A consagração a Nossa Senhora

A consagração a Nossa Senhora

O primeiro passo que nos faz querer a consagração total a Nossa Senhora é entender o porquê é necessário. E a primeira resposta vem do próprio plano de salvação escolhido por Deus ao enviar Jesus por sua mãe. Pelo fato de Jesus ter vindo à humanidade por meio de uma mulher, já mostra como a Igreja entende que se consagrar a Santíssima Virgem é algo agradável a Deus. O que chama muita atenção no método ou forma de consagrar que foi escrito por São Luís Maria Grignion de Montfort foi o modo como descobriram essa consagração.

A história é um pouco misteriosa. Um padre na França, o Pe. Rotureau, estava procurando um material para fazer uma pregação marial. Era o ano de 1842. Para sua surpresa, encontrou alguns papéis que estavam jogados na biblioteca da Casa-Mãe da Companhia de Maria em Saint-Laurent-sur-Sèvre. Ao ter conhecimento do conteúdo, decidiu enviar o material para Roma, para ser analisado junto ao processo de beatificação de São Luís Maria Grignion de Montfort. O fato é que os documentos ficaram por muito tempo escondidos por causa da Revolução Francesa, como previu o próprio Santo, que afirmou que o manuscrito ficaria “sepultado no silêncio de um baú”. Ele entendia que esse era um tesouro e que não deveria ficar escondido, mas que enfrentaria dificuldades em divulgá-lo.

A primeira publicação foi feita em 1956-1957 depois de restaurada pelos monges. Se hoje temos acesso à forma mais perfeita de nos entregarmos a Maria é porque esse tesouro foi descoberto. Ali nós podemos encontrar uma fé muito profunda em Jesus Cristo, ao contrário do que acreditam muitos católicos, que temem desagradar a Deus por causa de uma devoção mariana tão profunda que parece, de alguma forma, competir com o próprio Deus. Mas ao estudar, ao meditar e ao conhecer mais essa santa devoção, os próprios católicos ficam impressionados com tamanha grandeza de Deus. De fato, a nossa fé passa a ser ainda mais cristológica, ou seja, que coloca Cristo ao centro. Não poderíamos fazer isso sem Maria.

Cada detalhe e cada benefício estão muito bem expressos no livro “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”, que na verdade é uma consagração a Jesus Cristo pelas mãos de Maria. Aqueles que entendem a fé, entregam-se a Maria e descobrem um caminho seguro e agradável a Deus.

Eu, pessoalmente, tive uma experiência de fé muito profunda e muito marcante ao ler a obra. Por esse motivo, incentivei desde o começo da consagração que todos lessem o Tratado, não apenas fizessem as orações, que são de muita importância certamente, mas que também aprofundassem a fé pela razão. Porque Deus usa da nossa razão para se aproximar de nós e para revelar aquilo que é necessário para nossa santidade. Por isso, o meu convite é que você, independentemente se é consagrado, se vai se consagrar, ou se está ouvindo pela primeira vez sobre o assunto, leia o “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”, essa preciosidade, para melhor entender a fé católica.

Um abraço.

Deus abençoe!

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Natalia Pedroso
    Não estou conseguindo acompanhar todos os dias, mas os que eu vi achei muito lindo! Parabéns!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.