Giavani Cairo (primeiro da esquerda) como São Judas Tadeu./Foto: reprodução
A série The Chosen, que conquistou milhões de espectadores ao redor do mundo, também tem transformado a vida de quem está diante das câmeras. Um dos exemplos é o ator Giavani Cairo, intérprete de São Judas Tadeu, que revelou em entrevista ao veículo “Omnes” como o trabalho o aproximou novamente de Deus.
“Crescendo, a fé parecia algo que simplesmente se fazia. Você faz a Primeira Comunhão e a Crisma, e depois vai à igreja nos fins de semana. Mas nunca senti que tivesse uma relação com Cristo”, contou Cairo, que nasceu em Michigan (EUA) e foi criado em uma família católica.
Ele contou que não planejava ser ator. “Precisávamos fazer uma aula de oratória para nos formarmos, então escolhi uma de teatro. Eu não sabia se gostaria, mas descobri que era uma ótima forma de me expressar”, relembrou. A descoberta o levou a se mudar para Los Angeles, onde começou a estudar interpretação.
Contudo, o sonho de Hollywood logo perdeu o brilho. Em 2018, já estava há alguns anos perseguindo esse sonho, mas pelos motivos errados, aponta.
“Queria ser ator para aparecer na televisão ou estar no centro das atenções — e simplesmente não me preenchia”, admitiu.
Longe da família e se sentindo vazio, ele decidiu retomar o contato com Deus. Fez então um pacto consigo para ler a Bíblia todos os dias. Começou a rezar, mesmo achando que não estava fazendo certo, como lembra. Pouco tempo depois, ele foi chamado para uma audição que mudaria sua vida: The Chosen.
Cairo ficou impressionado com o roteiro e a proposta do diretor Dallas Jenkins, pois eram as duas coisas que mais desejava naquele ano, crescer na fé e conseguir um papel em uma série.
Interpretar Judas Tadeu, conhecido na série como Thaddeus, foi uma experiência que, segundo ele, transformou sua vida espiritual.
“Atuar em ‘The Chosen’ me fez querer ser uma pessoa melhor. O personagem que interpreto é um pacificador, alguém que tenta ver as pessoas como elas são e quer que elas se sintam vistas. É o tipo de amigo que sempre quis ter e ser quando era pequeno. Aprendi a amar as pessoas pelo que elas são”.
Para dar vida ao apóstolo, Cairo e a equipe tiveram liberdade criativa, já que há poucas referências bíblicas diretas sobre Tadeu. Ele é um pouco mais quieto que os outros discípulos, faz um estilo observador, que defende os outros.

Foto: reprodução
O ator conta que o elenco de The Chosen se tornou uma verdadeira comunidade de fé.
“Eles se tornaram minha família, meus irmãos e irmãs. Rimos juntos, choramos juntos, vivemos muitas vitórias e momentos incríveis. Simplesmente amo essas pessoas”.
Cairo acredita que o sucesso da série está justamente na humanidade das personagens.
“Quando você assiste, começa a ver partes de si mesmo neles. Vê Pedro frustrado, Jesus rindo e brincando em uma festa. As pessoas percebem que também vivem isso em suas próprias amizades.”
Cairo lembra que essa é a história mais importante já contada, que todos sabem para onde caminha e há a responsabilidade de compartilhá-la.

Elenco da série é uma verdadeira família./Foto: reprodução @gcairo06
São Judas Tadeu foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, mencionado nos Evangelhos como “Judas, filho de Tiago” (Lc 6,16; At 1,13).
De acordo com a tradição da Igreja, pregou o Evangelho na Mesopotâmia e na Pérsia, ao lado de São Simão, e foi martirizado por volta do ano 65 d.C. É venerado como padroeiro das causas impossíveis e das situações desesperadoras, símbolo de confiança e esperança em tempos difíceis.
Sua festa litúrgica é celebrada em 28 de outubro, juntamente com São Simão.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.