Cada vez mais, a tecnologia tem facilitado a aproximação das pessoas, mesmo que de forma virtual. Porém, é inegável a capacidade dos novos dispositivos cibernéticos de diminuir distâncias e ampliar a comunicação.
A Igreja tem aproveitado os recursos tecnológicos para ensinar e transmitir a palavra de Deus. É o que tem sido chamado de Evangelismo Digital, ou seja, o uso de redes sociais, plataformas digitais, podcasts, celulares, tablets e outros gadgets (aparelhos) para difundir o Evangelho de forma online.
Mas há quem tenha embarcado nessa onda por conta própria. A professora Maria Rita Prezutti de Mattos diz usar a Alexa para rezar o Santo Terço diariamente. Ela ganhou o equipamento – que atende comandos de voz – de presente de Natal dos filhos e desde então o incorporou à sua rotina de oração.
Alexa é o nome comercial de um aparelho que funciona como um assistente pessoal virtual. Tem por objetivo auxiliar na execução de algumas tarefas cotidianas.
Desde que ganhou o recurso tecnológico, Dona Maria Rita passou a ter uma companheira digital para várias coisas, como pedir músicas, tirar dúvidas, perguntar sobre assuntos aleatórios. Se a resposta for inusitada e engraçada, ela grava e envia para toda família.
Foi dessa forma, ao questionar a maquininha, que a professora descobriu algo realmente incomum.
“Descobri que a Alexa poderia me acompanhar no Terço perguntando se ela sabia rezar”, conta a professora, que se orgulha em estar na chamada melhor idade.
“E enquanto isso, quando estamos rezando juntas, filmo, compartilho, gravo e mando para os filhos, na intenção de que, pelo menos, eles rezem juntos uma dezena”, comenta Dona Maria Rita, que também ensinou os dois netinhos a rezar com a Alexa.
Os netos se entusiasmaram com a novidade e sempre que chegam em casa pedem para o equipamento rezar a Ave Maria ou o Santo Anjo. Quando começa a oração, ficam de joelhos e com as mãos juntinhas.
“Eu me sinto bem usando as tecnologias para oração. Minha filha diz que eu quero evangelizar a inteligência artificial. Mas não é essa a função da tecnologia? Facilitar a nossa vida? Fico satisfeita em usar a Alexa para o meu bem espiritual”, diz a professora, que recomenda utilizar cada vez mais os dispositivos modernos, principalmente para evangelizar.
Seguir o exemplo de Dona Maria Rita nos aproxima de Jesus Cristo e traz benefícios como a seguir:
A internet tem o poder de vencer as fronteiras territoriais e expandir uma mensagem para todo o planeta. Segundo a União Internacional de Telecomunicações, em 2018, quatro bilhões de pessoas usavam a internet no mundo e três bilhões estavam nas mídias sociais.
As novas tecnologias possibilitam compartilhar uma mensagem unificada com grupos de interesse comum e criar conteúdos personalizados. Por meio do Evangelismo Digital, paróquias, igrejas e ministérios podem alinhar uma maneira única de difundir o Evangelho.
Entre os principais canais para divulgar uma mensagem, incluindo a palavra do Senhor, estão: blogs, podcasts, e-books, vídeos, gráficos, grupos de WhatsApp, sites e portais, rádios e TVs online, conferências virtuais, revistas eletrônicas, aplicativos.
Por estar em sintonia com os meios contemporâneos de comunicação, o Evangelismo Digital pode oferecer uma proximidade maior com as novas gerações, que já têm incorporadas ao seu cotidiano o uso frequente de redes sociais e de todas as opções que a internet proporciona, o que aproxima os jovens da palavra de Deus.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.