O Brasil possui grandes atrizes, frutos de uma dramaturgia criativa e com influências muito ricas. Porém, hoje uma dessas estrelas deixou de brilhar: Aracy Balabanian. Nascida em campo Grande (MS) no dia 22 de fevereiro de 1940, a artista faleceu aos 83 anos de idade após ter sido diagnosticada com câncer de pulmão no final do ano passado.
Formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP), logo em seguida entrou no Teatro Brasileiro de Comédia, com a peça Ossos do Barão, de Jorge Amado. Estreou na televisão em 1965, ao protagonizar uma versão da obra “Antígona” do autor grego Sófocles. Recebeu vários prêmios, como o de melhor atriz da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Atuou em trabalhos marcantes durante sua carreira, como no programa infantil Vila Sésamo e sempre é lembrada como Cassandra do humorístico Sai de Baixo ou como Dona Armênia da novela Rainha da Sucata. Chegou a declarar, em entrevistas no passado, que era marcada por papéis dramáticos, mas sua paixão era o humor.
Os pais, armênios refugiados da guerra contra a Turquia, vieram para o Brasil sem saber uma palavra do idioma e montaram uma loja de sapatos em Campo Grande, onde Aracy nasceu e estudava em uma escola católica.
Segundo dizia, a religião é muito forte em sua cultura e sempre trouxe muitas lições, mesmo que sejam compreendidas tempos depois dos acontecimentos. Ela afirmava que seguia a Igreja Católica Armênia – que é unida à Santa Sé e reconhece a autoridade do Papa.
“Minha mãe morreu de câncer agradecendo a felicidade de ter tido uma vida boa, dos filhos que tinha. Na nossa casa, o ódio era proibido, mesmo aos turcos, que haviam invadido nosso país. Aprendemos a alegria de viver e a crença incondicional no futuro. Por isso, na ocasião do incêndio, que destruiu praticamente tudo o que eu tinha, toda a minha memória, pensei que, na pior das hipóteses, eu estava viva”, afirmou a atriz.
Agora, ao sair de cena, que a crença de Aracy Balabanian a faça encontrar a vida eterna.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.