Amor ao próximo: atitudes que você pode praticar para transformar a vida das pessoas

Amor ao próximo: atitudes que você pode praticar para transformar a vida das pessoas

“No coração de cada homem,

por mais violento que seja,

há sempre uma semente de amor

prestes a brotar” (Irmã Dulce).

Usamos a palavra “amor” para sentimentos muito diferentes: o afeto que sentimos quando estamos apaixonados, o sentimento pelos nossos pais, filhos e entes queridos, e até mesmo o respeito e cuidado que dedicamos a nós mesmos: o amorpróprio.

Há um amor, no entanto, que é a fonte do amor de que falamos, um amor contagiante que a tudo suporta, que a tudo preenche e a tudo cura, nos qual nos sentimos seguros e fortalecidos: o amor incondicional, a lição que Jesus nos deixou.

O amor incondicional é um sentimento que parece natural, espontâneo, mas, na verdade, exige comprometimento e dedicação. Aprender a amar é um caminho longo, que, no entanto, traz grandes recompensas.

Infelizmente, nos dias de hoje, falamos muito sobre o amor, mas pouco o praticamos. Padre Reginaldo Manzotti lembra que é da natureza humana, ao praticar o amor, desejar se reconhecer na pessoa amada, para só então acolhê-la.

“Mas será que gostamos realmente do outro ou apenas das nossas afinidades? Sejamos sinceros, amar o diferente não é nada fácil (…)” (Parábolas, Editora Petra).

O amor ao próximo é o ensinamento mais presente que o Filho de Deus nos entregou. Mais do que apenas ajudar a quem precisa, amar ao próximo envolve praticar a compaixão, mesmo quando não há entre nós e o próximo nenhuma afinidade, quando não concordamos com as suas decisões, quando somos por ele hostilizados.

 

Muito difícil?

Sabemos disso. Como dissemos, o verdadeiro amor ao próximo exige comprometimento e dedicação. 

Para Cristo, é impossível amar a Deus sem amar ao próximo, e nem é verdadeiro amor a atenção ao próximo sem o amor a Deus.

Por isso, São João nos diz que “aquele que não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (1Jo 4,20). Amá-Lo sem amar também ao próximo é um amor incompleto, que distancia a pessoa da lição do Criador. Por mais difícil que seja, o caminho certo para amar a Deus é, sem dúvidas, o coração do próximo.

 

O que é, então, amar ao próximo?

Muitas pessoas acreditam que amar ao próximo tem a ver como abraçar e apoiar o irmão em todas as suas atitudes. Na verdade, o amor ao irmão deve estar presente em atitudes do cotidiano, como olhar para o outro com empatia, dedicar-lhe respeito e garantir a sua dignidade e bem-estar, agindo com solidariedade.

Esse amor não tem a ver com dizer “eu te amo”: ele envolve entrega, atenção às necessidades de quem está em sofrimento, ter tolerância com o outro. Demonstrar amor ao próximo é se colocar no lugar da outra pessoa, entender suas dificuldades e oferecer ajuda. É agir para o bem daquela pessoa sem esperar nada em troca.

Não quer dizer amar somente as pessoas que estão ao nosso redor, que nasceram no mesmo país que o nosso, na mesma família, que nos demonstram carinho. O amor de Jesus é incondicional, sem julgamentos ou ofensas. É o amor transformador.

Praticando com atitudes

Mas como colocar o amor ao próximo em prática e fazer parte dessa transformação? Confira algumas atitudes que separamos e nas quais você pode se inspirar:

  • Ouça o que o outro tem a dizer. As pessoas têm cada vez menos tempo e disposição para ouvir. O ato de ouvir o outro atentamente, por si só, é uma forma de mostrar-lhe que ele é importante. 
  • Seja solidário, dividindo seu tempo com aqueles que precisam de um conselho, de ajuda física ou de uma informação. Procure olhar nos olhos do outro, mesmo que seu aspecto físico lhe incomode. Lembre-se que Jesus também habita os mais vulneráveis.
  • Procure ser gentil com as pessoas que cruzarem seu caminho. Segurar a porta de um elevador ou dar um simples sorriso pode ser restaurador para alguém que está passando por um momento difícil na vida. Como não sabemos o que o outro está passando, ter uma atitude gentil com um estranho pode representar muito mais do que esperamos.
  • Compreenda que respeitar o espaço do outro é importante: vagas de estacionamento, filas preferenciais, preferências em passagens são regras que existem porque o próximo tem uma necessidade maior. Respeite o direito do outro, principalmente de quem tem mais limitações do que você.
  • Não deixe que seus problemas tornem você insensível aos problemas das pessoas que estão à sua volta. Procure, sempre que possível, ajudar os outros, inclusive por meio da oração.
  • Cultive a paz na família e no trabalho. Muitas vezes perdemos a paciência com os filhos, amigos ou colegas. Seja um promotor da paz nos ambientes que você frequenta.
  • Exercite o respeito pela opinião do outro. Somos todos diferentes, e por isso mesmo, precisamos nos respeitar. As diferenças não precisam nos separar: elas podem ser um ponto de crescimento para todos nós. Respeitar o pensamento, estilo de vida ou as características diferentes do outro é uma forma de amar ao próximo.
  • Que tal dedicar algum tempo do seu dia, ou um dia por semana, para ser voluntário em iniciativas transformadoras? Você pode ter com elas um vínculo regular, como voluntário, ou pode atuar em mutirões e ações pontuais. Você também pode divulgar essas iniciativas, ajudando a conscientizar os outros ou a trazer apoiadores.
  • Procure falar coisas construtivas, palavras que inspirem coisas boas e edificadoras. Tanto no dia a dia, como em ambientes virtuais, não descarregue ódio, nem agressividade.
  • Cuide do nosso Planeta. Evite consumir desenfreadamente sem necessidade, ir ao shopping e comprar o que não precisa.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.