As muitas referências bíblicas e cristãs em As Crônicas de Nárnia

As muitas referências bíblicas e cristãs em As Crônicas de Nárnia

Há muito mais magia do que se pensa no filme “As Crônicas de Nárnia – O Leão, A Feiticeira e o Guarda-roupa”, dirigido por Andrew Adamson e baseado na fábula do escritor irlandês C.S Lewis. A história conta as aventuras de quatro irmãos na Inglaterra da Segunda Guerra Mundial que entram em um mundo fantástico a partir de um guarda-roupa mágico. O que a maioria dos fãs da saga desconhece, porém, é que a história está repleta de citações bíblicas e referências cristãs.

A terra encantadora e tranquila do outro lado do guarda-roupa vive condenada às maldades de uma bruxa, que impôs a maldição de um inverno sem fim. As crianças são guiadas, então, a anular o feitiço de Jadis, sob o comando do Deus-leão Aslam.

Os livros de C.S Lewis estão cheios de citações a valores bíblicos e vários personagens são inspirados nas escrituras sagradas – alguns de forma mais óbvia, outros envoltos em pura ficção. Vale lembrar que o autor era cristão e tinha formação teológica, entre outros títulos acadêmicos.

Referências bíblicas dos personagens

O próprio leão é a representação do salvador da terra fantástica, aquele que tem maior poder e que exerce uma relação hierárquica sobre todos os outros personagens da trama, como observa o pesquisador nas áreas de Teoria Literária e Ensino de Língua Inglesa Emanuel Ernandes Pereira de Lira, no artigo “O sagrado e a intertextualidade bíblica em ‘As crônicas de Nárnia’, de C. S. Lewis”.

Para o Emanuel de Lira, Aslam possui diversas características psicológicas semelhantes ao Filho de Deus: “calmo, compassivo e justo; não mede esforços para ajudar aqueles que o buscam. Tampouco barganha. São traços do caráter de Cristo”, afirma ele.

No artigo, ainda trata da criação do personagem principal, ao sugerir uma analogia feita por C.S. Lewis entre um versículo bíblico do Apocalipse 5,5 e a figura do leão. O pesquisador cita João, que escreveu:

“E disse -me um dos anciãos: ‘Não chores; eis que o Leão da Tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e desatar os seus sete selos’”.

Outra referência presente em Nárnia – a mais evidente, diga-se – é que os personagens humanos são chamados de Filhos de Adão e Filhas de Eva, uma relação direta com a representação bíblica do homem e da mulher. Expressões que são repetidas ao longo da trama.
É… são muitas as citações ao livro sagrado. Há um momento, inclusive, em que Aslam chega a perguntar ao personagem Pedro sobre sua crença nas profecias de Nárnia, o que representaria a fé do apóstolo Pedro e da Igreja nas profecias do Antigo Testamento e, claro, de Jesus Cristo.
Que tal agora assistir novamente ao filme com outros olhos, a partir da visão cristã com a qual foi produzido?

 

Ficha técnica:

“As Crônicas de Nárnia”
2h 20min / Fantasia, Aventura, Família
Direção: Andrew Adamson
Roteiro Ann Peacock, Andrew Adamson
Elenco: Georgie Henley, Skandar Keynes, Anna Popplewell
Título original “The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe”
Catálogo da Disney+

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Fabio
    Muito boa a explicação,eu já tinha percebido isso tudo no filme,tem tbm a questão da morte de aslam pela culpa do Pedro,passam 3 dias ele volta a vida de novo simbolizando a morte de Cristo pelos nossos pecados,obs não foi João Batista que citou apocalipse 5:5 e sim João o apóstolo irmão de tiago😉
  • Isabel Cristina Kruger
    Que lindo, já assisti o filme e não tinha ideia do conteúdo bíblico, obrigada equipe por esse ensinamento🥰👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🌻
  • Janeth Vieira da Silva
    Linda saga! Lembra-me da infância, quando assisti a primeira versão em animação para TV. Depois assisti aos três filmes em sequência, li os livros... A mensagem é maravilhosa! E agora, sob essa perspectiva, melhor ainda! Gratidão pela partilha de fé!
  • Kauana Custódio Martins
    Preciso reassistir essa saga, lembro de ver pequenininha e achava fantástica. Agora com outros olhos, acho que vai ser diferente!
  • Tatyana Casarino
    Estou amando os novos textos do Portal. Estão bem elaborados e cada vez mais criativos. Parabéns, equipe do IDE+. Sobre as Crônicas de Nárnia, nós católicos podemos extrair muitos elementos cristãos e bíblicos mesmo que são universais para todo o cristianismo. É muito positivo refletir os elementos cristãos. No entanto, o autor era anglicano. O maior autor de fantasia católico foi Tolkien, o qual deixou uma teologia católica mais profunda em seus livros como O Senhor dos Anéis. Curiosamente, C.S Lewis e Tolkien eram amigos. Imagina que amizade "de milhões" como se diria hoje em dia. Um bate-papo entre eles devia ser incrível.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.