As 4 questões financeiras e o XII Retiro Nacional Evangelizar

As 4 questões financeiras e o XII Retiro Nacional Evangelizar Foto: Felipe Gusso

Dizem que o ano só começa depois do Carnaval. Lenda ou verdade? Na realidade, é o que menos importa. Vamos começar?

O XII Retiro Nacional Evangelizar É Preciso trouxe o tema “Desperta tu que dormes” e estimulou uma reflexão sobre a responsabilidade das nossas escolhas na vida. A depender do caminho seguido, podemos nos afastar de Deus.

Vocês devem estar se perguntando “o que as reflexões do retiro têm a ver com educação financeira”? Saiba que muita coisa! Nossa vida é a soma das escolhas que fazemos e a forma como vivemos hoje refletirá no que colheremos no futuro. Então, destaquei 4 questões para organizar a vida financeira em torno de 2 citações bíblicas do Retiro.

“Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém” (I Cor 6,12)

Essa passagem de São Paulo foi citada pelo padre diocesano do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas, Padre Jorge Fortunato, na matéria sobre o evento.

1. Endividamento

Quando as despesas das famílias são superiores ao dinheiro que entra no mês, isso poderá levar ao endividamento. E as consequências podem ser simples ou complexas, a depender do quanto se consumiu além da renda familiar.

2. Investimento

Há meios de economizar em despesas e criar uma parcela para aplicar em produtos financeiros que ajudam a acelerar a construção da reserva para as realizações que custam mais caro.

3. Crédito estruturado como acelerador dos sonhos

Existem formas diferentes de levantar dinheiro para realizar as despesas familiares.

Há de se estar atento aos juros cobrados e saber compará-los para que a escolha seja para aqueles com os menores juros possíveis.

“Desperta tu que dormes” (Ef 5,14)

É preciso acordar para a responsabilidade que temos diante dos compromissos assumidos na vida. É fundamental estarmos alertas a questões como as 3 acima, para que as escolhas promovam bem-estar e vida plena.

4. Plano financeiro

Fazem parte da estrutura familiar despesas como: educação dos filhos, alimentação, saúde, que são básicas. E outras como: viagem, cinema, passeios escolares, que proporcionam experiências em família e sociais capazes por gerar uma vida de maior integração familiar e social, embora não sejam necessárias.

Construir um plano familiar auxiliará nas melhores escolhas.

Sugiro que se perguntem: em qual dos 4 itens acima é necessário ampliar o conhecimento?

Assim, poderão priorizar e colocar em prática as orientações para permanecerem empenhados em realizar de forma sustentável os compromissos familiares ao longo de 2024.

Concluindo

Percebam que os ensinamentos do Pai orientam e ajudam no caminho da verdade, promovem a vida em abundância, com respeito a si próprio, ao próximo e tendo temor a Deus.

Os conhecimentos financeiros conscientizam as pessoas por meio das diferentes possibilidades que existem e suas implicações na vida.

Unindo-os, é possível escolher o que “concorre para o bem dos que amam a Deus” (Romanos 8,28).

 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.