A chegada do mês de novembro reflete o quão próximo o ano está de acabar. E o período também marca o início da lembrança de uma das festas mais importantes para os cristãos: o Natal.
Famílias de diferentes lugares do mundo começam a se preparar para as comemorações do nascimento de Jesus. Dessa maneira, uma das primeiras formas de ativar essa presença de Cristo em nossas vidas nesse período é com a montagem da árvore de Natal.
Embora os mais apressados já tenham colocado seus enfeites natalinos em suas casas e comércios, a árvore deve ser montada apenas no primeiro domingo do Advento, que em 2022 acontece no dia 27 de novembro.
Além disso, recomenda-se que a árvore seja montada pouco a pouco, a fim de que o gesto demonstre nossa preparação contínua para o Natal. Isso porque, é só a partir do terceiro domingo de advento que começamos a contextualizar de maneira festiva o nascimento de Jesus. Até lá, portanto, o ideal é ter menos enfeites na árvore a fim de ir preparando o espírito e a casa para a chegada de Jesus. (O tempo de advento pode ser uma forma de ensinar crianças também. Ficou interessado? Clica nesse link e confere um conteúdo especial sobre como preparar um calendário junto com as crianças).
Padre Gabriel Vila Verde, no programa Dúvidas de Fé (disponível no IDeplay), explica que cada símbolo natalino tem um significado específico e, portanto, um sentido para os cristãos. Sobre a árvore, para explicar, usa da passagem de João 15, 1-5, a qual diz
“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenha falado. Estai em mim, e eu, em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer”.
“A árvore que montamos simboliza que Cristo é a vida e nós, cristãos, vamos nos enxertando nessa árvore para ter frutos”, explica.
Quer saber mais sobre a história da árvore de Natal e o que cada enfeite significa? Aqui no IDe+ tem um conteúdo especial sobre a história e seu significado.
Outro detalhe importante das decorações natalinas, segundo o Padre, são as luzes. “A resposta é fácil. Porque o Natal é a festa da Luz! Jesus é a luz que veio habitar em nós. Cristo é a luz do mundo. Se ele é a luz, seu nascimento tem que ser celebrado com muitas luzes, velas e lâmpadas”, destaca.
Além da árvore e das luzes, Padre Gabriel ainda reforça que o símbolo mais importante de todo o Natal é o Presépio. Segundo ele, é a figura de Jesus na manjedoura que deve ser a figura central do Natal, pois é o que nos faz recordar o nascimento do menino Jesus.
Ele também alerta para um detalhe importante desse período cristão. “Todos os símbolos devem nos conduzir a Jesus. Se eles não tiverem esse significado, não vão nos conduzir para a chegada de Jesus, nosso Senhor e Salvador”.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.