A devoção a Nossa Senhora do Rosário venceu heresias e batalhas

A devoção a Nossa Senhora do Rosário venceu heresias e batalhas

Em outubro, no dia 07, a Igreja celebra a memória litúrgica de Nossa Senhora do Rosário, uma devoção que transcende o tempo e cuja história é marcada por aparições divinas, batalhas vitoriosas e a profunda ligação com a Mãe de Jesus.

A devoção conhecida como o Santo Rosário é uma das mais antigas e reverenciadas pela Igreja Católica, com raízes que remontam ao ano 1212. Mas, o que torna o Rosário tão especial e poderoso? A resposta passa por muitas demonstrações de fé e milagres.

Como já escreveu Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), “Nossa Senhora do Rosário ou do Santíssimo Rosário é um título atribuído a Nossa Senhora devido a sua aparição à São Domingos de Gusmão em 1214 na Igreja do Mosteiro de Prouille”. Foi lá que a Mãe de Jesus entregou o rosário ao frei dominicano. Esse título também é conhecido pela aparição de Nossa Senhora aos pastorzinhos em Fátima.

Nessa visão, a Virgem entregou-lhe o Rosário como resposta a suas orações e lhe ofereceu uma poderosa ferramenta para combater a heresia albigense. São Domingos, movido pela graça divina, viu no Rosário um escudo espiritual para vencer as heresias que ameaçavam a fé católica.

A “entrega” do Rosário pela Virgem Maria e sua simplicidade contribuíram para a disseminação da prática da piedade entre as pessoas e se tornou uma “mística do povo”, como reconhecida pelo Papa Francisco. Nesse contexto, o Rosário se revelou um instrumento de refúgio, conforto, força e confiança para enfrentar as dificuldades da vida, um meio para vencer as heresias e fortalecer a fé.

A força do Rosário

Em 1571, o mundo testemunhou a força do Rosário em um evento que ficou registrado na história como a Batalha de Lepanto. Naquela época, os muçulmanos pressionavam as fronteiras da Europa e uma Santa Liga foi criada para impedir seu avanço. Papa Pio V, um dominicano devoto de Nossa Senhora, abençoou a bandeira de guerra da Liga com o símbolo do Crucifixo entre os Apóstolos Pedro e Paulo e pediu a todos os cristãos que participassem da batalha pela oração do Santo Rosário.

No dia 7 de outubro de 1571, ocorreu o triunfo. Os cristãos, confiantes na intercessão de Nossa Senhora e guiados pelo Rosário, resistiram aos ataques dos turcos otomanos e saíram vencedores na Batalha de Lepanto. Foi uma vitória que todos reconheceram como obtida por intervenção divina.

Em 1572, o Papa Pio V instituiu a festa de Santa Maria da Vitória, posteriormente transformada pelo Papa Gregório XIII na festa de “Nossa Senhora do Rosário”. Assim, a devoção ao Rosário foi oficialmente reconhecida e celebrada pela Igreja Católica para marcar a importância desta prática na vida dos fiéis.

A história do Santo Rosário é repleta de conquistas espirituais e milagres. Em 1683, em Viena, mais uma vez a oração do Rosário foi o instrumento para deter o avanço dos muçulmanos.

Nossa Senhora do Rosário é vista como aquela que intercede nos momentos cruciais da história e guia os fiéis para superar desafios e dificuldades.

Hoje, o Rosário é um instrumento dado pela Virgem Maria para contemplar a vida de Jesus. Em diversas aparições marianas, como em Lourdes e Fátima, a Virgem Maria enfatizou a importância da oração diária do Rosário para superar divisões, discórdias e inquietações nos corações, tanto em famílias quanto entre os nações.

O Santuário mais famoso do mundo dedicado a Nossa Senhora do Rosário é o de Pompeia, fundado pelo Beato Bartolo Longo no século XIX. A devoção ao Rosário continua a atrair milhões de fiéis em todos os lugares, que encontram na oração do Rosário um meio de fortalecer sua fé e buscar a intercessão da Virgem Maria em suas vidas.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.