A história de Santa Dorotéia, famosa pelas conversões que gerou, e as maçãs e rosas do paraíso

A história de Santa Dorotéia, famosa pelas conversões que gerou, e as maçãs e rosas do paraíso

Santa Dorotéia nasceu no final do século III na Cesareia, Capadócia, uma região da Ásia Menor onde começava uma das primeiras comunidades cristãs. Filha de pais martirizados pelo império romano por se recusarem a renegar Jesus Cristo, Dorotéia herdou uma fé profunda desde sua juventude.

Ainda criança, se destacava por sua dedicação à oração, sacrifício por meio do jejum e obras caritativas em prol do próximo. Cesareia, naquela época, estava sob o comando do pretor Saprício, um perseguidor implacável dos cristãos. A perseguição se intensificou quando os poderosos souberam reputação de Dorotéia e ordenaram sua prisão.

Diante das ameaças de ser lançada na fogueira, a jovem permaneceu firme em sua fé e se recusou a oferecer sacrifícios aos deuses. O pretor, na tentativa de quebrar sua resistência, decidiu confiá-la a duas jovens, Crista e Calista, que haviam renunciado ao cristianismo anteriormente. No entanto, o plano de Saprício falhou, pois Dorotéia converteu as duas ao cristianismo, e ambas enfrentaram o martírio antes dela.

O juiz, durante a sentença de condenação à morte por decapitação, fez a presença de Deus acontecer materialmente. Isso porque ele zombou dela, pedindo maçãs e rosas do paraíso como prova de sua fé. Dorotéia, fiel à sua palavra, fez a promessa se cumprir. Antes de sua execução, um anjo entregou a Teófilo uma cesta com três rosas e três maçãs.

Santa Dorotéia também enfrentou perseguições do governo e foi uma das primeiras cristãs a ser alvo direto da tentativa de eliminação do cristianismo na Capadócia. Mesmo diante do martírio que se aproximava, ela não negou sua fé, disse que tinha pressa de se encontrar com Jesus, que chamou seus pais para Si.

Um milagre ocorreu no momento de sua execução. Ao ser decapitada, Dorotéia pediu um breve momento para rezar. Após orar, ela chamou um garoto de seis anos, enxugou seu rosto suado com um lenço e entregou ao menino. Quando o garoto entregou o lenço ao juiz, chamado Teófilo, ele sentiu o perfume de flores e frutas, o que o levou à conversão. A Santa é sempre lembrada pela coragem, mas também por seu impacto na conversão daqueles que a desafiaram.

Oração a Santa Dorotéia

“Santa Dorotéia, que conservastes com cuidado o lírio da pureza, obtende a bondade do Senhor, de conservar íntegra em nosso coração a virtude da castidade, para possuirmos contigo a alegria do Paraíso. Santa Dorotéia, que com o exemplo e a palavra conservastes o Evangelho às tuas irmãs, conceda-nos a graça de sermos mensageiras de Deus, capazes de anunciar Sua Palavra com amor aos irmãos, para conduzi-los à estrada da justiça e da santidade. Gloriosa Mártir Santa Dorotéia, que do céu mandaste um cesto de frutos e flores ao teu perseguidor Teófilo, e ele, experimentando no íntimo da alma a tua bondade e a tua glória, se converteu ao cristianismo, obtende-nos a graça de vivermos fielmente o nosso batismo, anunciando a todos a fé e, levar assim, o nosso atributo para realizar na terra a paz e o amor. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém.”

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.