Arraiá em família: confira 3 receitas juninas que não podem faltar

Arraiá em família: confira 3 receitas juninas que não podem faltar

O mês de junho chega com elas: as famosas, tradicionais e muito esperadas festas juninas. Celebração típica popular, ela foi trazida ao Brasil pelos portugueses e, hoje, é muito comum em todas as regiões do país, especialmente, no nordeste. As primeiras festas tiveram origem na Idade Média, quando a Igreja Católica começou a substituir as festas pagãs por celebrações dedicadas aos santos.

O dia de São João, comemorado em 24 de junho, antes celebrava o solstício de verão no hemisfério norte e a renovação da natureza. Em nossa tradição cristã, São João foi quem anunciou a vinda de Cristo para salvar a humanidade, sendo ele quem batizou Jesus no Rio Jordão. Além de São João, a Igreja Católica também celebra neste mês os dias de Santo Antônio (13) e São Pedro (29).

A festa junina, aguardada por muitos desde o início do ano, desperta memórias fortes e muito especiais que já fazem parte do imaginário coletivo. Isso porque é riquíssima em cultura, arte e tradição.

Alguns aguardam ansiosamente por ela pelo clima alegre, colorido, carregado de palha, bandeirinhas e balões.

Outros se encantam pelas músicas e danças típicas, como a famosa quadrilha. Aqueles apaixonados por figurinos tradicionais, aproveitam essa temporada para usar e abusar dos trajes caipiras. Mas, é quase unânime, que essa época é muito esperada por nada mais e nada menos do que o rico cardápio junino.

Delícias juninas

Quentão, canjica, pamonha, paçoca, maçã do amor, pipoca, milho verde na espiga, quindim, arroz doce, pinhão: como resistir? Só de ler dá água na boca e vontade de correr para um arraiá. Ou, ainda melhor, organizar a própria festa em família e amigos.

É para te ajudar nessa missão que o conteúdo de hoje traz aqueles pratos típicos saborosos e indispensáveis para matar a vontade da festa junina e a saudade desse universo gastronômico.

Afinal, se você for para um arraiá, celebrar São João com a família e amigos, e não comer pamonha, a festa não estará completa, não é? Por isso, vamos de passo a passo desse prato especial?

Pamonha

Para essa primeira dica, vamos precisar de:
– 30 espigas de milho
– 2 cocos secos grandes ralados fino
– 1,2 kg de açúcar
– 1 colher de sal

Passo 1) Para preparar esse prato delicioso é preciso cortar a base de cada espiga de milho e descascá-las com cuidado. Depois disso, deve-se limpar e lavar as espigas e a palha.

Passo 2) Com um ralador, rale as espigas rente ao sabugo. Pegue o milho ralado, coloque em uma peneira fina e aperte-o contra a peneira para separar o milho da casca. O que ficar na peneira pode ser descartado. Na vasilha, ficará apenas um caldo grosso. Então, acrescente os cocos secos grandes ralados fino, açúcar e sal.

Passo 3) As palhas limpas anteriormente devem ser usadas agora: separe as menores para desfiar e forme tiras estreitas. Com as palhas maiores, você deve fazer os embrulhos para pamonha: basta pegar duas palhas no sentido do comprimento e sobrepô-las. Coloque o creme de milho no meio delas e, então, dobre ao meio a palha de cima e feche o embrulho com a palha embaixo, formando um pacotinho. Amarre bem o pacote com a tira de palha e repita esse processo até o creme de milho se acabar.

Passo 4) Em uma panela grande, com água fervendo, coloque os embrulhos de pamonha e deixe por 30 minutos. Mas, atenção: é preciso que a água esteja realmente fervendo, caso contrário, os embrulhos irão se desfazer. Quando o tempo acabar, retire-as e pronto: sirva suas pamonhas quentes ou frias no arraiá.

Pé de moleque

Tão tradicional quanto gostoso, esse prato típico adoça as festas de São João há muitos anos, por isso, não pode faltar na mesa das celebrações juninas. Então, mãos na massa para produzir essa delícia?

Para fazer pé de moleque, vamos precisar de:
– ½ kg de amendoim torrado e descascado
– ½ kg de açúcar
– 1 lata de leite condensado
– 3 colheres de margarina

Passo 1) Com esses ingredientes, iniciamos o preparo: coloque em uma panela o amendoim, o açúcar e a margarina. Leve ao fogo e mantenha a mistura mexendo sempre.

Passo 2) Quando começar a formar uma calda, adicione o ingrediente que falta: o leite condensado. O segredo é mexer bem até soltar do fundo da panela. Quando começamos a vê-lo enquanto mexemos a mistura, quer dizer que está pronto.

Passo 3) Da panela, passe direto para um recipiente untado com margarina. Deixe esfriar e corte em pedacinho.

Pronto! Seu pé de moleque está pronto para ser servido.

 

Paçoca de colher

Deliciosa e fácil de fazer, a paçoca de colher é um creme que pode ser servido quente ou frio no seu arraiá. Vamos à produção? Para esse prato, separe:
– 500g de amendoim sem pele tostado
– 1 leite condensado
– 1 e ½ xícara de leite
– 1 colher de sopa de manteiga
– 1 creme de leite sem soro
– amendoim moído para decorar

Pique o amendoim grosseiramente. Em uma panela, adicionei o leite condensado, o leite e a manteiga. Coloque em fogo brando (160 graus) e mexa sem parar, até a mistura começar a desgrudar do fundo da panela. Depois disso, retire do fogo e misture o amendoim e o creme de leite. Distribua em copinho e decore com o amendoim moído. Pronto, sua paçoca de colher está pronta e pode ser servida quente ou fria.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.