A Solenidade de Ascensão de Jesus aos céus é celebrada na quinta-feira da sexta semana da Páscoa – 40 dias após a Ressurreição – e marca o fim da temporada do Senhor entre os homens na Terra. No Brasil, porém, a data é comemorada geralmente aos domingos. Este ano a celebração ocorre hoje, dia 21.
Marca também a entrega da missão do Filho de Deus aos Apóstolos, para que levem a mensagem do Senhor a todas as nações. A Ascensão é conhecida como o início da história da Igreja.
“Tendo-os levado até as proximidades de Betânia, Jesus ergueu as mãos e os abençoou. Estando ainda a abençoá-los, ele os deixou e foi elevado ao céu. Então, eles o adoraram e voltaram para Jerusalém com grande alegria. E permaneciam constantemente no templo, louvando a Deus” (Lucas 24,50-53).
Nos Atos dos Apóstolos, quinto livro do Novo Testamento, que descreve o início da Era dos Apóstolos, o episódio é descrito por meio de uma mensagem divina àqueles escolhidos por Cristo para acompanhá-lo, que continuavam olhando para o céu, enquanto ele ascendia. Nesse momento, dois homens vestidos de branco apareceram e lhes disseram:
“Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu virá do mesmo modo como o vistes partir” (Atos 1,11).
Ao celebrar a Ascenção de Jesus, a Igreja nos convida a dar continuidade à missão do Senhor, tal qual foi determinada aos Apóstolos, para difundir o Evangelho por todo o mundo. A subida de Cristo aos céus reforça o nosso comprometimento com a fé e nos faz missionários do Senhor.
Após voltar ao Pai Eterno, Ele nos ensinou a percorrer o caminho que nos levará de volta a Deus, em um perene convite a olharmos para o céu, nossa residência definitiva.
A Ascensão, portanto, deve nos levar a um comprometimento em nossa fé, como discípulos missionários do Senhor. E qual caminho seguir? Só há um, o próprio Jesus:
“Ninguém vai ao Pai, senão por mim” (Jo 14,6).
“Quando eu for elevado na terra, atrairei todos a mim” (Jo 12,32).
“Jesus não entrou em um santuário feito por mãos humanas, e sim no próprio céu, a fim de comparecer diante da face do Pai a nosso favor.”
“E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.”
“E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu?
Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.”
“Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus.”
“Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.”
“Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.”
“Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do Homem para onde primeiro estava?”
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.