Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço (João 1, 2-10).
Essa passagem bíblica retrata um sentimento intenso que é o existente entre irmãos. Na Palavra Sagrada, o termo é usado para definir muito mais do que pessoas que nasceram dos mesmos pais. Significa pertencer às mesmas crenças e convicções.
Quando falamos de irmãos filhos dos mesmos pais e mães, não se pode afirmar que eles terão, efetivamente, as mesmas ideias e ideais.
Recentemente, a rede social TikTok fez uma trend (ou desafio) em que irmãos tinham que defender uns aos outros: o caçula é chamado, em um teste, para “brigar” pelo seu irmão. As várias reações refletem exatamente essas diferenças entre eles, demonstrando um relacionamento que pode ou não ser de união, além de outros sentimentos.
A equipe do IDe+ desafiou também nossos seguidores e perguntamos o que eles sentiam quando pensam na palavra irmão. Entre as respostas recebidas, separamos algumas para refletir um pouco mais sobre a relação de irmandade existente.
Larissa (no meio) e seus irmãos
Essa foi a resposta da @larissalemichka, que está na foto com os irmãos, para nossa caixinha no Instagram. Quando falamos em tantas qualidades presentes em irmãos, não podemos deixar de relembrar uma história que publicamos no IDe+, que ressalta o amor entre irmãos e a inspiração para caminhar lado a lado. É uma conversa muito especial que conta a história de Maria Ana e Aidee.
A resposta do @paulolinzmayer reflete muito sobre o relacionamento entre irmãos que se amam e encontram um no outro apoio e inspiração. Marta, Maria e Lázaro são exemplos dessa confiança e humildade existente entre irmãos.
Embora fossem completamente diferentes uns dos outros, se completavam e conviviam em grande harmonia, espalhando a fé e crendo no Senhor. Tanto é que diante da doença de Lázaro, as irmãs se unem e pedem a Jesus que venha as ajudar. Assista aqui ao vídeo do diário espiritual sobre as irmãs Marta e Maria
Essa foi a resposta da @elainestru e sobre ela podemos citar o fato de que entre os apóstolos de Jesus, Tiago e João, Pedro e André eram irmãos. Ou seja, muitos dos textos que lemos na Bíblia foram histórias contadas por eles, que trocavam experiências e se dedicavam nas obras de Deus.
A amizade entre eles, junto da própria história de Jesus, é fortalecida em momentos ímpares, tal como no momento da transfiguração de Cristo.
“Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e levou-os, em particular, a um alto monte e transfigurou-Se diante deles: o seu rosto ficou resplandecente como o Sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz” (Mateus 17,1-9)
Embora para muitas pessoas irmão signifique algo muito positivo, como amor, conselho, dedicação, igualdade e apoio, também há quem tenha dificuldade no relacionamento. Nesse sentido, os textos da Bíblia contêm histórias de desafetos entre irmãos, com disputas e lutas.
No entanto, a busca pela fraternidade e irmandade tem sido necessária. O Papa Francisco disse durante o encontro da Fraternidade Humana para a Paz Mundial e a Coexistência Comum, que se não investirmos na fraternidade, teremos graves consequências no mundo.
“Hoje a fraternidade é a nova fronteira da humanidade. Ou somos irmãos, ou nos destruímos mutuamente”.
Por fim, a mensagem do Papa fortalece a ideia de que devemos estar em paz entre irmãos. Para o mundo viver em paz, precisamos do apoio e da fraternidade. Além disso, mesmo diante de alguns contratempos, Jesus nos ensinou sobre o perdão e a importância do amor.
“Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mateus, 7-21).
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.