As tradições do Dia de Reis ao redor do mundo

As tradições do Dia de Reis ao redor do mundo

O Dia de Reis é uma das festas tradicionais mais celebradas em todo o mundo. Neste dia, se comemora o momento em que um grupo de “homens que estudavam as estrelas vieram do Oriente” (Mateus 2,1) para adorar a “Epifania do Senhor”, ou seja, o dia em que Deus revelou Seu Filho para o mundo e se manifestou universalmente na figura de um menino.

Ela se conecta por isso à Festa da Epifania. A palavra “epifania” significa “manifestação”, ou seja, se trata da “manifestação de Jesus como Messias de Israel, Filho de Deus e salvador do mundo” (Catecismo da Igreja Católica nº. 528). Por isso, a liturgia deste dia recorda o texto do Evangelho de São Mateus e a visita dos “reis magos” do oriente ao Salvador, logo após seu nascimento.

A Igreja Católica celebrou a Solenidade da Epifania do Senhor no domingo passado, data transferida do dia 6 para o dia 2 de janeiro devido ao calendário civil. Assim, a celebração aconteceu após a solenidade de Santa Maria Mãe de Deus e antes do dia 9 de janeiro, quando deverá ser celebrada a Festa do Batismo do Senhor, encerrando o tempo do Natal.

Tradicionalmente, no Brasil, é no Dia de Reis que retiramos todos os enfeites de Natal, desmontando a árvore e o presépio. Muita gente nem imagina, mas também no Dia de Reis, em alguns lugares do mundo e em algumas cidades do Brasil, esse é um dia marcado por grandes celebrações tradicionais. Vamos conhecer um pouco sobre esses festejos?

As tradições do Dia de Reis em cada lugar

No México é tradição soltar balões na celebração do Dia dos Reis Magos na Cidade do México. Pelo país, as crianças ganham presentes neste dia e não no Natal.

No Peru, em 6 de janeiro celebra-se a “Bajada de Reyes”, fazendo uma pequena festa familiar, durante a qual se desmonta o presépio. Pela tradição, a cada figura ou adorno que se guarda, deve-se deixar um presente.

Na Espanha a data é um momento de celebração em família, com comidas típicas e crianças escrevendo cartas aos “Reis Magos”, pedindo presentes. Em alguns lugares do país, as crianças colocam capim em seus sapatos, antes de dormir, para que os camelos dos Reis se alimentem.

Lá também acontece, desde 1885, a “Cabalgata de Reyes”, um tradicional desfile com pessoas a cavalo, muitas caracterizadas como os Reis do Oriente, e também carros decorados. Canções natalinas são cantadas e distribui-se balas às crianças.

Na Alemanha, grupos chamados Sternsinger ou “Cantores da Estrela”, compostos por três crianças, vestidas como os Reis Magos com uma delas carregando uma representação da Estrela de Belém, cantam anunciando a chegada de Jesus, arrecadando dinheiro para a caridade. Hoje, mais de 330.000 meninos da Infância Missionária Alemã atuam como Cantores da Estrela, arrecadando donativos para Obras no mundo inteiro.

Ao terminarem a visita, as crianças deixam na porta da casa visitada uma inscrição feita com giz, escrevendo os dois primeiros dígitos do ano vigente; um asterisco representando a Estrela de Belém; a notação “C+M+B+” (que representa tanto as iniciais dos nomes dos Reis Magos como as letras iniciais da benção “Christus Mansionem Benedicat”, ou “Cristo abençoe este lar”, com as cruzes entre elas representando a Santíssima Trindade) e, ao final, os dois últimos dígitos do ano vigente.

Na França, e também em Quebec, no Canadá, a festa é também chamada de Épiphanie. Pela tradição, os franceses se reúnem em grupos de amigos e oferecem uma sobremesa chamada “galette des rois”, uma torta dentro da qual se coloca um pequeno brinde, chamado fève. A tradição diz que a pessoa que tirar o pedaço que contém a fève recebe a coroa de papel que fica no topo do bolo e será, por isso, o anfitrião da festa do ano seguinte.

Já em Portugal, o Dia de Reis traz as Janeiras, que são cantos religiosos entoados nesta data. Pela tradição, grupos de pessoas cantam músicas pelas ruas anunciando o nascimento de Jesus e desejando um feliz ano novo.

Também há uma comida típica para a data em Portugal, o Bolo Rei, feito com frutos secos, frutas cristalizadas e vinho do Porto, onde também é colocado um brinde.

No Brasil, em muitas localidades, acontece o Reisado, Ternos de Reis ou Folia de Reis, uma herança da colonização portuguesa no nosso país. Neste dia, grupos cantam pelas ruas louvores, batendo de casa em casa para anunciar o Nascimento de Jesus. Em algumas cidades eles andam pelas ruas em procissão, usando roupas muito coloridas, chapéus, fitas e espelhinhos. Também se costuma, em algumas localidades, encenar o nascimento de Jesus durante a comemoração.

A narração da história da busca dos Reis pelo Salvador conduz os festejos, com muita música, canto, poesia, mas também orações e recitação dos Evangelhos, em especial as passagens que relatam o nascimento de Jesus em Belém.

O Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, faz uma bela comparação da tradição dos Ternos de Reis com a evangelização em um artigo publicado pela CNBB:

“Os foliões são para nós a imagem do discípulo missionário que marca a vida de uma Igreja em saída, levando a todos sem distinção a grande mensagem: o Menino Deus nasceu e veio trazer para sua família, sua casa a paz e as bênçãos, para que vivas feliz e colabore na missão de evangelizar.”

Que presentes oferecemos ao Senhor?

Na celebração do Dia de Reis, somos todos convidados a ir ao presépio, adorar Jesus e oferecer-Lhe o nosso maior presente: o nosso coração aberto.

Como os Reis Magos, que ofereceram a Jesus o que tinham de mais valioso, devemos oferecer ao Senhor o que temos de melhor e mais sagrado em nós.

Mais uma vez o Cardeal Orani João Tempesta nos chama a refletir sobre o Dia de Reis e a Epifania do Senhor, nos fazendo a seguinte pergunta:

“Podemos nos perguntar: o que eu ofereço ao Senhor? Que presente eu trago para dar a ele? Com certeza não é mais ouro, incenso ou mirra, mas poderemos oferecer a ele o presente mais valioso que é a nossa vida. Dedicarmos tempo ao Senhor, colocá-lo em primeiro lugar e não em segundo plano. E viver uma vida longe do pecado.”

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.