Agosto é o mês do desgosto? O que é verdade e crendice nessa afirmação

Agosto é o mês do desgosto? O que é verdade e crendice nessa afirmação

Não tem jeito: agosto segue como um dos meses mais malfalados do ano. Afinal, quem nunca ouviu a rima “agosto é o mês do desgosto”?

Mas por que a oitava parte do ano é fonte de tanta implicação?

A verdade é que não se sabe ao certo a reposta para essa pergunta. Porém, como muitos eventos históricos trágicos aconteceram em agosto, criou-se uma ideia de que o mês estava atrelado a fatos negativos.

Alguns acreditam que a associação é bem antiga e tem origem no calendário romano. É que na Roma Antiga agosto foi batizado em homenagem ao imperador César Augustus. Ele substituiu o mês chamado de Sextilis, e alguns supersticiosos afirmam que mudar o nome do mês foi fonte de má sorte.

Outra possível explicação data da Idade Média. O mês de agosto era associado na Europa a eventos de colheitas e pragas, que frequentemente resultavam em escassez de alimentos e, por isso mesmo, muitas dificuldades.

Na Idade Moderna, outro fato histórico negativo relevante aconteceu justamente no mês de agosto: o início da Primeira Guerra Mundial. E foi também num agosto, como os já citados, que a bomba atômica de Hiroshima devastou a cidade em 1945.

Algumas celebridades mundialmente conhecidas faleceram igualmente no tal “agosto, mês do desgosto”. A saber: o superastro do Rock and Roll Elvis Presley em 1977 e a princesa mais querida da realeza britânica, Diana, que morreu em 1997.

Origem da rima

A clássica rima “agosto é o mês do desgosto” parece ter surgido em Portugal. Originariamente, porém, ela era um tanto diferente.

Na época das grandes navegações, os portugueses criaram a expressão “casar em agosto traz desgosto”, porque as caravelas costumavam partir exatamente nessa época do ano.

As noivas que se casavam em agosto acabavam ficando sem lua-de-mel ou pior: corriam o sério risco de ficarem viúvas antes mesmo de celebrarem bodas de papel, um ano de matrimônio.

Desconstruindo

Apesar de todas as teorias existentes, é preciso entendê-las como crendices e nada mais. A própria confiança em Deus supera qualquer coisa, inclusive o fatalismo desses possíveis “desgostos” em agosto.

É como está escrito em Salmos 55,23:

“Entregue os seus problemas ao Senhor, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece”.

Ou ainda em Romanos 8,28:

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”.

Muitas coisas positivas já aconteceram em agosto. Na sua vida mesmo, deve haver exemplos disso. E o mês foi escolhido para simbolizar lutas importantes, como a pelo incentivo à amamentação: o Agosto Dourado.

Os dias dos Pais e dos Estudantes são celebrados em agosto, assim como alguns santos católicos de muita devoção, tais quais Santo Afonso Maria de Ligório, Santa Clara, Santo Agostinho e Nossa Senhora Desatadora de Nós.

Então, agosto, como se vê, apesar da rima, não se resume a desgostos. “O Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam”, do jeitinho que consta em Naum, 1,7. Nisso, sim, vale a pena acreditar!

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Eu amei este texto! Está bem escrito, bem editado e bem produzido! Parabéns, IDe+. Eu não sabia dessas curiosidades históricas e amei a linha do tempo. Particularmente, não tenho nada contra este mês.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.