Amor de irmãos: o que você faria pelos seus?

Amor de irmãos: o que você faria pelos seus?

Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço (João 1, 2-10). 

Essa passagem bíblica retrata um sentimento intenso que é o existente entre irmãos.  Na Palavra Sagrada, o termo é usado para definir muito mais do que pessoas que nasceram dos mesmos pais. Significa pertencer às mesmas crenças e convicções. 

Quando falamos de irmãos filhos dos mesmos pais e mães, não se pode afirmar que eles terão, efetivamente, as mesmas ideias e ideais. 

Recentemente, a rede social TikTok fez uma trend (ou desafio) em que irmãos tinham que defender uns aos outros: o caçula é chamado, em um teste, para “brigar” pelo seu irmão. As várias reações refletem exatamente essas diferenças entre eles, demonstrando um relacionamento que pode ou não ser de união, além de outros sentimentos. 

 A equipe do IDe+ desafiou também nossos seguidores e perguntamos o que eles sentiam quando pensam na palavra irmão. Entre as respostas recebidas, separamos algumas para refletir um pouco mais sobre a relação de irmandade existente. 

“Porto seguro, paz, abrigo, amizade”

Larissa (no meio) e seus irmãos

Essa foi a resposta da @larissalemichka, que está na foto com os irmãos, para nossa caixinha no Instagram. Quando falamos em tantas qualidades presentes em irmãos, não podemos deixar de relembrar uma história que publicamos no IDe+, que ressalta o amor entre irmãos e a inspiração para caminhar lado a lado. É uma conversa muito especial que conta a história de Maria Ana e Aidee. 

“Alguém que me passa confiança, seriedade e que eu admiro”

A resposta do @paulolinzmayer reflete muito sobre o relacionamento entre irmãos que se amam e encontram um no outro apoio e inspiração. Marta, Maria e Lázaro são exemplos dessa confiança e humildade existente entre irmãos. 

Embora fossem completamente diferentes uns dos outros, se completavam e conviviam em grande harmonia, espalhando a fé e crendo no Senhor. Tanto é que diante da doença de Lázaro, as irmãs se unem e pedem a Jesus que venha as ajudar. Assista aqui ao vídeo do diário espiritual sobre as irmãs Marta e Maria

“Vejo nele minha história, minha infância e muitas vezes meu reflexo”

Essa foi a resposta da @elainestru e sobre ela podemos citar o fato de que entre os apóstolos de Jesus, Tiago e João, Pedro e André eram irmãos. Ou seja, muitos dos textos que lemos na Bíblia foram histórias contadas por eles, que trocavam experiências e se dedicavam nas obras de Deus. 

A amizade entre eles, junto da própria história de Jesus, é fortalecida em momentos ímpares, tal como no momento da transfiguração de Cristo. 

“Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e levou-os, em particular, a um alto monte e transfigurou-Se diante deles: o seu rosto ficou resplandecente como o Sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz” (Mateus 17,1-9) 

 

Nem todas as relações são positivas

Embora para muitas pessoas irmão signifique algo muito positivo, como amor, conselho, dedicação, igualdade e apoio, também há quem tenha dificuldade no relacionamento. Nesse sentido, os textos da Bíblia contêm histórias de desafetos entre irmãos, com disputas e lutas. 

No entanto, a busca pela fraternidade e irmandade tem sido necessária. O Papa Francisco disse durante o encontro da Fraternidade Humana para a Paz Mundial e a Coexistência Comum, que se não investirmos na fraternidade, teremos graves consequências no mundo. 

“Hoje a fraternidade é a nova fronteira da humanidade. Ou somos irmãos, ou nos destruímos mutuamente”.


É importante perdoar, amar e aceitar

Por fim, a mensagem do Papa fortalece a ideia de que devemos estar em paz entre irmãos. Para o mundo viver em paz, precisamos do apoio e da fraternidade. Além disso, mesmo diante de alguns contratempos, Jesus nos ensinou sobre o perdão e a importância do amor. 

“Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mateus, 7-21). 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Paulo RR Andrade
    Tenho experiência de amar e odiar irmão, drogas álcool durabilidade pouca em emprego enfim ódio e amor estão sempre juntos mas com o tempo aprendi a amar mais do que odiar vou vencer,pelo sangue de Jesus 🙏
  • Kaka
    Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente. 1 Timóteo 5:8
  • Um pouco fraco,nas palavras
    Pensei que tivesse algo mais forte pra falar Dos irmãos de sangue,! Não está repetido não
  • Um pouco fraco,nas palavras
    Pensei que tivesse algo mais forte pra falar Dos irmãos de sangue,!
  • Clara kethyllin
    Meu nome é Clara tenho 12 anos, eu sou cristã mais, eu e minha irmã briga muito, ela tem 20 anos ela sir disviou ela tem um coração frio e deixa a família pra ficar com amigos, eu tenho um coração bom mas, eu fico com raiva, e eu quero saber como eu tenho que ser com meu deve de cristã?

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.