A relação da Igreja Católica com a ciência

A relação da Igreja Católica com a ciência

Há quem acredite que no espaço em que há ciência não se pode ter fé. Da mesma maneira, existem aqueles que enfatizam que a religião está do lado oposto da ciência. Mas será que isso é realmente verdadeiro?

Em um vídeo de seu Instagram, Padre Sardinha comenta sobre a relação da Igreja Católica com as evoluções e pesquisas científicas ao longo da história da humanidade, enfatizando que a Igreja não é inimiga da ciência. 

 

A Igreja e a ciência

Para confirmar que a Igreja também é um espaço de ciência, separamos alguns nomes de cientistas que também eram cristãos. 

O primeiro deles é Gregor Mendel, biólogo, botânico e frade agostiniano. Isso mesmo, Gregor era monge de um mosteiro da Ordem de Santo Agostinho, na República Checa. Enquanto estava lá, era o responsável por cuidar de todos os jardins do mosteiro. Ao longo de sua vida, realizou várias pesquisas importantes, sendo hoje considerado o pai da genética. Além disso, também foi o fundador da Associação Meteorológica austríaca. 

Teodorico Borgognoni era um frade dominicano bispo de Bitonto. Em 1266, publicou um tratado de cirurgia que revolucionou a medicina da época, incluindo a utilização de anestesia e anti-sépticos. Não à toa, foi designado médico do Papa Inocêncio IV. 

E não foi só na medicina e na área da biologia que os religiosos tiveram destaque. Já contamos a história do aniversariante do mês de novembro, Santo Agostinho, e a importância dele para a evolução e compreensão da história do mundo. 

Para fechar os grandes nomes da ciência que também atuavam na Igreja Católica, destaque para Andrew Gordon. O escocês que era monge beneditino, foi o responsável por construir o primeiro motor elétrico da história. 

Além desses nomes, ainda podemos destacar outros cientistas que tinham relação com a Igreja Católica, entre eles, muitos conhecidos como Nicolau Copérnico (astrônomo), Alberto Magno (padroeiro das ciências naturais), Roger Bacon (pesquisador da matemática e ótica), etc. Ou seja, a igreja não é inimiga da ciência, e sim elas caminham juntas em prol da humanidade. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.