A importância da esposa no casamento

A importância da esposa no casamento

“O enfrentamento final entre Deus e satanás será sobre a família e o matrimônio”, disse Irmã Lúcia, vidente de Fátima.

Essa foi a frase que me estimulou a iniciar um projeto para ajudar os casais – se essa será a batalha final, então é uma batalha que precisamos lutar ao lado de Deus.

E, de dentro dessa inspiração, veio também a delicadeza de Deus em mostrar aos meus olhos como a esposa é influente dentro do casamento, quando já no início Eva influenciou seu marido Adão a comer do fruto proibido. O que nos mostra que a influência da esposa pode ser muito negativa, a ponto de levar à perdição, quando escondidos de Deus. Mas essa influência pode ser feita para o bem quando Deus habita em nós. Como fez Nossa Senhora ao influenciar seu próprio filho nas bodas de Caná, o que O levou a se autorrevelar publicamente com seu primeiro milagre da transformação da água em vinho.

O fato é que essa mesma influência está presente em todas as mulheres e, em especial, no casamento, quando em união sacramental com seu marido, uma vez que Jesus elevou o matrimônio a sacramento. Portanto, Deus faz parte do casamento e nos dá as graças necessárias a esse estado (lembremos de pedir!).

Por aqui você já pode pensar em casamento como missão: missão de Deus desde o início quando, no Gênesis, Deus “homem e mulher os criou” (Ge 1, 27), e viu que “não é bom que o homem esteja só” (Ge 2, 18). Já no livro da criação, Deus revela sua missão para a humanidade, de união e família (“sede férteis e multiplicai-vos” – Ge 1, 28).

Portanto, a família nasce com um propósito de amor-doação: unir-se a alguém para sempre é doar-se sempre; ter filhos e criá-los no amor é doar-se. E se pensarmos que a paixão de Jesus foi doação, do início ao fim, devemos também nós suportar o que for preciso para que nosso sacrifício se transforme em compaixão (“Eu quero misericórdia, não Sacrifício” – Mt 9,13).

Mas no mundo hoje são muitas as aflições de quem quer ter filhos. Medos que fazem com que muitos casais escolham ter poucos ou não ter filhos. E para combater esses medos, temos que trazer a missão do casamento: é formar uma família para o céu! Se pensarmos nos perigos, estamos com a cabeça voltada para as coisas do mundo e pensando como o mundo. Mas se pensamos em vida eterna, que Deus é vida e só dele vem a vida, então quanto mais filhos, melhor.

Olhando para a eternidade, qualquer sacrifício ou sofrimento desse mundo ficam pequenos. Então precisamos pensar sempre nas coisas do céu: amor por Cristo, com Cristo e em Cristo. Criar filhos para Deus, e não para o mundo. Essa é a base para um matrimônio cristão como caminho de santidade. Ao contrário do tão ensinado ser feliz, e se procurarmos mais fazer com amor tudo o que podemos e buscarmos em Deus, o único capaz de satisfazer o vazio humano? Deixar de sermos orgulhosos ao achar que somos a fonte de felicidade do cônjuge. No lugar disso, buscar a humildade, como disse Santa Teresa D´Avila: só Deus basta.

 

Carol Tormena – criadora do método Esposa Influente e comunicadora da Obra Evangelizar É Preciso

Livro: A Esposa Influente na missão do casamento

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Parabéns à autora! Gostei deste texto e da imagem com esquema. Eu estou solteira, mas gosto de ler textos assim. Meu primeiro contato com este assunto foi no livro "Mulheres inteligentes, relações saudáveis" do Augusto Cury. Depois, eu li "Sede fecundos" do Padre Léo. O poder positivo da esposa é muito bonito. Dizem mesmo que a mulher é o "pilar" da casa.
  • Adria Solange Santos e Santos
    Maravilhoso conteúdo sempre aprendendo um pouco mas com vc Carol . Cada conteúdo seu é um aprendizado.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.