A evolução do agro para além da produção rural

A evolução do agro para além da produção rural

Artigo por Danilo Mesquita, administrador e especialista em Tecnologia da Informação

Quando mais jovem, não tinha muito contato com o segmento agro, pois cresci em grandes centros urbanos. Há pelos menos 10 anos, passei a estar muito próximo de cooperativas e de produtores rurais, o que meu deu a visão e até participação do que é a realidade atual.

Ao pesquisar, descobri que a agricultura no início dos anos 1980 era significativamente diferente do que é hoje. Naquela época, o setor agrícola passava por fortes mudanças, mas ainda era caracterizado por métodos tradicionais e limitações tecnológicas em comparação com as práticas agrícolas modernas que temos hoje.

O agronegócio é uma das indústrias mais importantes do mundo, responsável por alimentar a população global e impulsionar as economias de muitos países pelo planeta. Mesmo os que não produzem, dependem do agro de alguma forma. Portanto, exerce grande
força e influência na economia mundial.

Nas últimas décadas, o segmento tem passado por uma significativa transformação impulsionada pelo avanço tecnológico. Isso implica a inclusão de tecnologias como sensoriamento remoto com dispositivos IoT (Internet das Coisas); a inserção de softwares de gestão, tanto em cooperativas, quanto para o produtor; máquinas autônomas otimizadas para obter máxima performance tanto no plantio quanto na colheita; e mais recentemente o uso de inteligência artificial em alguns processos. Dentre outras inovações que têm desempenhado um papel crucial na otimização e aumento significativo da produção, na melhoria da produtividade e na sustentabilidade ambiental – que tem sido tema de grandes debates em torno do que se pode fazer para produzir sem agredir o meio ambiente.

O cenário Brasileiro

No Brasil, o agronegócio desempenha um papel fundamental na economia local e ajuda a movimentar economias mundiais. O país é um dos maiores produtores e exportadores agrícolas globais e a modernização dos processos tem sido decisiva para a expansão e o aprimoramento do setor. O uso de tecnologias como o sensoriamento para operações remotas é especialmente relevante em razão da vasta extensão territorial do país e das áreas de plantio. A utilização de drones e satélites possibilita monitorar grandes áreas de forma ágil e precisa, o que identifica problemas antes que eles se tornem mais graves. Isso é particularmente importante para a preservação do meio ambiente e para o combate ao desmatamento ilegal.

Tecnologias específicas

Softwares de gestão também têm sido amplamente adotados pelos agricultores brasileiros, que vão desde pequenos e médios produtores rurais a cooperativas de grande porte, as quais o Brasil possui algumas das maiores do mundo. Os recursos oferecidos por esses softwares contribuem para aumentar a eficiência na gestão das operações, reduzem os custos de produção e facilitam o cumprimento das exigências regulatórias nacionais e internacionais.

No campo das máquinas autônomas, o Brasil tem experimentado avanços significativos. A mecanização e a automação agrícola têm sido cada vez mais adotadas e permitem o aumento da produção e a redução da dependência de mão de obra, o que é particularmente relevante em um país onde a disponibilidade de trabalhadores rurais tem diminuído ao longo dos últimos anos.

Mais recentemente, com o aperfeiçoamento da inteligência artificial e do tratamento e uso inteligente de informações, a análise de dados vem ganhando espaço no agronegócio brasileiro.

Com uma agricultura diversificada e voltada tanto para o mercado interno quanto para o externo, a análise de dados se torna crucial para aprimorar a tomada de decisões e aumentar a competitividade.

Foto: divulgação

Desafios e Perspectivas

Apesar dos avanços tecnológicos, o agronegócio ainda enfrenta grandes desafios no Brasil e mundiais. A ampla adoção de tecnologias requer investimentos consideráveis, o que pode ser um obstáculo para pequenos produtores. Além disso, a infraestrutura de conectividade em áreas rurais é um ponto de atenção, uma vez que muitas tecnologias dependem de uma conexão estável à internet. Neste caso, o 5G chega com a proposta de resolver essa questão e ainda ampliar de maneira significativa a conectividade no campo.

De maneira geral, a perspectiva da relação do agronegócio com a tecnologia é muito positiva e promissora. Com a crescente demanda que cerca o segmento agro em escala global, o uso de novas tecnologias e o surgimento de soluções desenvolvidas por empresas voltadas para o agronegócio tendem a colaborar e fomentar inovações essenciais para garantir uma produção eficiente e sustentável em todos os aspectos. A constante evolução tecnológica, de forma geral, e a busca pela inovação continuarão a impulsionar o setor para torná-lo cada vez mais resiliente e adaptado aos desafios presentes em um futuro próximo.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.