A postura do pai na família e na formação dos filhos

A postura do pai na família e na formação dos filhos

A chegada do primeiro filho é, provavelmente, a maior mudança que uma família pode passar. Esse pequeno ser chega para reorganizar toda a estrutura familiar, revirar sentimentos e causar uma boa bagunça no lar. Pode também ser um momento de grande desafio para o casal. A carga de trabalho de cuidar de um bebê 100% dependente por dias e noites a fio por anos é exaustiva, podendo deixar a paciência curta e a tolerância baixa.

Como a amamentação é papel exclusivo da mãe e, até pouco tempo atrás, o cuidado com as crianças era tido como função feminina, é comum que ainda hoje as mães tenham uma sobrecarga considerável ao cuidar dos filhos. Isso se efetiva ainda mais até pela legislação que confere a elas a licença do trabalho. 

Nesse contexto, é comum que a frustração de estar vivendo em função dos outros o tempo todo e o cansaço pesem gravemente sobre as mulheres e que as uniões sejam abaladas, afetando a todos. Mas, como tantas crises, essa fase dos filhos pequenos também pode ser uma oportunidade maravilhosa de fortalecimento de vínculos que vai beneficiar a união do casal e a formação dos filhos. E há uma pessoa que pode ser a responsável por tudo isso: o pai!

A presença do pai!

Diversos autores são unânimes em dizer que o grande papel do pai ao longo dos primeiros dois anos do bebê é apoiar a mãe para que ela possa atender à criança. Isso significa ter a compreensão de que, por mais que ele trabalhe fora de casa, ela trabalha 24 horas por dia em casa. Sua tarefa é aliviar essa carga o tempo todo. Assumir atividades de manutenção da família como fazer compras, cuidar das contas, cozinhar, além de auxiliar nas madrugadas vai causar uma conexão maior entre o casal. É frequente ouvirmos de mães recentes o quanto se sentem apaixonadas pelo parceiro ao perceber esse cuidado e consideração ao longo dessa fase.

Esse vínculo de parceria e companheirismo muitas vezes não vem naturalmente para os pais, uma vez que, em sua maioria, não tiveram esses exemplos das gerações anteriores. Até algumas décadas atrás, o papel do homem na família se resumia a ser o provedor financeiro. Mas essa mudança tem provado ser altamente benéfica para as famílias modernas, mais focadas no companheirismo do que no patrimonialismo.

Os filhos passam a ter duas figuras carinhosas em casa como referência, um exemplo de relação amorosa mais sensível e cheia de cuidado mútuo e os pais sentem que podem confiar um no outro. 

Mas como viabilizar isso na prática? Vamos a algumas dicas para os papais:

  • Sentem juntos e façam uma lista de tudo que é feito diariamente pela família e comecem por aí. Decidam quem vai fazer o que.
  • Foquem em soluções. Empurrar as coisas de um para o outro só irá gerar atrito. No caso de tarefas que possam ser terceirizadas, seja responsável por orçamentos e contratações também.
  • Quando assumir as tarefas, as faça por inteiro. Por exemplo, se vai ficar responsável pelas compras, observe o que falta em casa, faça a lista, ao chegar guarde as compras, etc. Se vai levar a criança para passear, arrume a bolsa, o lanchinho. Ao chegar, tire tudo, coloque para lavar, etc. Procure não esperar que te peçam ajuda.
  • Tome conta das suas coisas. Se sua esposa fica em casa (e mesmo se trabalha fora), já cuida, provavelmente, da casa, das coisas dos filhos e das dela. Você pode não colocar carga a mais cuidando da sua roupa, dos seus médicos e de suas outras preocupações pessoais.

 

E a formação dos filhos?

Vamos compreender as vantagens de ter um pai com esse tipo de abordagem com a família:

  • As crianças têm um exemplo de cooperação e passam a participar mais tanto das atividades domésticas, quanto em outros ambientes, como na escola.
  • Os filhos tendem a se espelhar na relação dos pais quando buscam seus próprios parceiros e, portanto, vão ter como exemplo uma relação de carinho, cuidado constante e diário.
  • As crianças terão um pai mais presente e uma mãe mais disposta com a redução da carga mental dela.

E, para finalizar com chave de ouro: quem não gostaria de ver a esposa mais descansada, disposta e feliz? Com atitudes pequenas, um homem disposto pode transformar a vida da sua família.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tairine da silva Monteiro
    Meu pai Vitor fidelis Monteiro sumir

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.