A história de São João XXIII, o “Papa Bom”

A história de São João XXIII, o “Papa Bom” Foto: reprodução Vatican News

Conhecido carinhosamente como o “Papa Bom” ou “Papa da bondade”, São João XXIII teve um pontificado relativamente curto, mas profundamente marcante. Uma de suas primeiras e mais impactantes ações foi convocar o Concílio Vaticano II, em 1962, evento que transformou e preparou a Igreja para os desafios do século XXI.

Essa convocação foi para repropor o conteúdo da fé para responder de forma mais eficiente às questões da vida moderna, em uma sociedade que passava por profundas mudanças sociais e culturais.

Pacem in terris, a última encíclica escrita por João XXIII, é um dos documentos mais celebrados de seu pontificado. Publicada em 1963, aborda a importância de uma paz mundial que seja fundada nos princípios da justiça, da verdade, do amor e da liberdade. João XXIII acreditava que a dignidade de todas as pessoas e povos precisava ser respeitada e essa mensagem ainda ecoa nas discussões contemporâneas sobre direitos humanos e convivência pacífica entre as nações.

Nascido como Angelo Giuseppe Roncalli, São João XXIII também ficou conhecido por sua simplicidade e proximidade com o povo. Ele acreditava que a Igreja deveria ser uma casa acolhedora para todos, especialmente para os mais necessitados. O Concílio Vaticano II, que inaugurou em 11 de outubro de 1962, foi ponto-chave de abertura e renovação. Por isso, a data litúrgica do santo foi escolhida para coincidir com esse dia simbólico.

Antes de se tornar Papa, Roncalli teve uma vida pastoral rica, com atuação como diplomata da Santa Sé em países como Bulgária, Grécia e Turquia. Nesses locais, ele trabalhou para aproximar as Igrejas Ortodoxas e promover o diálogo. Durante a Segunda Guerra Mundial, usou sua posição para ajudar judeus a escapar do regime nazista, emitiu vistos e facilitou sua fuga. Esse espírito de misericórdia e diálogo marcou seu papado e a forma como guiou a Igreja.

De acordo com o site Vatican News, o santo foi um diplomata com grande coração e mensageiro da paz. Para ilustrar, um episódio ocorrido em 1962 é lembrado: o governo norte-americano descobriu e existência de mísseis em uma base soviética localizada em Cuba, com ogivas nucleares capazes de atingir Washington e as principais cidades estadunidenses. A intervenção do Papa João XXIII contribuiu muito para diminuir a crise e o perigo de uma guerra atômica naquele momento foi afastado.

São João XXIII faleceu em 3 de junho de 1963. Sob o título de “Papa Bom”, é lembrado por sua humildade, coração aberto para o diálogo e desejo de aproximar a Igreja das realidades contemporâneas, sempre com base na tradição, mas sem perder de vista as novas exigências de uma sociedade em constante transformação.

Frutos do Concílio Vaticano II

A convocação do Concílio Vaticano II  feita por São João XXIII gerou muitas reflexões e direcionou os rumos da fé que os católicos vivenciam diariamente. Conheça alguns documentos importantes que podem ser consultados a qualquer momento para esclarecer dúvidas e agir com sabedoria:

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.