6 entre 10 brasileiros não praticam atividades físicas como recomenda a OMS

6 entre 10 brasileiros não praticam atividades físicas como recomenda a OMS

Recentes dados estatísticos apontam uma preocupante tendência que surge no cenário de saúde do Brasil: aproximadamente 6 em cada 10 brasileiros não seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 150 minutos semanais de prática de atividades físicas no tempo livre. A estatística reflete não apenas um problema individual, mas também um desafio significativo para a saúde pública e o bem-estar da população.

Segundo artigo publicado na última semana na revista Epidemiologia e Serviços de Saúde, cerca de 60% das pessoas são inativas fisicamente, ou seja, não praticam nenhuma atividade física. Entre os idosos brasileiros com 65 anos ou mais, o número é ainda mais impressionante: apenas 4% realiza alguma atividade de fortalecimento muscular.

Esse levantamento foi feito por pesquisadores do Centro de Pesquisa Clínica e Epidemiológica da USP (Universidade de São Paulo), em parceria com instituições dos Estados Unidos e da Noruega. Para a análise, foram usados dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, feita pelo Ministério da Saúde (MS) com uma amostra de 88.513 participantes.

Renato Max, cirurgião cardíaco, explica que diversos fatores podem contribuir para essa estatística alarmante.

“As mudanças no estilo de vida, como o aumento do uso de dispositivos eletrônicos e o trabalho sedentário, podem levar a uma diminuição da atividade física diária. Além disso, a falta de acesso a espaços adequados para a prática de exercícios, a falta de tempo devido às responsabilidades profissionais e familiares, bem como a falta de conscientização sobre os benefícios da atividade física, também trabalham contra o bem-estar e a saúde”, afirma ele.

O médico destaca ainda que investir em infraestrutura adequada, promover programas de educação sobre saúde e oferecer alternativas viáveis para a prática de atividades físicas são passos cruciais para reverter essa tendência, iniciativas que devem partir de empresas e do poder público.

“Tudo para melhorar a qualidade de vida da população e reduzir a incidência de doenças cardiovasculares, um dos riscos da ausência de atividades físicas”, ressalta Renato Max.

De acordo com a OMS, 150 minutos semanais de exercícios podem contribuir para a redução da mortalidade por doenças metabólicas, cardiovasculares, alguns tipos de câncer (como mama, endométrio e próstata), além de contribuir também para o controle de peso, redução da ansiedade e outros problemas de saúde mental.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.