Toda esposa é influente? E o que essa influência realmente causa no casamento?
Essas são duas perguntas-chave para entender o papel da esposa no casamento. Mas eu diria que, antes de responder a essas duas perguntas, existe outra que surge como uma forma de objeção ao próprio casamento: é possível que apenas uma pessoa mude o casamento? Desse ponto que vou falar sobre quem é essa esposa influente.
Algumas mulheres já até me perguntaram porque eu falo somente com as mulheres. A resposta é simples: eu sei do poder de influência que uma mulher tem.
A mulher que usa essa influência consegue desabrochar o melhor do homem, e juntos eles são melhores no casamento. Isso é o florescer. Por isso, esposas, não se preocupem em pensar que excluo os homens ou que não reconheço a responsabilidade deles; mas o que eu vejo em vocês, quero que vejam também.
É um poder com algumas características bem definidas: é um poder silencioso, observador, presente e que conecta profundamente. Mas isso não significa que seja um poder calado.
Ao contrário, ao desenvolver esse tipo de influência, o casal passa a conversar mais e melhor, mas isso é consequência. Mas a ânsia de conversar quando é motivada pela carência, que se manifesta no jogo emocional, tende a ser um desastre, recheada de críticas, acusações e lamentações.
O diálogo saudável, que é plantado pela esposa influente, preza pela conexão íntima, que é silenciosa. Comparo essa fase com a preparação de um solo para o plantio. Antes mesmo de plantar, é necessário verificar como está o solo e tratá-lo para que se torne fértil. Do contrário, se perde a semente.
A diferença é que o casamento é intangível porque se trata de um relacionamento, por isso essa fase de preparação parece não acontecer nada, e é quando as pessoas impacientes deixam de usar o poder da influência.
A esposa influente enxerga esse invisível e por isso é persistente, tem esperança, fé e entende que quanto mais ela fizer sua parte, mais ela contribui com a ação de Deus, Ele sim que é capaz de entrar nos corações. A esposa influente se torna uma porta no coração do marido para Deus entrar. É claro que cada um tem a liberdade, dada por Deus, de permitir essa entrada e morada de Deus. A conversão depende do querer, mas quando existe uma influência para isso, torna-se mais provável de acontecer.
Minha mãe me ensinou que os amigos influenciam, e por isso eu deveria escolher bem. Imagina então essa influência dentro do matrimônio!
Vejo isso por dois ângulos: um indicando cuidado com más influências; outro indicando se deixe influenciar e influencie quando for para ser uma pessoa melhor para Deus.
O fato é que como seres falhos que somos, transitamos nos dois pontos, tanto o negativo quanto o positivo. A esposa que não aprende a dominar a influência acaba pendendo para o lado negativo, e mesmo sem querer, causa mal ao casamento.
Quando essa esposa decide estar no controle de si, ela influencia positivamente e começa a colher os frutos de um casamento mais feliz. Ela entende quem realmente é, ela confia em Deus e por isso confia nela mesma; ela entende o que fazer com seus sentimentos e, por isso, atinge um patamar de autodomínio que é transformador.
Talvez você se pergunte, mas como é o dia a dia dessa esposa? Dá para replicar? Sim! E tudo começa no silêncio.
Mas não é um silêncio de quem está conformada com a situação e desesperançosa do que possa acontecer. No fundo, ela tem ainda esperança, mas ao mesmo tempo não se ilude, e aceita que seu marido não mude nunca. Essa é a parte mais difícil de aceitar. Porém, é aqui que começa a mudança.
Mesmo que a situação do esposo permaneça igual, essa esposa sente paz. Um passo além é colocar-se abaixo de uma missão que só quem compreendeu o invisível é capaz de suportar com compaixão.
Nesse ponto, vejo que os maridos começam a mudar. Porque a influência acontece o tempo todo, e quando tomamos o controle dela, mudamos o cenário. A questão é que esse nunca pode ser o objetivo da esposa.
Sobre isso, é tal a tentação que devemos estar vigilantes. Acreditar tendo os pés na realidade. Fé junto da ação. Acreditar que tudo depende de Deus, mas fazendo como se tudo dependesse de você. Aqui começa o florescer no casamento da esposa influente.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.