Foto: Felipe Gusso
Celebrada quarenta dias após o Natal, a Festa da Apresentação do Senhor fala sobre o momento em que Maria e José levam o Menino Jesus ao Templo, oferecendo-O a Deus conforme a Lei, e revela um dos títulos mais profundos de Cristo: a Luz que veio ao encontro da humanidade. É dessa experiência de fé que se origina a bênção das velas, também conhecida como Festa da Luz, das Candeias ou da Candelária.
Em muitas comunidades, a celebração tem início fora do templo e, não raro, no escuro. Ali acontece a bênção das velas, que serão acesas e levadas em procissão até o interior da igreja. Enquanto o povo caminha, entoa-se o canto que proclama Cristo como “luz para iluminar as nações”.
Ao entrar com as velas acesas, a assembleia recorda que Jesus é a luz que dissipa as trevas no mundo e no coração humano. A chama acesa aponta para a presença viva de Cristo e para a vocação de todo batizado de refletir essa luz na vida cotidiana.
A Festa da Apresentação do Senhor une, de forma inseparável, o mistério de Cristo e de Maria. A Igreja compreende a celebração como memória conjunta do Filho e da Mãe, que participa intimamente da missão redentora do Salvador.
A liturgia também aponta para o sentido mais profundo da Encarnação. A vida de Jesus é uma única missão de amor, que passa pela entrega, pela cruz e pela ressurreição. Há ainda, na celebração, o valor da obediência e da humildade. Maria e José cumprem a Lei por expressão de confiança total em Deus e a verdadeira fé se vive na escuta e na fidelidade cotidiana. Por fim, a Apresentação do Senhor é uma festa marcada pela esperança. A luz que brilha nas velas anuncia que Deus é fiel às suas promessas e continua a iluminar a história, mesmo quando tudo parece escuro.
Como se trata de uma celebração com ritos próprios, é importante que os fiéis se informem na própria paróquia se haverá a bênção das velas e se é necessário levar uma de casa. Em muitas comunidades, elas são distribuídas no início da celebração. Participar da Festa da Apresentação do Senhor é renovar a fé em Jesus como única Luz e esperança da humanidade e deixar que essa luz continue a iluminar a vida, as escolhas e os caminhos de cada cristão.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.