Um dos santos mais populares da Igreja Católica é celebrado no dia 13 de junho e parte dessa popularidade tem a ver com a sua fama de casamenteiro. Sim, estamos falando de Santo Antônio.
A fama, porém, acaba por ofuscar passagens da vida de Santo Antônio que são super interessantes, equivocadamente resumidas à questão matrimonial. Milagres e curiosidades sobre o seu legado, que teve momentos notáveis, foram colocados em segundo plano.
Santo Antônio é português de Lisboa, nasceu nobre e foi batizado como Fernando. Em Coimbra, quando jovem, entrou para a ordem de Santo Agostinho e se tornou sacerdote. Mais tarde, pediu ingresso na recém fundada ordem de São Francisco e foi justamente aí que assumiu o nome de Antônio, uma homenagem a Santo Antão.
Mudou-se para a Itália, onde conheceu pessoalmente São Francisco de Assis. Foi o santo italiano que autorizou Santo Antônio a lecionar frades em Bolonha. Porém, não se limitou ao ensino teológico. A pregação ao povo fez parte da sua rotina, não somente na Itália, como também na França.
Pádua foi a cidade escolhida por Santo Antônio para passar os últimos dias de vida. Faleceu em 13 de junho de 1231, com 36 anos. Menos de ano após a sua morte, em 1232, foi canonizado pela Igreja Católica, dada a sua santidade e os muitos milagres atribuídos a ele.
Um dos milagres mais marcantes de Santo Antônio foi a recuperação de um pé amputado, no qual o membro foi unido ao corpo de forma milagrosa.
O fato ocorreu em Pádua, Itália. Em uma crise de raiva, um jovem chamado Leonardo agrediu a mãe com um chute. Ao se confessar com o então Frei Antônio, ouviu dele, para exemplificar a gravidade da atitude, que quem chuta a própria mãe deveria ter o pé cortado. O rapaz, arrependido e atordoado, ao retornar para casa, decepou o próprio pé.
Aflita, a mãe do jovem chamou Frei Antônio às pressas para acudir o filho. Bastante comovido com a cena que viu e com o rapaz à beira da morte com uma grave hemorragia, Antônio reafirmou e fortaleceu sua fé em Deus. De forma milagrosa, uniu o pé ao corpo, restaurou-o completamente e deixou apenas uma cicatriz como testemunho do acontecido.
• As inúmeras qualidades de Antônio faziam dele um grande pregador: voz clara e forte, aparência imponente, grande capacidade de memória, além de possuir profundo conhecimento sobre vários temas.
• Santo Antônio é considerado o mais milagroso entre os santos, é reconhecido como o maior taumaturgo de todos os tempos.
• 38 municípios brasileiros são chamados Santo Antônio.
• No Rio Grande do Norte, há um município chamado Santo Antônio do Salto da Onça.
• Em Portugal, não é conhecido só como casamenteiro, mas também por ajudar a encontrar objetos perdidos.
• Ele testemunhou uma aparição do Menino Jesus em que o segurava em seus braços. Por isso, é representado dessa forma em estátuas e pinturas.
“Ó Santo Antônio, o mais gentil dos santos, teu amor a Deus e tua caridade com Suas criaturas, fizeram com que foste digno de possuir poderes miraculosos. Motivada(o) por este pensamento, peço-te que [faça o seu pedido].
Ó gentil e amoroso Santo Antônio, cujo coração estava sempre cheio de simpatia humana, sussurra minha súplica aos ouvidos do doce Menino Jesus, que adorava estar em teus braços. A gratidão do meu coração será sempre tua. Amém”.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.