Diário Espiritual 2021 – Apóstolo Santo André

Diário Espiritual 2021 – Apóstolo Santo André

Olá, meu irmão e minha irmã!

Quem me vê com a minha cruz, conhecida como “Cruz de Santo André” e com a madeira que forma um x, talvez ainda não saiba de toda a minha história até chegar a ela. Antes de ser oficialmente discípulo, fui seguidor de Jesus. Presenciei o seu primeiro milagre em uma festa de casamento em Caná da Galileia (João 2).

“Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galileia. Manifestou a Sua glória, e os Seus discípulos creram n’Ele. Depois disso, desceu para Cafarnaum, com Sua Mãe, Seus irmãos e Seus discípulos; e ali só demoraram poucos dias” (João 2,11-12)

Nasci na aldeia de Betsaida, na Galileia. Eu sou o apóstolo Santo André, irmão do apóstolo Simão Pedro. Também éramos pescadores, assim como nosso pai, Jonas, quando o Senhor nos encontrou. 

“E Jesus, andando junto ao longo mar da Galileia, viu dois irmãos – Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, os quais lançavam rede ao mar, porque eram pescadores.” (Mateus 4,18).

Fui o primeiro a ser chamado (João 1,40). Mas antes mesmo de seguir o Messias, segui os ensinamentos de João Batista, que foi essencial para o meu desenvolvimento e amadurecimento espiritual. 

Estive com meus irmãos apóstolos Tiago, João e Pedro no Monte das Oliveiras (Marcos 13,3-4) e sou considerado o “pai” das missões apostólicas devido à minha certeza e ânimo para executar a missão de levar a Palavra de Deus a todas as pessoas. 

Muito cedo, após a Ressurreição, parti rumo às missões evangelísticas em lugares distantes, como sudoeste da Rússia e regiões próximas ao Mar Negro, e lugares antes chamados de região Cítia.

Na minha trajetória, ajudei a converter judeus, batizei-os e contribui com a cura de enfermos. Apesar da perseguição e sofrimento físico, nunca neguei minha fé no cristianismo e, por isso, fui açoitado, crucificado e morto. Porém, eu sabia que o homem que pertence a Jesus não pode ser punido.

Entreguei minha vida e meu espírito ao Senhor e essa é a melhor escolha que podemos fazer! 

Oração a Santo André

Santo André, Apóstolo de Jesus Cristo, que conheceste a exigência e a alegria de seu primeiro apelo pelo, dá-nos a graça de responder-lhe com a mesma fidelidade, de O servir cada dia no lugar que Ele para nós escolheu. Tu que distribuíste à multidão faminta o pão que o Senhor multiplicava em tuas mãos, obtém para nossa pobreza o mesmo milagre. Faze que esperemos o socorro de Deus com a invencível esperança do amor, preocupados unicamente com o advento de seu Reino. Testemunha da Boa-Nova que tua voz levou até as extremidades da Terra, conserva nos apóstolos de nosso tempo esta fé viva que transporta montanhas e constrói o Reino. Mártir de teu testemunho, concede-nos a graça de união à Cruz de Jesus Cristo; que ela seja a alegria de nossa vida e o penhor de nossa ressurreição na claridade de Deus. Amém!

Saiba mais sobre o apóstolo Santo André

  • Andreas era seu nome grego original e Andri era a forma como os judeus o chamavam.
  • Estudiosos indicam que André chegou a se afastar do ofício de pescador, ainda antes de encontrar o Cristo, por ter anseios interiores e questionamentos sobre a sua religião.
  • As marcas do que aprendeu com João Batista fizeram parte do apostolado de Santo André, como ser sempre destemido ao pregar a Boa-Nova.
  • A última menção a André na Bíblia está em Atos 1,13: o apóstolo estava entre os que rezavam aguardando a promessa do Senhor.
  • Santo André é patrono do cristianismo russo. 
  • Após Pentecostes, acredita-se que o apóstolo ensinou em Bizâncio, na Trácia, na Rússia, em Épiro e no Peloponeso.
  • O martírio de Santo André aconteceu em Patras, na Grécia.
  • Em 357, o imperador Constantino, convertido ao cristianismo, trasladou os restos mortais de Santo André para Constantinopla. Depois, essas relíquias foram trasladadas para Roma, onde estão até hoje, guardadas na Catedral de Amalfi.
  • Em 1964, São Paulo VI devolveu algumas das relíquias de André à Igreja Ortodoxa Grega e elas foram novamente consagradas na basílica construída sobre o que se acredita ser o túmulo original do apóstolo.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.