. 

 O despertar da criatividade e o seu fortalecimento devem ser saudáveis, justos e abençoados por Deus. Nossa criatividade não deve prejudicar qualquer pessoa nem ser usada para quaisquer transgressões da moral. 

 Infelizmente, vivemos em tempos sombrios onde as manifestações artísticas e criativas perderam a beleza da condução divina para mergulhar em transgressões sem sentido com o intuito de “chocar” espectadores. Por essa razão, devemos usar a criatividade como uma ferramenta boa para defender os nossos valores cristãos e demonstrar o correto uso dessa virtude para todos. 

 

Em um mundo que usa a criatividade o tempo todo para influenciar as pessoas, os cristãos também precisam ser criativos e positivamente ousados para transmitir as mensagens dos bons valores da fé em formatos diferentes e modernos a fim de evangelizar mais pessoas. 

Nas mãos de boas pessoas, a criatividade pode ser uma excelente virtude. Que o Espírito Santo sempre abençoe os cristãos com inteligência e sabedoria no despertar e na condução da criatividade dentro das suas atividades. 

 É bom rezar para a criatividade ser sempre benéfica no nosso caminho. Com a criatividade abençoada, poderemos escrever bons livros, fazer belas poesias, compor novas músicas, pintar belos quadros e fotografar as obras de Deus por diferentes ângulos. 

A criatividade artística, quando conduzida pelo Espírito Santo, é um instrumento que louva a Deus e que busca a transcendência através da beleza moral que ela transmite ao espectador. Mas, muito além das artes, o potencial criativo também gera novas ideias para o nosso trabalho cotidiano e inspirações inteligentes que melhoram a nossa qualidade de vida. 

  Depois de assinar o prefácio do volume publicado por Marsilio ,”Uma trama divina. Jesus em contracampo”, do padre Antonio Spadaro, diretor de La Civiltà Cattolica, e demonstrar a sua admiração pelo poeta jesuíta Gerard Manley Hopkins, o Papa Francisco transmitiu uma mensagem aos artistas: 

“Neste tempo de crise da ordem mundial, de guerra e grandes polarizações, paradigmas rígidos, graves desafios climáticos e econômicos, devemos sentir a necessidade da genialidade de uma nova linguagem, histórias e imagens poderosas, escritores, poetas e artistas capazes de gritar ao mundo a mensagem do Evangelho e nos mostrar Jesus”.

 

Para inspirar

Nesse texto, me inspirei em alguns conteúdos, e aqui vai a dica e referência de três deles: 

  1. Livro que retrata a relação entre a Igreja Católica e a criatividade artística
  2. Êxodo: caminho para a libertação. Autor: Marko Ivan Rupnik, S.J
  3. Inauguração da “Escola de Artes e Ofícios” no Vaticano

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.