No Brasil, no dia 8 de dezembro comemora-se o Dia Nacional da Família. A data coincide com as comemorações do dia de Nossa Senhora da Conceição. E o que as duas comemorações podem ensinar para os cristãos? Antes de tudo, é bom lembrar que a festa litúrgica da Imaculada Conceição de Maria é muito antiga e reflete sobre como a Mãe de Jesus é livre do pecado. Além disso, também ressalta o seu papel de alicerce na família, exemplo de confiança e fé em Deus e intercessão pela humanidade.
Assim como Maria, muitas famílias funcionam como esse alicerce entre seus pares. Por isso, o IDe+ separou duas dicas muito importantes de comportamentos para manter o ânimo na família.
Noeliza Guilhermina Boddy Maciel, da Pastoral dos Ministros da Sagrada Comunhão na Paróquia do Divino Espírito Santo, nos ajudou a separar essas dicas. A número um fala sobre a troca de experiências. O apoio em conjunto é, portanto, uma maneira para crescer e melhorar o ânimo e a disposição familiar.
“Quando percebemos que outras pessoas passam pelas mesmas alegrias e dificuldades, podemos perceber que não somos únicos. As tomadas de decisões em algumas situações podem nos ajudar com as nossas decisões”, explica.
Esse compartilhamento e troca pode acontecer de diferentes maneiras. Uma dica é participar de ações sociais e pastorais, porque elas são exemplo vivo de alegria, paz e realizações.
Quanto mais trabalhamos a fé e a espiritualidade unidos, a família também consegue crescer mais. A dica de Noeliza é fazer oração em conjunto.
“A oração por exemplo, nos deixa mais fortes e confiantes, nos motiva a fazer coisas novas, a crescer como pessoa”.
Então, que tal fazer uma oração para Nossa Senhora da Conceição hoje para estimular esse ânimo familiar?
Se você ou sua família não estão passando por momentos positivos, Noeliza ainda completa com uma dica extra: participar das atividades pastorais.
“Qualquer pastoral da igreja, seja familiar, social, música, coroinhas, etc, sempre poderá ajudar a trazer ânimo e motivação a todos da família, desde as crianças até os nossos idosos. E sempre estamos de braços abertos para receber novos membros para caminhar conosco em diversas paróquias”, explica.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.