Qual a importância dos padrinhos para toda a vida?

Qual a importância dos padrinhos para toda a vida?

Os nomes padrinho e madrinha, que têm origem no latim, significam pai e mãe. São aqueles que têm a missão de proteger, cuidar e acompanhar. O batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o primeiro dos Sacramentos, a “porta” que faz o Cristo nos habitar e permite aos cristãos a entrada no seu Mistério.

O momento sagrado representa o início da jornada na Igreja e na Comunidade, a qual continua com a Eucaristia e com o Crisma. O padre Luciano Tokarski, da Comissão Bíblica Catequética da Arquidiocese de Curitiba, explica que o grande objetivo desse sacramento é configurar-se na pessoa de Jesus Cristo.

Padrinhos de batismo ou de crisma têm a missão de colocar os afilhados nas mãos de Deus, que lhe dará todas as graças necessárias para acompanhá-los no caminho da fé que o Senhor convidou a trilhar. Eles devem dar testemunhos desde cedo, ao lado dos pais e de toda a família, apresentar a partir da primeira infância devoções, valores e o temor a Deus. Assim, a semente germinará. A vida espiritual das crianças é influenciada por instruções e exemplos recebidos. Quanto mais elas acompanharem pais e padrinhos vivenciando a Palavra há mais chances de seguirem os mesmos hábitos.

Como explica Rosângela Giorgino, da Pastoral de Batismo do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, trata-se de uma grande responsabilidade por toda a vida do afilhado e, por isso, os pais precisam escolher com atenção e zelo.

“Os pais devem convidar amigos ou familiares com os quais tenham afinidade, um relacionamento sólido e observem uma vida cristã coerente. Aos padrinhos cabe o acompanhamento de toda a vida espiritual dos afilhados. Ainda que não estejam próximos geograficamente, é preciso ser presente e há diversas formas de fazer isso mesmo que não morem na mesma cidade”.

Rosângela ainda acrescenta que os padrinhos devem “viver o batismo, ou seja, serem católicos, crismados e terem uma vida de comunhão eucarística. Além disso, ter maturidade humana e cristã e disposição para acompanhar os pais na educação do batizando na fé”.

Muitas vezes, os convidados a padrinhos e madrinhas são chamados pelos laços com os pais, mas não necessariamente estão preparadas para essa responsabilidade. Isso é um erro, pois o batismo não significa prova de amizade, mas a escolha de pessoas que vão encaminhar toda uma vida e têm diversas responsabilidades sobre ela.

A partir do momento no qual o convite é aceito, eles têm deveres sérios com a educação, bem-estar e, principalmente, com a saúde espiritual da nova vida que chega. O Padre Neri Dione Squisati, responsável pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Maringá (PR), lembra que os pais devem escolher para padrinhos sempre pessoas atuantes na vida da igreja e “que vão transmitir à criança o verdadeiro valor da fé com os seus testemunhos de vida”.

Por que batizar ainda bebê e não esperar que o filho cresça e escolha os padrinhos?

Essa é uma dúvida sempre presente, devido à escolha de algumas famílias de deixar que os filhos cresçam até que possam escolher os próprios padrinhos. O Padre Jairo Silva, da Arquidiocese de Montes Claros (MG), explica nesta edição do programa Dúvidas de Fé, produzido pela TV Evangelizar.

Você vai ser padrinho ou madrinha ou já tem a responsabilidade?

  • O melhor presente é a sua presença, acompanhamento e cuidado na vida religiosa.
  • Crie um laço afetivo real com a criança. Separe tempo para conversar, brincar, visitar.
  • Busque ficar cada vez mais próximo dos compadres e também acompanhá-los às Missas, orações e compromissos religiosos.
  • Seja um exemplo vivo para a criança no seu dia a dia, posturas profissionais e familiares.
  • Seu papel não acaba quando a criança cresce. A formação continua para sempre.
  • Pratique o que você ensina: seja comprometido com a sua fé e viva os sacramentos.

Assista ao vídeo, produzido pela TV Evangelizar, e conheça uma linda e exemplar relação de afilhada e madrinha.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • eliane
    os pais que nao sao casado pode batizar seus filhos
  • Paulo Correa
    Meu nome e Paulo Correa achei muito bom más tei um probleminha a minha afilhada ela tem 10 anos não me respeita me responde me tanta mal fico dando concelho pra ela e ela né liga pra mim a madrinha dela ela e um amor más comigo me tanta mal amor muito ela Me ajudar sobre isso não sei o que eu faço mais por favor
  • Maria Gorete Ayres afonso
    Este conhecimento foi muito produtivo para o meu aprendizado fico muito grata 🙏
  • Maria de Fátima dos santos Lucas
    Para saber o que é uma madrinha de verdade amor de um madrinha é amor de um filho ❤️❤️
  • Eliane Frez
    Amo ser madrinha! São meus filhos que não tenho!
  • Magno
    Ótimo
  • Ana Cleide dos Santos Souza
    Eu achei lindo. Vou fazer um encontro com meus afilhados esse mês e estava aqui procurando umas dicas de como prepara. Preciso de algumas explicações. Ago que expressa a eles a importância de um padrinho.
  • Kauan Rodrigues de Jesus
    Muito bom o conteúdo
  • Dirce Rodrigues Vieira
    Perfeito ! Me ajudou bastante como membro da pastoral
  • Valéria cristina Ataide
    Para mim foi muito bom pois vou ser madrinha
  • Maria Odete Ribeiro
    este conteúdo é maravilhoso realmente tirou minhas duvidas.
  • Meu nome Eliane
    Meu marido chamou um amigo dele pra ser padrinho da nossa filha porém nem no almoço de batismo ele foi não conseguiram batizar novamente pois e muito triste
  • Orientação valiosa gostaria d pedir p ninhada. Ela é Int.porem não decola profooonalmente não faz careirano traballho vês 27 anos cpmp posso ajuda lá?
  • Viviane
    Achei ótimo
  • Gostaria das referências bíblicas para cada coisa inferida !
  • Adalgisa Bueno de Oliveira
    Gostaria de saber se uma criança tem padrinhos de batismo na igreja católica. E agora seus padrinhos Mudaram para a evangelica.Esta criança precisa apresentar seus padrinhos de batismo ,na celebração e entrega do Creio e renovação das promessas do batismo na devo proceder para orienta-lo?
  • Maria Lúcia de Araújo Medeiros
    Matéria importante, esclarecedora e fácil de entender.
  • Marli Teresinha Camargo mossi
    Ótimo, texto

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.