Conhecida como Padroeira de toda a América, Nossa Senhora de Guadalupe já intercedeu graças por muitos de nós. Veja sua história!
Era um sábado de dezembro, em 1531, o indígena cristão Juan Diego caminhava rumo à missão franciscana de Tlatetolco para assistir à Missa em honra a Nossa Senhora. Ao passar pela colina do Tepeyac, ouviu uma música linda. Ao procurar de onde vinha, escutou uma voz lhe chamar:
– “Juanito, Juan Dieguito”.
Ele caminhou em busca da voz e encontrou uma jovem senhora linda e serena. Sua única reação foi cair de joelhos e sorrir para Ela. Após se anunciar como a Virgem, Mãe do Deus verdadeiro, Ela pediu a Juan que construísse um templo naquele lugar para que pudesse derramar Seu amor, compaixão, socorro e proteção a todos que procurassem seu auxílio.
Juan foi até a casa do Bispo na época, Frei Juan de Zumárraga e, ajoelhado, repassou o desejo de Maria para ele. O Frei pediu alguns dias para pensar e avaliar. Desanimado, Juan voltou à colina para explicar a Virgem o que havia acontecido. Após mais uma tentativa, o Bispo pediu a Juan uma prova de seu encontro com a Virgem.
Juan, no entanto, teve problemas com a saúde de seu tio e faltou ao encontro com a santa. Durante sua ida ao mosteiro de Santiago Tlatelolco para buscar um padre que pudesse abençoar o enfermo, Nossa Senhora intercedeu pela cura do tio de Juan. Ela, sem titubear, pediu ao fiel que fosse ao topo da colina, colhesse as flores e as guardasse em seu manto. Mas, reforçou que o manto só deveria ser aberto para o Bispo.
Ele seguiu à risca as ordens da Virgem e, assim que mostrou as flores para o Bispo, elas ainda tinham o orvalho fresco da manhã e no pano do manto eles viram a imagem d’Ela, exatamente como aparecera para Juan.
O Bispo imediatamente recolheu o manto e o colocou em um oratório e pediu a Juan para visitar o local em que deveria ser construído o templo. Seu nome, Guadalupe, foi dito ao tio de Juan. Ela falou para ele, em uma aparição, que deveria ser chamada de ‘Tequathanouph’, que significa ‘que teve origem no cume da pedreira’. Com a língua espanhola, o nome transformou-se em Guadalupe. A fama do milagre se espalhou rapidamente e multidões apareciam na casa do Bispo para apreciar e rezar no manto.
O Santuário foi construído por povos indígenas que, para a inauguração, enfeitaram um caminho de seis quilômetros com flores, música e dança. Assim que a imagem foi transferida para o Santuário, peregrinações começaram a chegar de todos os lugares.
Ó gloriosa Mãe de Deus, Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira das Américas,
Tu és nossa mãe compassiva,
Curai nossas penas,
Nossas misérias e dores,
Acolhei-nos no aconchego do Teu manto,
Escutai mãe as nossas preces.
(Faça o seu pedido)
Amparai os doentes e desempregados,
Abençoai nossas casas e as nossas famílias,
Protegei nossos filhos,
Livrando-os das maldades e dos perigos desse mundo,
Guardai nossos lares,
Escondendo-os dos olhos dos maus,
Que neles o nome de Deus seja sempre invocado com respeito e amor,
Que os seus mandamentos sejam observados com fidelidade,
Que Vosso bendito nome, ó Mãe querida,
Seja sempre lembrado com muita devoção,
Que a palavra de Deus seja sempre meditada,
E seguida todos os dias da nossa vida.
Que a nossa obediência a Teu Filho Jesus,
Exale tal qual rosa um perfume de santidade.
Amém.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.