Dizem que o ano só começa depois do Carnaval. Lenda ou verdade? Na realidade, é o que menos importa. Vamos começar?
O XII Retiro Nacional Evangelizar É Preciso trouxe o tema “Desperta tu que dormes” e estimulou uma reflexão sobre a responsabilidade das nossas escolhas na vida. A depender do caminho seguido, podemos nos afastar de Deus.
Vocês devem estar se perguntando “o que as reflexões do retiro têm a ver com educação financeira”? Saiba que muita coisa! Nossa vida é a soma das escolhas que fazemos e a forma como vivemos hoje refletirá no que colheremos no futuro. Então, destaquei 4 questões para organizar a vida financeira em torno de 2 citações bíblicas do Retiro.
Essa passagem de São Paulo foi citada pelo padre diocesano do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas, Padre Jorge Fortunato, na matéria sobre o evento.
Quando as despesas das famílias são superiores ao dinheiro que entra no mês, isso poderá levar ao endividamento. E as consequências podem ser simples ou complexas, a depender do quanto se consumiu além da renda familiar.
Há meios de economizar em despesas e criar uma parcela para aplicar em produtos financeiros que ajudam a acelerar a construção da reserva para as realizações que custam mais caro.
Existem formas diferentes de levantar dinheiro para realizar as despesas familiares.
Há de se estar atento aos juros cobrados e saber compará-los para que a escolha seja para aqueles com os menores juros possíveis.
É preciso acordar para a responsabilidade que temos diante dos compromissos assumidos na vida. É fundamental estarmos alertas a questões como as 3 acima, para que as escolhas promovam bem-estar e vida plena.
Fazem parte da estrutura familiar despesas como: educação dos filhos, alimentação, saúde, que são básicas. E outras como: viagem, cinema, passeios escolares, que proporcionam experiências em família e sociais capazes por gerar uma vida de maior integração familiar e social, embora não sejam necessárias.
Construir um plano familiar auxiliará nas melhores escolhas.
Sugiro que se perguntem: em qual dos 4 itens acima é necessário ampliar o conhecimento?
Assim, poderão priorizar e colocar em prática as orientações para permanecerem empenhados em realizar de forma sustentável os compromissos familiares ao longo de 2024.
Percebam que os ensinamentos do Pai orientam e ajudam no caminho da verdade, promovem a vida em abundância, com respeito a si próprio, ao próximo e tendo temor a Deus.
Os conhecimentos financeiros conscientizam as pessoas por meio das diferentes possibilidades que existem e suas implicações na vida.
Unindo-os, é possível escolher o que “concorre para o bem dos que amam a Deus” (Romanos 8,28).
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.