A busca pela salvação por trás do conto da Pequena Sereia

A busca pela salvação por trás do conto da Pequena Sereia Divulgação

Obs.: contém spoilers

O conto de uma sereia que se apaixonou por um príncipe humano e decide largar o fundo do mar para viver sobre a terra é conhecido e já faz parte do imaginário de muitas pessoas de todas as idades.

A fábula de uma princesa sereia ganhou repercussão global após a Disney lançar um filme de animação com a história adaptada para crianças em 1989. Em 2023, o live-action (filme com atores e atrizes reais) da Pequena Sereia também ganhou fama internacional.

O que pouca gente sabe é que a história da Pequena Sereia é uma obra de Hans Christian Andersen (escritor e poeta dinamarquês) que envolve um tema bastante cristão: a salvação da alma.

No conto original, a jovem sereia disposta a desistir da sua vida nos mares para ser uma mulher humana não tem como objetivo principal o amor romântico de um príncipe, mas uma alma capaz de entrar na vida eterna.

A obra conta a história de uma sereia que vive num reino subaquático com o seu pai, o Rei dos Mares, as suas irmãs e a sua avó. No seu mundo marítimo, há uma tradição: as sereias nadam até a superfície a cada ano para observar o mundo humano.

Quando a protagonista recebe permissão para visitar a superfície, vê um príncipe num barco e se apaixona por ele. Assim que uma tempestade derruba o príncipe do barco, a sereia salva o humano. O príncipe, no entanto, nunca soube da identidade da heroína que salvou sua vida, visto que ele estava inconsciente naquele momento.

Muito embora ela tenha se apaixonado pelo príncipe, o amor romântico não foi o principal motivo da sua busca por uma nova vida. Segundo o texto original, ela vai conversar com sua avó, uma sereia mais sábia, sobre os humanos após salvar o príncipe. E, durante essa conversa, descobre algo fascinante: os humanos têm a possibilidade de ir para o céu após a morte.

Sua avó explica que, embora os humanos vivam menos tempo, eles têm alma e podem ganhar o céu (especialmente se forem bons). Já as sereias, por não serem totalmente humanas (são seres mitológicos cujos corpos apresentam uma parte humana e uma cauda de peixe na outra parte), não possuem alma e não podem almejar o céu. Após a morte, uma sereia vira espuma do mar e desaparece. Ao saber disso, ela decide ser uma mulher humana para buscar a eternidade.

Então, a Pequena Sereia resolve tomar uma poção especial para ser uma mulher humana. Ocorre que a sua transformação, como toda realização de um sonho, requer alguns sacrifícios: a perda da sua voz e a sensação dolorosa de mil espadas atravessando o seu novo corpo humano.

Quando ela passa a ser uma mulher e a viver em terra firme, descobre que o príncipe está apaixonado por outra mulher, pois acreditava que aquela era a sua heroína. Eles já tinham a data do casamento marcada. Mesmo depois de conhecer a Pequena Sereia na forma de uma mulher sobre a terra firme, ele se casa com a outra, sem saber a verdadeira identidade de quem o havia salvado.

Com os planos sobre a vida terrestre frustrados, a moça que sonhava com a eternidade resolve voltar para o mar. Porém, ao mergulhar no oceano, ela morre. Seu corpo é transformado em espuma, mas ela ganha uma alma e a eternidade como recompensas pela sua dedicação diante do plano divino.

A sereia herda o céu no seu destino e, conforme o final da história, ela intercede pelas crianças que são boas na terra. Ao encontrar crianças boas e interceder por elas, o seu tempo para chegar até o céu fica mais curto.

Ao longo do tempo, a sua história ficou mais leve e romântica para atender ao público infantil. Acontece que a versão original de Hans Christian Andersen é mais complexa, profunda e religiosa do que as pessoas imaginam. Originalmente, os contos de fadas pretendiam passar mensagens morais fortes para as crianças.

Conforme as ideias do autor da Pequena Sereia, o fato de sua personagem não ter se casado com o príncipe está longe de representar qualquer final triste. Quando estudamos o estilo literário do escritor dinamarquês, percebemos que a conquista da vida eterna representa o grande final feliz da história.

O criador da narrativa da sereia enfrentou a pobreza na infância e era conhecido por ser tímido e desajeitado. Mesmo com a sua timidez, sentiu um chamado criativo muito forte para escrever enredos infantis e publicar os seus livros na vida adulta. A sua história de superação inspirou os seus trabalhos, os seus personagens e a sua célebre frase: “A vida de cada pessoa é um conto de fadas escrito pelos dedos de Deus”.

Simbolismo cristão da Pequena Sereia

O peixe e o mar são elementos presentes nesse conto de fadas e bem marcantes na história cristã também. Para os estudos bíblicos dentro da espiritualidade cristã, o peixe e o mar são símbolos inesgotáveis. Vou destacar algumas passagens que evidenciam esses símbolos na Bíblia.

Peixe

Antigamente, os cristãos primitivos usavam o símbolo do peixe para se identificarem discretamente, pois, assim, podiam conversar sobre Cristo com as pessoas sem chamarem a atenção dos seus perseguidores.

Na Bíblia, a atividade da pesca recebe destaque. Afinal, Pedro, Tiago, João, André e Filipe, grandes apóstolos da história do cristianismo, eram pescadores. Certa vez, Jesus afirmou:

“Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens” (Mateus 4,19).

Mar

  • Moisés

Moisés libertou o povo de Israel da escravidão no Antigo Egito. Sabemos que Deus guiou o Seu povo pelo deserto durante quarenta anos, período que se iniciou com a seguinte passagem: por meio do profeta Moisés, Deus abre o Mar Vermelho para permitir a travessia dos filhos de Israel. Portanto, a abertura do mar foi um grande sinal de libertação.

“Então Moisés estendeu a mão sobre o mar e, com um forte vento leste, o Senhor abriu caminho no meio das águas. O vento soprou a noite toda, transformando o fundo do mar em terra seca” (Êxodo 14,21).

  • Jesus

Segundo a Bíblia (Mateus 14, 26-28), Jesus andou sobre o mar.

Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: “É um fantasma!” E gritaram de medo.

Mas Jesus imediatamente lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo!”

“Senhor”, disse Pedro, “se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas”.

  • Limites entre o mar e a terra (Jó 38, 8-11)

“Quem fechou com portas o mar, quando brotou do seio materno, quando lhe dei as nuvens por vestimenta e o enfaixava com névoas tenebrosas? Eu lhes tracei limites e lhe pus portas e ferrolhos, dizendo: ‘Chegarás até aqui e não irás mais longe; aqui se deterá o orgulho de tuas ondas?'”

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Núbia Lima
    Nossa, só conheço a versão atual da história. Nunca imaginei que a original tivesse um fundo religioso...Muito bom saber dessas peculiaridades.
  • Soneide de Fátima Moreira
    Muito Bom. Não tinha conhecimento. Obrigada pelos ensinamentos.
  • BRUNA GERMANO DOS SANTOS
    Nossa que história linda! Essa parte do filme da pequena sereia , não sabia! Fiquei encantada !😍 gratidão!❤️
  • Patrícia Pereira
    Q lindo ! Adorei conhecer o que está por trás desse filme tão lindo,tão adorado na minha infância!Continuo encantada com o filme,ainda mais agora,sabendo maiss sobre ele!🤩
  • María Aparecida Coelho Costa de Moura
    Muito real e bonito.Comovente e verdadeiro
  • Aguinaldo De Paoli
    Muito interessante. Realmente, eu - e acredito que quase todo mundo - não tinha a menor ideia desse lado tão bonito da história original da Pequena Sereia.
  • Luciana
    Estou mais encantada ainda com a pequena sereia 😍
  • Monique
    Sempre amei o filme e nunca soube disso. Que bom ler. Obrigada por partilhar

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.