Por que rezar o terço?

Por que rezar o terço?

Mais que hábito, mais que tradição. Rezar o terço é considerado um encontro, respeito ao pedido de Maria e conexão com a Mãe de Jesus. Em todos os lugares do mundo, homens, mulheres, jovens, idosos, pessoas de diversas idades e origens cultivam a oração do terço e fazem dela um momento sagrado e compromisso.

É senso comum que a vida está passando numa velocidade cada vez maior e que todos dias a rotina e seus afazeres fazem com que tenhamos cada vez menos tempo para cuidar do equilíbrio espiritual.

“A cada dia que passa, temos mais dificuldades de ser cristãos, de focar na nossa fé, de agradecer a Deus por todas as coisas boas que todos os dias Ele faz por nós”, lamenta Marina Gurgel, universitária.

A vida dos cristãos é traçada pela fé no Deus que tudo pode e pela busca intensa de manter seu elo com Ele. Assim, mesmo em meio à rotina por vezes atribulada, as orações são sempre o modo mais direto e íntimo de manter o contato com o Espírito Santo. Para católicos, uma maneira de estabelecer essa conexão e desenvolver um vínculo sagrado que seja ponte para chegar aos caminhos de Deus é o terço.

Uma das orações mais poderosas que existem, o terço tradicional é composto pelo credo, a oração de afirmação da sua crença em Deus Pai todo poderoso, três Ave-Marias iniciais e, logo após, cinco mistérios. Cada um desses mistérios é composto de um Pai Nosso e dez Ave-Marias.

O ato de rezar o terço é um costume milenar, que vem dos primórdios da formação da Igreja Católica. Nele, diversas orações são colocadas diante de Jesus pela intercessão da sua Mãe, a Virgem Maria. O terço pode se apresentar em seus mais diversos modelos, como, por exemplo: o mais tradicional, que é o Mariano, o das Mãos Ensanguentadas de Jesus, o da Divina Misericórdia, o Terço das Santas Chagas de Jesus, dentre outros.

O terço para cada um

Para cada necessidade da alma, há um terço a ser rezado. Para Dona Maria Rodrigues, que tem 81 anos e é integrante da Legião de Maria da cidade de Felipe Guerra, no Rio Grande do Norte, o terço serve como alimento para a alma.

“Rezar o terço é como se alimentar, tem que ser devagarinho, calmamente, para que a gente possa sentir cada palavra que é dita e ser nutrida por ela”, afirma.

Adeptos da oração diária do terço relatam que não conseguem mais atribuir sentido às suas existências sem ela. Muitos são os que confiam nas graças alcançadas por meio do objeto sagrado. Tanto as pessoas mais experientes quanto as mais jovens continuam perpetuando o poder desse símbolo tão importante para cristãos.

 

Cláudia Camargo, irmã da Congregação Salvatoriana, trabalha com jovens na Paróquia de Nossa Senhora da Visitação, em Curitiba, Paraná. Ela conta que o terço é mais visto entre as pessoas mais velhas, mas muitos jovens os carregam como proteção e símbolo de fé e fazem orações até mesmo dentro de ônibus e em outros locais para conseguirem manter suas rotinas de orações ainda que o tempo seja curto.

Cosmo Alves, que hoje tem 23 anos, já foi coordenador da Pastoral da Juventude da capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, também em Felipe Guerra, é integrante do Terço dos Jovens. Ele acredita ter alcançado a graça da restauração de sua saúde por meio das correntes de orações de terço que seus amigos fizeram.

“Em 2015, passei por um problema gravíssimo de saúde. Tive um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que me levou a passar 45 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Foram os 45 dias mais intensos da minha vida. Lá, apesar de não conseguir falar nem andar, o que depois tive que aprender novamente, ouvia meus pais relatando que todos os dias meus amigos estavam fazendo corrente de oração por mim, rezando o Terço das Batalhas. Era incrível como mesmo em meio ao caos eu conseguia sentir a força que eles emanavam pelas suas orações”, relata Cosmo.

O jovem ainda acrescenta que, para ele, o terço tem mais força se rezado em conjunto. “Faço parte do Terço dos Jovens e nos reunimos todas às segundas-feiras na Igreja. Vejo os jovens chegando carregados de angústias e dores saírem de lá mais leves, porque em cada mistério colocam um pouco do peso que estão carregando. E eu acho que é esse mesmo o sentido do terço, rezar junto. É pedir perdão ao Pai, ao mesmo tempo em que você pede que Ele também perdoe o seu irmão”, conclui.

A oração do terço sempre está presente em quase todas as pastorais da Igreja Católica. Grande parte de seus grupos de orações utiliza o terço como principal elo de aproximação com o Espírito Santo. O Terço dos Homens, por exemplo, é um grupo composto de homens que se reúne uma vez por semana para rezar o terço Mariano, pedir a intercessão da Virgem Maria por todos aqueles que ali estão presentes.

“Uma vez por semana a gente se reúne na igreja, lê o Evangelho do dia e reza o terço, colocando nas mãos de Jesus não só os nossos anseios, como também todos aqueles que necessitam de Sua misericórdia, os idosos, os enfermos, enfim, aqueles que realmente estão precisando de orações”, diz Moisés Gurgel, de 49 anos, professor e integrante do Terço dos Homens de Mossoró (RN).

Independentemente de fazerem parte de grupos e pastorais distintas na comunidade, o terço aproxima as pessoas de Deus. É uma forma por meio da qual nos comunicamos com Ele e confessamos todas as nossas dores.

“A oração do terço nos deixa leves e prontos para encararmos as dificuldades do dia a dia”, finaliza Marina Gurgel.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • João Bosco
    Reso o Rosário todos os dias pedindo a intercessão de María mãe de Jesus por nós. É maravilhoso o sentimento que ele provoca em nós, é o verdadeiro alimento da Alma...
  • Cássia
    Me disseram que só quem assiste as missas e se confessar é que pode rezar o terço. É verdade? Que se rezar o terço e não assistir as missas ,se confessar a pessoa vai para o inferno. É verdade isso?
  • Ayslan
    Inspirador.
  • Maria Auxiliadora Campos de Figueiredo
    Mto importante. Realmente temos q aprender rezar o terço todos os dias
  • Jane
    Muito bom. Aqui em casa rezamos e na nossa paróquia antes de todas as celebrações da missa é rezado o terço.
  • Ana Lara Henriques
    Muito obrigada, gostei muito do texto sobre a oração do Terço 🙏
  • luzia de Fátima
    Gostei muito da matéria
  • Aluísio da Fonseca
    Muito bom, só de ler os testemunhos dos outros a minha mente ficou mais leve e a minha fé pela reza do terço aumentou ainda mais. Obrigado por esse conteúdo.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.